Se você deseja saber como aumentar as vendas em uma loja física, confira este artigo e veja e várias dicas importantes para implementar hoje mesmo.
Sabemos que o mercado digital cresceu (e ainda cresce) muito nos últimos anos, causando certa dúvida quanto à efetividade e resultados que uma loja física pode oferecer atualmente. Mas, saiba que este mercado não está morto, muito pelo contrário, as lojas físicas podem ser exatamente o que a sua empresa precisa.
Ter uma loja física requer alguns cuidados diferentes ao compararmos com uma loja online. Afinal, é preciso ter pessoas para trabalhar neste ponto físico, alugar um local adequado, investir em publicidade e muito mais.
Mas, afinal, como aumentar as vendas em loja física? Essa dúvida é comum e super válida, sendo papel dos especialistas pensar nas estratégias e práticas adequadas para alcançar este objetivo.
A seguir, confira algumas vantagens que uma loja física oferece e dicas valiosas para que você possa aumentar suas vendas na loja física. Vamos lá!
Vantagens de ter uma loja física
Experiência do cliente
Ao ir a uma loja física, o cliente tem a oportunidade de receber um atendimento personalizado, com atenção total a ele, pode provar os produtos ou conhecer mais detalhadamente os serviços, receber dicas e ajuda durante suas compras.
Isso não é possível no mercado digital, ao menos não no mesmo nível de experiência que a loja física oferece.
Assim, as chances de conquistar um cliente e sua fidelização são ainda maiores. Mas, neste caso, o atendimento deve ser muito bem feito, com profissionais treinados para oferecer essa experiência ao cliente.
Entrega
Outra vantagem é que o cliente pode provar o produto, conferir o preço e levá-lo para casa logo após realizar o pagamento. Um dos pontos negativos das compras online é a espera da entrega do produto, certo? Com uma loja física, isso não será um problema.
Além disso, caso queira oferecer ambos os serviços e conquistar todos os públicos, é possível ter uma opção de loja física vendendo para clientes fixos e entregando diretamente na casa deles.
Negociação
Em alguns casos, uma boa negociação pode oferecer um preço muito mais em conta para os produtos ou serviços que for adquirir, ou até mesmo algum bônus de cortesia. Essa negociação direta só é possível quando estamos cara a cara com o comprador.
Dicas importantes para aumentar as vendas em lojas físicas
Afinal, como aumentar minhas vendas na loja fisica? Se você tem um negócio físico e deseja melhorar os resultados, confira essas dicas!
Invista em experiências
O cliente gosta de viver boas experiências ao fazer negócios, seja para adquirir produtos ou serviços. Isso inclui um bom atendimento, de preferência personalizado, diferenciais que garantem que essa experiência seja positiva, dentre outras possibilidades.
Deixe claro seus diferenciais
Não espere o cliente perguntar por algo ou descobrir após entrar na sua loja física que existem opções exclusivas da sua marca para eles aproveitarem. Divulgue o seu diferencial; ele deve ser um destaque para que o público possa comparar com o concorrente antes mesmo de decidir fazer negócio.
Esse poderá ser um dos primeiros passos realizados para atrair o seu cliente, colocando o restante em prática logo em seguida.
Saiba tudo sobre seu público-alvo
Conhecer o seu público-alvo é uma pesquisa que deve ser feita antes, durante e após o atendimento. Em todas essas etapas, será possível colher um pouco mais de informação para montar a estratégia perfeita de divulgação, desconto, atendimento, etc.
Além disso, sem este conhecimento, você não terá as informações exatas sobre suas preferências e o que não faz diferença para eles.
Por exemplo, se você não sabe que o seu público-alvo é 90% masculino, isso poderá prejudicar as suas vendas caso tenha muitos produtos fora do que a maioria dos homens iria preferir adquirir ou algo do tipo.
Invista em marketing para aumentar as vendas em uma loja física
O marketing tradicional e principalmente o marketing digital devem estar presentes na sua empresa, independente do tamanho que ela possui e do tipo de negócio.
O marketing é fundamental para alcançar os resultados esperados, sendo possível mensurar estes resultados, engajar clientes, atrair novos leads, divulgar e colocar a sua empresa no mapa.
A quantidade de estratégias disponíveis é gigantesca, cada uma podendo contribuir para uma área que você deseja atingir suas metas. Entre elas, destacamos o SEO Local como uma das mais eficientes estratégias para lojas físicas.
Treine sua equipe
Uma equipe bem capacitada para o trabalho poderá oferecer o atendimento especializado que seus clientes precisam para conquistarem uma experiência excelente.
Além disso, quando sua equipe está bem treinada ela consegue resolver conflitos de maneira racional, priorizar o seu cliente, evitar a falta de profissionalismo no local de trabalho e causar um impacto positivo nas pessoas que entram em sua loja física.
Sabemos que o atendimento é um dos pontos cruciais que irão definir se o cliente terá intenção de voltar ou não, ou seja, é um investimento indispensável oferecer um treinamento adequado à sua equipe.
Tenha um ótimo atendimento
Por fim, para aumentar as vendas na loja fisica é necessário ter profissionais capacitados. Com isso, será possível oferecer um bom atendimento. Já percebe-se que é um ponto crucial de um negócio, portanto não perca clientes por falta de atenção a esses detalhes.