Como Fazer Uma Redação Para o Enem [NOTA MIL]

Como Fazer Uma Redação Para o Enem [NOTA MIL]

Compartilhe

Afinal, como fazer uma redação para o Enem? Para redigir uma boa redação, será necessário seguir algumas regras importantes. Hoje iremos ensinar o passo a passo de como você ir bem na redação do Enem. Essas dicas também serão úteis para quem quer sair bem na redação de concursos públicos.  Vale lembrar que, você deverá anotar todas as estratégias ensinadas aqui, em um caderno. 

 

Aprenda: Como Organizar os Estudos Para o Enem 2018

 

Como deverá ser a estrutura de uma redação?

O Enem estipula que no máximo o texto tenha 30 linhas, sendo assim, é importante não ultrapassar esse limite. Se seu texto passar dessa quantidade, otimize-o eliminando coisas desnecessárias antes de passar para a folha definitiva. Logo abaixo iremos te dar um planejamento de números de linhas que devem ser usados em cada parágrafo, na introdução, no desenvolvimento e na conclusão.

  • A Introdução deverá ter de (4 a 6 linhas) – Tema + 2 argumentos, um em cada parágrafo;
  • O desenvolvimento do 1º parágrafo de (8 a 12 linhas) – Lembre-se que ele será o desenvolvimento do 1º argumento;
  • O desenvolvimento do 2º parágrafo de (8 a 12 linhas) – Lembre-se que ele será o desenvolvimento do 2º argumento;
  • A Conclusão deverá ter de (4 a 6 linhas).

 

 

Introdução da Redação para o Enem

A introdução será a base de todo seu texto. Procure iniciar a redação de forma correta e bem articulada. Isso fará com que o examinador, desde início, olhe para seu texto e perceba que você tem domínio no assunto. Também saiba que, a partir introdução, o examinador já saberá quantos parágrafos total sua redação terá e poderá perceber seu grau de conhecimentos e dificuldades acerca do assunto em questão.    

Para você mandar bem na introdução elabore um bom tópico frasal. Essa é uma excelente maneira de ter bom resultado, pois será a partir dele que dependerá toda estrutura do texto. Você deverá lembrar que, a redação terá que ser iniciada com uma afirmação. Após isso deverá apresentar, pelo menos, dois argumentos.  

segredos do enem

Desenvolvimento da redação do Enem

No desenvolvimento deverá ter uma confirmação do que já foi falado na introdução. Se você fizer uma introdução com dois argumentos, terá que no primeiro parágrafo do desenvolvimento utilizar elementos que confirme o que foi dito no primeiro argumento. Já no segundo parágrafo do desenvolvimento defenda o segundo argumento da introdução.

Para enriquecer a elaboração de sua redação, você poderá fazer citações de autores e até utilizar dados do IBGE. Isso mostrará que além de dominar o assunto, o candidato está bastante atualizado.

 

Conclusão da redação do Enem

Utilize conjunções adequadas para iniciar a conclusão, veja alguns exemplos: “portanto”, “dessa forma”, “sendo assim”, “com isso”, … Essas conjunções servem de conectivos e dão sentido de conclusão.  

Na conclusão você terá que apresentar uma possível solução para os problemas apresentados no desenvolvimento do texto. Lembre-se nunca dê opinião pessoal. Crie uma ideia, onde a possível solução possa ser feita, através do poder público, ou até por meio de mudanças de comportamento por parte da sociedade. (Isso dependerá de que se trata o tema proposto).  As soluções cridas terão que ser viáveis. Nunca crie ideias soltas, muito menos sem sentido.  

 

Dicas de como fazer uma redação Nota 1000

Aprenda como fazer uma redação para o Enem, de forma organizada e coerente. Confira logo abaixo 15 dicas fundamentais para que tenha exito em sua redação.

  1. Leia com atenção o tema e destaque as partes mais importantes (Faça palavras chaves relacionadas ao assunto). Isso para evitar que você saia do tema;
  2. Marque todas as ideias que você tiver, relacionadas ao tema, para evitar que esqueça de algo na hora de escrever o texto;
  3. Selecione suas melhores ideias e faça uma organização. Isso facilitará na elaboração de um bom texto com coesão;
  4. Primeiro faça a redação em uma folha de rascunho e passe a limpo. Lembre-se de corrigir todos os erros e dê uma melhorada no texto. Depois de ter feito a redação, comece a fazer a prova.
  5. Elabore um texto com grafia legível e de preferência cursiva;
  6. Se você não possuir domínio de pontuação, prefira períodos curtos, pois são mais fáceis de trabalhar e organizar;
  7. Faça o texto com uma linguagem clara. Fale o máximo possível com poucas palavras. Lembre-se de respeitar a quantidade máxima de linhas exigida para redação;
  8. Elabore uma proposta de intervenção para o problema apresentado e expresse-a de maneira clara. Ela deverá estar bem articulada e estar bem relacionada ao tema;
  9. Evite rasuras, porém se houver um erro dê apenas um traço sobre ele;
  10. Faça margens regulares;
  11. Evite repetições desnecessárias;
  12. Evite usar gírias, frases prontas, estrangeirismo, clichês,…
  13. Jamais usar expressões de dúvida ou de opinião: “eu acho”, “talvez seja”, “acredito que seja”, … também evite usar: “na minha opinião”, “digo”, “etç”;
  14. Os numerais, normalmente, devem ser escritos por extenso;
  15. Os verbos devem estar na 3º pessoa (singular ou plural), ou na primeira pessoa do plural;

 

Como fazer uma redação para o Enem sem saber sobre o assunto?

O correto é que você esteja bastante atualizado. Assista jornais, leia revistas e jornais impressos, assim como busque informações em sites e blogs. Mesmo assim poderá vim uma surpresa desagradável, pois nem todo tipo de assunto queremos dar atenção. Vamos supor que você deteste política, que nem quer ouvir falar. Imaginemos que apareça um tema desse: “Crise política no Brasil”. Uma pessoa que detesta esse assunto, que não se interessa em ler nem ouvir sobre o tema, terá dificuldade.   

Nessa hora é preciso que tenha bastante calma, pois se bater o desespero poderá atrapalhar até as técnicas que você aprendeu sobre redação. O que fazer então, se não sei quase nada do tema do Enem? Mesmo você não dominando o assunto, com certeza já ouviu pelo menos algumas informações sobre ele. O correto será fazer o seguinte: Lembra do que falei no tópico 2º de no subtema “Dicas para redigir uma redação nota 1000″? Você deverá fazer daquela mesma forma, escreva tudo que vim em sua cabeça sobre o tema, tudo mesmo. Siga aquelas 15 dicas que passei, que sem dúvida, mesmo sabendo pouco do assunto, não sairá mal na redação. 

Dica importante de como fazer uma redação para o Enem: treine bastante em casa; faça redação sobre vários temas. Treinar é uma das melhores maneiras de adquirir habilidades na escrita. Seguindo todas essas dicas você conseguirá responder a si mesmo a pergunta: “como fazer uma redação para o Enem, de forma que possa alcançar uma nota máxima”. Além de treinar muito você deverá estar atualizado. Como falei antes, assista jornais, leia revistas, esteja sempre em busca de informações de vários aspectos sociais. 

 

Muito obrigado por ter lido todo o texto. Compartilhe este post para que mais pessoas possam se preparar para a redação do Enem. Participe do nosso Grupo de estudos para o Enem 2018, no Facebook.

Post: Como Fazer Uma Redação Para o Enem [NOTA MIL];

Autor: Fredson Santana

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *