A tecnologia das criptomoedas é baseada em um sistema de registro de dados que são distribuídos, mais conhecido como blockchain. Continue com a leitura deste artigo e confira tudo o que você precisa saber sobre essa tecnologia!
Para quem não sabe, Blockchain é uma tecnologia de registro distribuído que consiste em blocos de dados interligados criptograficamente que são usados para armazenar uma variedade de informações e registros.
Os dados armazenados em cada bloco são vinculados em uma cadeia, que torna os dados protegidos contra modificações. Desse modo, as transações e informações sobre as criptomoedas são processadas, rastreadas e verificadas de forma descentralizada e segura.
Vale ressaltar que essa tecnologia é usada em aplicações financeiras, empresariais e governamentais. Além disso, pode ser usado para aplicações como sistemas de votação, contratos inteligentes e muito mais.
Quais as vantagens e desvantagens do blockchain?
O sistema tem muitas vantagens principalmente quando pensamos no setor de criptomoedas, mas como toda tecnologia, também podemos encontrar algumas desvantagens.
Dessa forma, algumas das principais vantagens são: segurança, transparência, imutabilidade e velocidade de execução. Vejamos mais sobre cada uma delas:
Vantagens
- Segurança: blockchain oferece níveis de segurança muito altos através da sua criptografia e do uso de assinaturas digitais. Dessa forma, as informações são seguras e não podem ser alteradas ou acessadas por pessoas que não são autorizados.
- Imutabilidade: Uma vez que os dados são inseridos no blockchain, eles são imutáveis. Isso significa que não podem ser alterados ou excluídos. Ou seja, garantindo que os dados sejam mais precisos e confiáveis.
- Descentralização: O blockchain é uma tecnologia descentralizada. Então, não existe um único ponto de falha. Isso torna a tecnologia muito mais resistente a ataques cibernéticos ou qualquer outro tipo de interrupção.
Desvantagens
Custo de computação: o blockchain exige muito poder de computação para criar e manter a rede. Com isso, o custo de manutenção acaba sendo muito elevado para algumas empresas.
Velocidade limitada: devido à complexidade dos algoritmos blockchain, as transações são processadas lentamente.
Limitado ao setor financeiro: enquanto o blockchain foi originalmente desenvolvido para o setor financeiro, sua aplicação para outros setores ainda está limitada.
Qual é o futuro do blockchain?
O futuro do blockchain é incerto, mas muitos especialistas acreditam que ele vai se tornar mais amplamente usado em várias indústrias, incluindo finanças, saúde, governo, energia, logística e tecnologia.
Algumas das áreas potenciais de uso são: segurança cibernética, aplicações de votação, registros de propriedade, serviços de pagamento, registros de saúde, contratos inteligentes e muito mais.
Com o crescente interesse em criptomoedas, o blockchain também pode servir como uma plataforma para o comércio de moedas digitais.
Atualmente existem milhares de criptomoedas, como Bitcoin, Ethereum, Solana, Tether, entre outros. Ao ver o valor do BTC BRL é possível entender que esta tecnologia é capaz de criar moedas fortes e valiosas e atrair cada vez mais investidores.
Além disso, os desenvolvedores estão criando soluções de blockchain para vários problemas, incluindo a identificação digital, o armazenamento de dados e a inteligência artificial.
Em breve a tecnologia das criptomoedas certamente passará para outras áreas e será cada vez mais popular. Pois há muitos setores que poderão utilizá-la e desenvolver sistemas de trocas de informações cada vez mais seguros.