Pular para o conteúdo

10 Melhores Filmes Sobre Tecnologia que você precisa Assistir

Se você é daqueles que gosta de assistir um bom filme que traz inovações tecnológicas fique conosco! Afinal, preparamos uma seleção com os 10 melhores filmes sobre tecnologia que realmente valem a pena ver em 2022.

Assistir um filme é algo que quase todas as pessoas gostam de fazer. Além disso, essa é uma fonte de entretenimento e também podem ser uma grande fonte de conhecimento.

Alguns desse filmes já viraram realidade e outras vezes funcionam como um prenúncio destas novas tecnologias, afinal estamos em século 21.

Lista de filmes de tecnologia para ver em 2022

Neste artigo, iremos abordar um pouco sobre cada um dos melhores filmes de tecnologia de todos os tempos, então confira:

  • Matrix
  • Uma odisseia no espaço
  • Os Estagiários
  • Rede Social
  • Minority Report
  • Blade Runner
  • Ex Machina
  • Banking on Bitcoin
  • Codegirl
  • Steve Jobs – O homem e a máquina

10 Melhores Filmes Sobre Tecnologia

Este artigo trará 10 dicas de filmes para aqueles que amam um bom filme sobre tecnologia. Dessa forma, será possível refletir sobre as mudanças que vêm ocorrendo nas últimas décadas e a revolução tecnológica que ainda está por vir. Confira a lista.

1- Matrix

É um filme sobre realidade virtual. Ele é uma trilogia de autoria das irmãs Wachowski e é baseado no livro Neuromancer.

A história gira em torno de um mundo alternativo, onde os seres humanos sobrevivem em uma realidade virtual e são usados como fonte de recursos para produção de energia. O Matrix é esse sistema artificial de inteligência que manipula a mente dos seres humanos.

Um grupo de humanos então resolve se rebelar e recrutam Thomas para pôr fim ao controle que as máquinas exercem sobre suas vidas.

O grupo recruta Thomas porque acredita que ele é Neo, um Messias que é aguardado e que tem como missão enfrentar a realidade Matrix e assim conduzir todos os seres humanos de volta à liberdade e à realidade.

Portanto, esse é um dos melhores filmes de tecnologia e você certamente irá amar!

2- Uma odisseia no espaço

Um filme cult clássico sobre esse tema. O filme foi rodado em 1968 e seu diretor foi Stanley Kubrick.

Uma equipe de astronautas foi enviada a Júpiter para realizar uma investigação. Discovery é a nave espacial que conduz essa equipe. O seu sistema de comando é todo realizado pelo HAL 9000, comandado por inteligência artificial.

Acontece que HAL resolve se rebelar contra os astronautas no meio da viagem e tenta assumir total controle da viagem, além disso, tentando eliminar os tripulantes.

O HAL pode ser comparado com o sistema desenvolvido pela Apple, a Siri ou a Cortana, desenvolvido pela Microsoft e muitos outros sistemas de inteligência artificial.

3- Os Estagiários

Uma comédia de tecnologia incrível lançada em 2013, mas apesar de ter umas partes um tanto engraçada tem muita inovação também.

Dois amigos vendedores de relógio perdem seus empregos quando o dono da loja resolve fechar a empresa por acreditar que esse negócio está obsoleto. Precisando de dinheiro, então os dois amigos resolvem se inscrever no processo seletivo de estágio da gigante Google.

Ao chegar à sede da empresa eles percebem que terão que realizar inúmeras etapas e disputar as acirradas vagas com concorrentes muito mais jovens, íntimos da tecnologia e recém-saídos das universidades.

4- Rede Social

O enredo do filme se baseia na realidade e conta toda a história do início da maior rede social já existente: o Facebook.

O filme conta a trajetória de Mark Zuckerberg, o fundador e criador dessa rede social. O Facebook fez de Mark um grande milionário.

A trajetória não foi simples, mas cheia de controvérsias, que inclusive possui um brasileiro envolvido em toda a história.

O filme é uma excelente opção para aqueles que desejam entender como funciona o mundo da Tecnologia da Informação. E que uma simples ideia pode ser revolucionária e impactar um mundo inteiro. E assim permitir que um jovem se torne um grande milionário em pouco tempo.

5- Minority Report

O filme dirigido por Steven Spielberg se passa no ano de 2054. O Pré Crime é um sistema que prevê uma série de assassinatos antes deles serem cometidos. Sendo assim, os criminosos podem ser presos antes de serem concretizados.

Acontece que um dos agentes irá descobrir que ele próprio cometerá um homicídio e assim ele duvidará do sistema e de sua confiabilidade.

O filme tem como tema o uso da informação, que poderá ser utilizada para o bem ou para o mal.

6- Blade Runner

Esse filme é um clássico. O tema principal gira em torno do personagem de Harrison Ford e relata a estória de um homem que tem como atividade a caça de androides que estão disfarçados e convivendo entre os humanos.

O filme se passa num ambiente futurista e faz o espectador refletir sobre a importância da humanidade e o seu papel em um mundo que cada vez mais está sendo dominado pela tecnologia e pelas máquinas.

7- Ex Machina

O filme relata a trajetória de um programador jovem que participa e vence um concurso de programação. O ganhador participará de um grande experimento na área de inteligência artificial. Ele avaliará todas as qualidades de um ser humano que estão presentes em um robô humanoide e confunde esses sentimentos humanos. 

O filme envolve um jogo de sobrevivência, sedutor e disputa pelo poder, mas vale a pena conferir!

8- Banking on Bitcoin

Essa produção conta a história do surgimento do Bitcoin. O documentário possui entrevistas de desenvolvedores, economistas, entusiastas, e muitos outros profissionais envolvidos no surgimento e na criação da ideia dos criptoativos.

O documentário conta como ocorreu o novo modo de transação monetária, assim como todas as questões pelas quais a indústria da bitcoin passou até os dias atuais.

9- Codegirl

As mulheres ainda sofrem preconceito em muitas áreas profissionais, e na indústria da tecnologia não é diferente. Afinal, a história de Code Girl é justamente a trajetória de um grupo de meninas que viajam pelo mundo em uma competição de programação.

10- Steve Jobs – O homem e a máquina

O documentário tem como personagem principal o criador da Apple, Steve Jobs. 

O objetivo é mostrar um pouco da forma como este grande homem pensava e de que forma ele desenvolveu os produtos vendidos pela Apple.

O filme de tecnologia também traz uma abordagem sobre a influência de Jobs no vale do silício e em toda a tecnologia.

Portanto, para aqueles que gostam de assuntos tecnológicos, não devem deixar de ver essa lista de filmes de tecnologia para assistir em 2022. Além de entretenimento, estará absorvendo muito conhecimento.