Pular para o conteúdo

Certificação TI verde: o que é e para que serve

Descubra o que é certificação TI verde, para que serve e qual a sua importância para o cenário atual!

A cada dia que passa, novas necessidades têm surgido. Por conta disso, para se manter sempre relevante no mercado, é essencial se adequar às novas exigências. Continuar estudando e lendo sobre os assuntos é algo indispensável para todos os casos.

E, nos últimos anos, as pessoas têm se preocupado com a forma que estamos tratando o meio ambiente. Por isso, procurar formas de diminuir o impacto ambiental, adquirindo formas ecologicamente corretas, tem se mostrado um grande diferencial.

Até mesmo porque é uma forma de se preocupar com as gerações futuras. Sustentabilidade é a capacidade de se conseguir viver em um mundo mais saudável, sem causar impactos negativos a ele. Sendo assim, é uma obrigação de todo ser humano.

Essa é uma forma de criar uma conexão ecológica entre o homem e a natureza. Por isso, compreender algumas questões a respeito do TI verde pode ser fundamental para quem pensa dessa forma. Assim evita danificar o meio ambiente para as próximas gerações.

Para conferir todos os detalhes sobre esse assunto, basta continuar a sua leitura nos tópicos seguintes.

O que é o TI Verde?

Pela introdução e pelo nome, já dá para entender que é uma forma de manter a conscientização ambiental, e de fato isso confere. Essa nova forma de pensar surgiu no mercado de trabalho com o intuito de se focar na sustentabilidade.

Dessa forma, procura atuar em empresas que se preocupam com questões que vão além dos lucros. Na verdade, também é uma forma de fazer com que o mundo encaminhe para melhor. É nesse contexto que se torna possível aplicar o famoso “TI verde”.

Inclusive, esse termo vem do inglês “Green IT“. Mas no que ele consiste? De forma resumida, trata-se de algumas práticas de uso consciente dos recursos tecnológicos, de forma a garantir maior eficiência e, por consequência, ser ambientalmente mais responsável.

De início, essa prática surgiu devido a necessidade que algumas empresas tinham de economizar dinheiro e reduzir os impactos nocivos à natureza. Mas, com o passar do tempo, novos entendimentos foram implementados.

Por isso, além de uma redefinição na prática de utilização de computadores, há também diversas outras ações que visam garantir maior eficiência na redução dos impactos ambientais.

Economia e conscientização

Como essa demanda passou a se tornar crescente no mercado, acabou surgindo algumas certificações. A fim de garantir resultados mais consistentes e profissionais. Hoje, existe a certificação “Green I.T. Citizen”. Ou seja, ideal para profissionais que querem se especializar.

Ao obter essa certificação, a pessoa passa a aprender a ter uma visão sistêmica de todo o processo produtivo de uma empresa. Dessa forma, ele se torna hábil a observar em quais setores é possível ter uma diminuição dos impactos.

A certificação ainda é capaz de trazer para as empresas uma economia e conscientização quanto ao uso sustentável de alguns recursos tecnológicos que estão disponíveis ao redor do mundo.

Por isso, investir em um profissional com esse tipo de certificação só irá trazer bons resultados, já que trará um ganho para a corporação. Afinal, além de criar formas sustentáveis, é capaz de mudar a estrutura organizacional, conferindo economia e, por consequência, maiores lucros.

Pode ser do seu interesse: certificação ITIL para profissionais de TI.

Como o profissional de “TI Verde” pode auxiliar

Dentro de uma empresa, o profissional de TI verde é muito útil. Uma vez que ele é capaz de gerar grandes auxílios dentro de vários setores. Então, dentre algumas dessas vantagens para organizações, podemos citar os seguintes:

  • Treinar pessoas para usar, de forma consciente, os recursos;
  • Reduzir a impressão de papel;
  • Menor gasto com energia;
  • Menos custos com a reciclagem de equipamentos;
  • Adquire eletrônicos que atendam informes de sustentabilidade;
  • Observação geral de toda a estrutura para se obter lucro e economia.

Quem pode obter a certificação de TI Verde?

Trata-se de uma certificação bem democrática, no entanto as recomendações são para:

  • Gerentes de T.I;
  • Especialistas técnicos na área de T.I;
  • Gestor responsável pela compra ou organização da empresa.

Essas são as principais indicações, mas pode ser uma boa alternativa para qualquer pessoa que se preocupa em trazer bons resultados para a corporação, preocupando-se com o meio ambiente.

Afinal de contas, as empresas que têm um olhar sustentável estão sendo muito bem vistas pela sociedade. Por isso, pode ser muito benéfico investir para que seus profissionais obtenham esse tipo de certificação.

Gostou de nosso artigo sobre certificação TI verde? Recomende-o para mais alguém!