quinta-feira, fevereiro 25, 2021
Home Tecnologia 4 tendências no RH para 2021 

4 tendências no RH para 2021 

Confira as principais tendências do setor de recursos humanos para que a sua empresa possa chegar ao sucesso de mercado em 2021 e tenha diversas conquistas.

O ano de 2020 foi repleto de desafios nas mais diversas áreas da vida humana. Certamente, um ponto comum para grande parte dos brasileiros foi a mudança em relação ao modo de trabalhar.

Diante da necessidade de distanciamento social para conter o avanço do Covid-19, todas as empresas que puderam colocaram os seus funcionários no modelo home office, evitando assim a contaminação e mantendo todos em segurança.

Assim, 2020 se tornou um ano marcante e mais do que nunca houve um maior cuidado e proteção com os colaboradores. Boa parte dessa atuação está centrada na área de recursos humanos, que é responsável também pelo bem-estar de todos dentro do ambiente de trabalho.  

Com certeza o ano de 2020 foi repleto de desafios para todas as áreas profissionais, cheio de mudanças imprevisíveis e adaptações necessárias.

Assim, é importante saber o que esperar para o setor de RH nesse ano de 2021, visto que o ano passado transformou profundamente as relações de trabalho, de colaboração e desenvolvimento tanto pessoal quanto profissional.

À nossa frente encontram-se desafios onde o mercado de trabalho será palco principal de mudança, por isso, confira a seguir as principais tendências para o setor em 2021 e se prepare para essas transformações.

Trabalho flexível

O ano passado foi cheio de surpresas, entretanto, é hora de olhar para frente e planejar as ações de 2021. O momento é do setor de RH analisar os aprendizados – forçados ou não – com olhar mais crítico, para que possam servir de munição para o ano que chega.

Essa tarefa é de extrema importância para manter a equipe motivada, unida e produtiva.

Somente após essa análise, será possível então determinar o rumo das ações e quais as estratégias serão mais assertivas para cada tipo de empresa e de funcionários. Nesse sentido, podemos analisar a primeira tendência, a de trabalho flexível sendo a regra e não mais como exceção.

De acordo com a empresa de consultoria global com foco em recursos humanos, a Gartner, o ano passado foi a maior e principal experiência de home office da história.

Mesmo que a possibilidade da vacina esteja se tornando realidade, é certo que o trabalho 100% presencial como conhecemos ainda é um quadro distante.

Assim, a pandemia causada pelo novo coronavírus se tornou o empurrão que faltava para que o RH e as empresas ficassem frente a frente com a necessidade, já antiga, de se repensar as formas de trabalho remoto.

Uma pesquisa da própria Gartner demonstrou que 48% dos colaboradores afirmaram ter vontade de trabalhar de casa após o fim da pandemia.

Para efeito de comparação, antes da onda de Covid-19, essa porcentagem era de 30%. Assim, muitas companhias estão se alinhando com os seus setores de recursos humanos para admitir o trabalho remoto ou flexível como regra.

Aceitação da tecnologia

De maneira geral podemos dizer que a pandemia serviu como uma grande catalisadora de eventos inadiáveis no mercado de trabalho.

Grande parte das tendências no setor de RH para 2021 segue essa norma, e com a tecnologia não seria diferente.

A revolução digital já é realidade no mundo e vem ocorrendo há anos, e empresas de todos os setores precisam se adaptar o mais rápido possível para essa nova tendência, ainda mais agora com boa parte das equipes no modelo home office.

Assim, a digitalização e a automação do maior número de processos dentro de uma companhia garante ao RH maximizar a eficiência de suas tarefas.

De maneira bem simples, basta pensar na dificuldade de encontrar uma informação procurando em um monte de papéis e a facilidade de procurar a mesma coisa no computador.

A transição do meio físico para o meio digital é benéfica para todos os colaboradores, não só para o setor de RH. Principalmente com a tendência do trabalho híbrido ou remoto, armazenar informações na nuvem tornou- se a chave para o sucesso e para o aumento da produtividade.

Continuidade no treinamento e desenvolvimento das equipes

 Independente da área de atuação da empresa, para 2021, é estritamente necessário que haja desenvolvimento e treinamento contínuo de todos os colaboradores. O desenvolvimento de habilidades essenciais se mostrou como prioridade máxima para 68% dos funcionários, de acordo com uma pesquisa realizada pela Gartner.

Grande parte dessa preocupação é reflexo da alta dinamicidade do mercado nos últimos anos. É possível perceber essa mudança na prática, visto que o número de habilidades exigidas para um determinado cargo só cresce a cada ano. Fora que também é inegável a substituição mais rápida das mesmas ao longo do tempo.

Assim, a educação corporativa mais forte é uma grande aposta para a área de recursos humanos em 2021, devendo integrar o núcleo das estratégias para o ano das melhores empresas.

Melhora na experiência do colaborador

Como direcionamento para as estratégias de RH em 2021 também devemos lembrar de manter uma melhora contínua na experiência do colaborador.

De maneira complementar às tendências previamente mencionadas, garantir o fortalecimento e a preservação da cultura da companhia nos funcionários é essencial, seja no ambiente remoto ou híbrido.

Assim, para alcançar esse objetivo tão importante é indispensável entender as necessidades dos colaboradores, garantindo uma relação de trabalho mais flexível. De forma geral, todas as tendências aqui discutidas são pensadas para a melhora no bem-estar dos colaboradores, visto que o sucesso de uma empresa é construído a partir daí.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Most Popular

Como Surgiu a Internet e sua Evolução?

Hoje iremos rever um pouco do contexto histórico: sobre como surgiu a internet e sua evolução no mundo. Também veremos como a internet chegou...

Qual o Computador ideal para Recepcionista?

Um computador ideal para recepcionista aumenta a eficácia do trabalho. Isso porque, com uma lista de tarefas imprevisível, as recepcionistas podem perder a eficiência...

Melhores Formas de Como Trabalhar pela Internet em 2021

No artigo de hoje preparei as 7 melhores formas de como trabalhar pela internet, sem precisar sair de casa. Tudo isso, combinando suas habilidades...

Smartphone Positivo Q20 Vale a Pena Comprar em 2021

O Smartphone Positivo Q20 é um aparelho celular intermediário lançado em outubro de 2020, o mesmo tem uma configuração de entrada e conta com...