Pular para o conteúdo

Como Escanear Fotos e Imagens pelo Celular?

Descubra como escanear fotos e imagens pelo celular de maneira bem fácil e com boa qualidade. Também passaremos algumas dicas que certamente farão toda a diferença.

Acabou aquele tempo em que, para escanear um documento ou digitalizar uma imagem, precisávamos de ter uma impressora em casa. Afinal, o mundo evoluiu assim como os nossos celulares também e eles podem te ajudar nisso.

Os smartphones estão cada vez mais repletos de recursos e funcionalidades nativas no próprio sistema. Além disso, quando não há algo pré-instalado, temos a possibilidade de baixar um determinado aplicativo para suprir tal necessidade. 

Dessa maneira, podemos citar aqui 2 formas de como escanear fotos pelo celular: uma maneira é usando o “Google Drive” (sem a necessidade de baixar app), a outra forma é usando aplicativos externos.

Então, preparamos um guia prático e de maneira simplificada, para você realizar esse procedimento da melhor forma!

Como escanear imagens pelo celular sem baixar aplicativo?

É possível utilizar uma ferramenta do seu próprio celular Android para escanear imagens e documentos. Refiro-me ao app “Drive”. Ele vem instalado nos smartphones Android e também pode ser usado em IOS. Além disso, podemos usá-lo para extrair texto de imagem dentre outras possibilidades.

Veja como escanear fotos no celular com o Google Drive:

  • Pesquise em seu aparelho celular pelo app “Drive” e abra-o em seguida;
Como escanear imagens pelo celular sem baixar aplicativo
  • Do lado inferior direito, pressione onde mostra um sinal de adição “+“;
  • Vá em “Digitalizar“. Nesse momento, o aplicativo abrirá a sua câmera;
  • Aponte a câmera do aparelho para a imagem e tire uma fotografia;
  • Pressione “OK“, ajuste a imagem e vá em “concluído“;
  • Dê um nome à sua imagem e vá em “salvar“.

Depois desses passos, você terá que encontrar o arquivo que você preparou e baixá-lo.

  • Vá no canto direito inferior da tela, na opção “arquivos” e abra a imagem digitalizada;
  • Acesse os três pontinhos que fica no lado superior direito;
  • Vá em “download” e pronto.

Aplicativos para escanear fotos pelo celular

Existem uma infinidade de aplicativos para escanear fotos e imagens. No entanto, escolhemos alguns dos melhores que podem te ajudar nessa missão. Dessa forma, você poderá testar de um em um e ver qual supre melhor às suas necessidades.

1 – Google PhotoScan

O Google PhotoScan é um dos melhores apps para quem deseja escanear fotos com boa qualidade. Afinal, essa ferramenta foi desenvolvida pelo próprio Google. Ela é capaz de fazer melhorias, a fim evitar brilho demasiado ou algo que atrapalhe a nitidez da foto.

O importante é que esse app é gratuito e está disponível na play store e app store.

2 – CamScanner

O CamScanner é um app bastante conhecido e possui várias funções. Ele pode ser instalado em aparelhos Android e em iPhones. Além disso, seu uso é muito simplificado: basta abrir o app, apontar a câmera do seu celular, tirar uma foto e em seguida fazer os ajustes.

3 – Adobe Scan

O Adobe Scan é um aplicativo para escanear imagens gratuitamente bem completo. Ele é usado para digitalizar imagens e documentos diversos. Além disso, ele possibilita identificar imagens com textos e gerar um arquivo em PDF.

O app pode ser usado em dispositivos IOS e Android.

4 – Genius Scan

Para Android e IOs, o Genius Scan é um app de digitalização de imagem que oferece algumas possibilidades de melhorias para as imagens escaneadas. Com ele, basta adicionar documentos ou imagens diante da câmera que o aplicativo será capaz de reconhecer a mesma e limpar o que não interessar. 

Com isso, teremos imagens nítidas e com boa qualidade.

Dicas de como escanear fotos pelo celular com boa qualidade

Você sabia que algumas dicas básicas podem fazer muita diferença durante o processo de escaneamento de uma foto? Dessa forma, selecionamos as melhores formas para obter um resultado surpreendente. 

Limpe a câmera do seu celular

A lente suja é um dos principais motivos pelos quais as imagens do celular ficam nubladas ou meio turvas. Então, é importante que você faça uma limpeza toda vez que for fotografar algo ou mesmo digitalizar uma imagem. 

Mas é importante saber que nem todo tipo de tecido poderá ser utilizado na limpeza. Afinal, não use tecidos grossos para a limpeza da lente, isso poderá arranhar.

Então, utilize um pano de microfibra para fazer essa limpeza, ou outro tecido apropriado.

Escaneie a imagem em um local com boa iluminação

Um local bem iluminado, além de destacar a imagem, facilita que o app identifique pontos importantes a serem melhorados. 

Além disso, evite que o papel esteja amassado ou com alguma dobra. Assim, o reconhecimento dos textos, se dará de forma mais eficaz, por exemplo.

Mantenha a sua mão firme durante o procedimento

Segure o celular de maneira firme, a fim de evitar distorções na imagem. Sabemos que boa parte desses aplicativos ajudam na melhoria das imagens. No entanto, eles não podem fazer milagres. 

Então, uma dica útil seria adquirir um tripé para sustentar o dispositivo enquanto você bate a foto. Assim, a imagem ficará bem mais firme e será possível que o app faça pequenas correções facilmente.

Utilize filtros para imagem

Alguns desses apps existentes possuem filtros, a fim de melhorar o resultado das imagens. Dessa forma, em alguns casos, você poderá testar alguns dos filtros e observar o resultado final. Porém, escolha algum filtro que ajude realçar o texto ou a imagem escaneada. 

Confira também

Onde fica a Lixeira do Celular Samsung?

Conclusão

Independente do modo utilizado, escanear fotos pelo celular é algo muito simples e pode ser feito com uso de aplicativo externo ou mesmo com um recurso presente em seu próprio aparelho. 

Dessa forma, percebemos o quanto o nosso telemóvel evoluiu significativamente nos últimos anos.  

Gostou do nosso artigo? Compartilhe-o com mais alguém!