Pular para o conteúdo

Bateria para Carro Elétrico: qual a diferença?

Carro Elétrico

Os carros elétricos são aqueles movidos totalmente à base de eletricidade, diferente das baterias automotivas comuns, a bateria para carros elétricos são recarregáveis.

O tempo médio de carregamento de um veículo movido à combustão é de aproximadamente 5 minutos, enquanto um carro elétrico permanece parado abastecendo por cerca de 8 horas.

Vale ressaltar que, apesar de um carro elétrico ser mais sustentável por não poluir o meio ambiente, as baterias devem ser descartadas de maneira correta. Por isso, já existem empresas que recolhem essas baterias para reciclagem.

Vale lembrar que, os carros elétricos ainda é uma realidade um pouco distante para boa parte dos motoristas. Mas num futuro breve não só os motoristas como também: transportadora de moto, empresa de transporte urbano e outras estará usando dessa tendência

A bateria para carros elétricos é muito parecida com uma bateria estacionária, pois possui uma maior densidade, isso se dá ao fato dessa bateria alimentar todas as funções do veículo.

Uma bateria de um carro comum, por sua vez, alimenta apenas os componentes elétricos, já que o que move o veículo é a combustão gerada pelo álcool ou gasolina.

Baterias de lítio, cada vez mais importantes

A garantia das baterias dos carros elétricos, por serem mais caras, também é maior, pois esse passou a ser um componente muito mais importante para o carro. Essas baterias não apenas são o tanque como também o combustível dos veículos.

O descarte das baterias dos carros elétricos é muito semelhante ao das baterias de celular ou notebooks, ainda que aqui no Brasil, até o momento, não exista essa logística.

Segundo informações do Ministério do Meio Ambiente, as baterias de lítio, que são usadas em celulares, notebooks e nos carros elétricos. Elas são exportadas para reciclagem no exterior, o que contribui para o preço dessas baterias serem maiores.

As baterias de lítio possuem uma densidade alta de energia, o que possibilita armazenar muito mais energia, prologando a vida útil dessa peça.

Já existem empresas, como a Tesla, investindo tempo e recursos em pesquisas para otimizar essas baterias, fazendo com que o custo e manutenção de um veículo elétrico seja menor.

Durabilidade de uma bateria de carro elétrico

Muitas pessoas deixam de comprar carros elétricos por medo da autonomia do carro não ser suficiente, além disso, ainda existem poucos postos de abastecimento de veículos elétricos.

Já existem carros cuja autonomia da bateria é de 160 km, outros possuem 320 km, com o tempo de carregamento de aproximadamente 8 horas.

Alguns estudos mostram que as baterias atuais para os veículos movidos à eletricidade são de aproximadamente dez anos, por mais que ela vicie com o passar do tempo.

Conclusão

Em grandes metrópoles como São Paulo, é comum encontrar muitos veículos elétricos e estações de carregamento, diferente de cidades menores.

A realidade dos carros elétricos ainda é distante no Brasil, pois, depende também de incentivo do Governo e dos órgãos ambientais. Além disso, existem carros a gasolina com muito conforto e silencioso, como por exemplo, o Civic 2022, isso traz certa tranquilidade para os consumidores mais exigentes.

Apesar de existirem muitos carros movidos a eletricidade no Brasil, a expectativa é que tenhamos uma frota maior circulando a partir de 2026.

E então? O que achou desse artigo? Gostou? Deixe um comentário!