A EVOLUÇÃO DOS SMARTPHONES! Como Começou Tudo Isto?

A EVOLUÇÃO DOS SMARTPHONES! Como Começou Tudo Isto?

Os smartphones fazem parte da vida quotidiana de milhares de milhões de pessoas em todo o mundo! Hoje em dia é quase impossível entrar em qualquer lugar público (transportes públicos, restaurantes e bares) e não encontrar uma quantidade enorme de pessoas coladas aos ecrãs dos seus telemóveis.

Mas sabemos que nem sempre foi assim, houve um tempo em que ter um telemóvel era um artigo de luxo! Mesmo aqueles com um tamanho que se assemelhava a um tijolo!

Pode parecer estranho, mas a verdade é que os smartphones (tão úteis na nossa vida quotidiana) só conquistaram o planeta há alguns anos atrás. Queres descobrir como tudo começou? Veja a origem e evolução dos smartphones:

Saiba mais sobre a evolução do telefone celular

Acredite ou não, a história dos telemóveis começou há mais de 40 anos! Foi através do Motorola DynaTAC que um engenheiro fez a primeira chamada feita a partir de um telemóvel. A partir deste modelo protótipo, a Motorola desenvolveu um caminho de inovação e ousadia que iria marcar o planeta.

Em 1973, outro engenheiro da Motorola fez a primeira chamada telefónica pública a partir de um telemóvel, e desde então uma incrível corrida pela tecnologia e conveniência tomou forma.

Dez anos mais tarde, o Dynatac 8000X foi posto à venda. Não discretamente de 33 centímetros de tamanho, era um dispositivo móvel, mas difícil de manusear. A bateria precisava de ser carregada a cada oito horas, mesmo sem uso ou com apenas uma hora de tempo de conversação.

Outro detalhe interessante é o preço: nada menos que quatro mil dólares na altura, o que equivale hoje em dia a cerca de 10 mil dólares.

Como podemos ver, o tamanho era um grande entrave à mobilidade, era difícil transportá-la para qualquer lugar. E assim, em 1989, a DynaTAC lançou o MicroTAC 9800X, uma versão “micro” do modelo anterior. Chamado de “telefone de bolso“, media 22 centímetros e lançou algumas tendências de design, tais como a frente virada.

O avô do iPhone

Em 1994, deu-se outro salto de qualidade. O Simon era um dispositivo que reunia várias características bem conhecidas hoje em dia. Com uma frente que se assemelhava à de um palmtop, era o precursor dos smartphones e do ecrã táctil. Um avanço absurdo para o seu tempo e que vendeu apenas 50 mil unidades.

A terceira geração da Motorola

Em 1996 a terceira geração de telemóveis Motorola chegou para revolucionar o mercado. O StarTAC reuniu praticidade e desempenho, sendo um sucesso total de vendas e até hoje considerado um dos grandes gadgets na história da telefonia móvel.

A revolução BlackBerry

Em 2002, uma nova figura apareceu no mercado: o BlackBerry. Em 1999, a empresa já tinha lançado uma espécie de pager que apenas enviava e-mails e mensagens, mas com as adaptações concretas, em 2002, tornou-se um dos telemóveis mais populares da história. O primeiro no mercado que tinha um teclado Qwerty, que caiu no gosto do consumidor e recebeu imitações constantes da concorrência.

Um novo mundo: os smartphones

Evolução do smartphone
Celulares – Imagem Pixabay

Em 2007 surge uma nova revolução no mercado dos telemóveis: O iPhone da Apple. A empresa de Steve Jobs deixou para trás gigantes da telefonia, ao lançar um gadget com um nível de funcionalidade, interatividade e conectividade nunca antes visto.

Outras empresas começaram à procura de lançamentos para competir, e só em 2012 chegou um adversário digno: Samsung Galaxy.

Hoje existem várias empresas que lutam por uma fatia do mercado, o que contribui para um número crescente de dispositivos eficientes com preços competitivos.

Nesta “guerra” dos smartphones, só há um verdadeiro vencedor: o consumidor!

A volta do Android

No ano seguinte, 2008, viu a primeira versão do sistema operativo Android. Veio em conjunto com o HTC Dream, um modelo que tinha cinco botões por baixo do ecrã, dois de lado, e um teclado QWERTY deslizante por trás do ecrã de 3,2 polegadas.

O dispositivo foi a resposta da Google ao lançamento da Apple e escapou ao design convencional que a marca utilizava nos seus modelos BlackBerry, que eram muito populares entre o público.

Atualmente, o Android é o sistema operativo mais amplamente utilizado no mundo. Google Play, a loja de aplicações da Google, tem o maior número de aplicações. Ao lado da App Store, as duas concentram a maior parte das aplicações existentes.

O que esperar no futuro

Com tanta evolução em tão pouco tempo de vida, muitos peritos móveis interrogam-se sobre quais serão as próximas invenções. A cada ano que passa, os smartphones estão a aparecer com ainda mais gerações tecnológicas e a desempenhar ainda mais funções, o que torna difícil prever o que poderá surgir no futuro.

Em todo o caso, pouco a pouco, vemos mudanças a acontecer e novas possibilidades a surgir. Os relógios inteligentes, ou smartwatch, por exemplo, funcionam atualmente como um espelho do seu telemóvel.

Esteja sempre atualizado

Toda esta evolução do telemóvel nas últimas décadas, e especialmente nos últimos anos, tornou o smartphone um dispositivo indispensável para o nosso dia a dia.

Por isso hoje temos marcas tanto quanto famosas tais como Samsung, Motorola, iPhone, Celular Xiaomi e muitas outras marcas que só trazem lançamentos no mercado.

A evolução dos smartphones foi algo que se deu num espaço de décadas. Hoje, com a chegada da tecnologia 5G, os aparelhos celulares se preparam para uma nova fase na história.

Fredson Santana

Fredson Santana

Mim chamo Fredson Santana, sou fascinado por tecnologia e amo trazer novidades do mundo dos smartphones e computadores, aqui no site. Também sou YouTuber, sendo que gravo vídeos semanalmente para meu Canal FVCLine.

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Outros artigos

Otimizado por Lucas Ferraz.