Como-ir-Bem-em-Provas-de-Concursos-Públicos

Como ir Bem em Provas de Concursos Públicos

Compartilhe

Nesse artigo, abordaremos as principais ações de como ir bem em provas de concursos públicos, mesmo que seja um concurseiro iniciante. Sei que se você chegou até aqui é porque deseja estabilidade financeira e passar em concurso público poderá te proporcionar uma vida melhor. Pensando nisso, separamos ações que realmente funcionam e você poderá fazer a partir de hoje para garantir sua primeira aprovação. 

Como ir Bem em Provas de Concursos

Para ter os melhores resultados numa prova de concurso público, primeiramente, o candidato deverá ler o Edital e ficar atento a vários aspectos, principalmente para com as exigências do cargo, além disso, fique atento às disciplinas cobradas e a todos os assuntos correspondentes. Também comprometimento e força de vontade faz toda a diferença, porém você precisará seguir os seguintes passos também:

  • Dominar os principais assuntos da língua portuguesa:

Sem dúvida, a matéria de língua portuguesa é a responsável pela aprovação de várias pessoas em provas de concursos. Quem domina essa disciplina, além de sair bem nos assuntos da mesma, terá bons resultados em toda a prova.

Para resolver assuntos de quaisquer disciplina, será necessário, além de ter estudado os conteúdos saber interpretar e ter conhecimento gramatical. Por isso dominar os principais assuntos que caem em provas, poderá te deixar mais perto da aprovação.

Para não ser pego de surpresa em provas de concursos, recomendamos conhecer os Cursos de Português com o professor Leu. Vale a pena conferir!

  • Prepare um cronograma de estudos bem elaborado:

Após o candidato ter conhecido o edital, será hora de criar um cronograma bem elaborado. Esse cronograma deverá ser feito baseado nas disciplinas a serem estudadas e seus dias e horários correspondentes.  

Muitos ficam na dúvida sobre quantas horas é preciso estudar, diariamente, para que um candidato tenha bons resultados nos estudos, porém não temos uma resposta exata. Mas podemos dar algumas dicas que podem fazer você refletir sobre a forma com que tens estudado.

Você que tem maior tempo vago durante o dia, se poder reserve de 3 ou 4 horas de estudos, porém não adianta estudar muitas horas se não for com afinco e de forma correta. Se você tem um dia corrido e pouco tempo para estudar, separe pelo menos uma hora por dia, estude de forma organizada e com dedicação e terás bons resultados.

A forma com que a pessoa estuda poderá impactar tanto positivamente quanto negativamente. Por isso, fique atento aos detalhes que parecem ser mínimos, os mesmos podem ser de extrema importância no desenvolvimento do aprendizado. 

Leia Também: Cronograma de Estudos Concurso do INSS

 

  • Priorizar as matérias mais difíceis:

Existem matérias que não temos muita afinidade ou achamos mais difíceis. Essas disciplinas, deverá ter uma duração de estudo maior ou então adicionar mais dias na semana para serem estudadas. Também diversifique a forma com que essas matérias estão sendo estudadas e resolva bastante questões das mesmas.

 

  • Estude em um local calmo e tenha seus materiais de estudos organizados.

Manter o local de estudos organizado é de extrema importância para concurseiros que desejam ter o máximo de aproveitamento. Também é bom que o ambiente seja calmo para evitar distrações que impossibilitam o aprendizado.

Existem pessoas que estudam muitas horas diárias, porém não se preocupam com esses dois detalhes. Quando falamos em organizar os materiais de estudos, estamos nos referindo desde os livros, vídeos, pdf, etc, até a organização do espaço físico. É bom estudar num lugar agradável, ventilado e harmônico.

Nunca estude e ao mesmo tempo fique de olho nas redes sociais ou em outra distração. Se estiver estudando pelo computador ou celular, deixe apenas a tela com o vídeo ou e-book, além disso, nada que interfira nos estudos.

 

  • Utilizar áudio books:

Estudar através de áudios ajuda muito no aprendizado e tem se tornado um aliado forte na vida de muitos concurseiros. Existem áudios de leis e assuntos diversos para concurso, de forma gratuita, na internet. Também é possível que você converta o texto desejado em áudio utilizando programas ou aplicativos.

 

  • Estudar por mapas mentais:

Os mapas mentais são resumos criados para associar frases, textos, etc, a determinadas imagens visando facilitar o aprendizado. Essa técnica de estudos foi criada no final da década de 60.

Os mapas mentais são fortes aliados para quem deseja decorar assuntos de concursos. É possível baixar ou cria-los utilizando recursos online. Os mapas mentais ajudam a decorar ou aprender textos mais extensos, apenas visualizando imagens. Também é uma forma de aprendizado muito mais tranquila e menos chata, digamos assim.

 

Resolver exercícios:

Após você estudar, lembre-se de resolver questões. Cada vez que resolvemos questões relacionadas com o assunto estudado, nosso cérebro tende a fixar ainda mais os conteúdos. Responda exercício após os estudos ou reserve dias específico para a resolução de exercícios.

Na reta final, próximo da realização de provas de concurso, recomendamos intensificar na resolução de exercícios. Vale lembrar que, resolver questões de assuntos da banca que organizará o concurso poderá te deixar ainda mais preparado.

Coloque em prática essa dica e evite aquele branco que acontece, as vezes, na hora da prova.

 

Tenha acesso a Cursos Completos de Português

 

Espero que aproveite ao máximo nosso artigo sobre como ir bem em provas de concursos públicos. Qualquer dúvida deixe seu comentário!

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *