Conceitos de internet e intranet – Informática para concurso

Hoje iremos falar sobre os conceitos de internet e intranet, além disso, falaremos sobre suas diferenças e passaremos dicas de segurança online.

Também veremos um pouco sobre o surgimento da internet e seu desenvolvimento com o passar dos tempos.

Geralmente, esse é um dos principais tópicos que aparecem no edital de concursos públicos, na matéria de informática, de várias bancas organizadoras.

Peço a vocês que leia com atenção este conteúdo, para garantir o melhor aprendizado.

O que é internet

A internet é a rede mundial de computadores, sendo assim, a composição desta se dá a partir de todos os computadores do planeta, ligados em rede.

Conceitos de internet e intranet

O funcionamento dela é possível graças aos protocolos TCP/IP. Através deles é possível fazer computadores conversarem entre si. Em Inglês, “World Wide Web ou (www) ”, este é o nome que é dado a rede mundial de computadores.

A internet hoje está em todos os meios sociais e faz parte do nosso dia a dia. Dessa forma, ela traz uma extensa gama de recursos, muita informação e serviços variados.

Dessa forma, é possível que os usuários interagem de várias maneiras, seja através de correio eletrônico, redes sociais, fóruns, armazenamento em rede, dentre tantos outros serviços.

Após a criação da internet, a globalização deu seu passo mais importante que foi unir as pessoas do mundo inteiro, através de apenas uma rede.

Afinal, hoje é possível se comunicar com um parente que esteja no Japão, por vídeo chamada, em tempo real. Isso sem contar que a internet estar em praticamente todos os lugares. Seja nas escolas, igrejas, universidades, clube, etc, …

A cada dia surgem novas redes sociais e o internauta descobre ou inventa uma maneira diferente de interagir na web.

Quando surgiu a internet?

A internet foi criada nos Estados Unidos, na década de 60, exatamente no ano de 1969, a partir de pesquisas militares. Nessa época, ela se chamava de Arpanet e foi feita para interligar laboratórios de pesquisa.

Essa rede fazia parte do departamento de defesa do país. Na ocasião da criação da internet (Arpanet), existiam dois blocos ideológicos que exerciam controle e total influencia em todo o mundo. Ainda no período da guerra fria, em que a União soviética e os Estados Unidos procuravam novos meios de se comunicarem, assim como qualquer tipo de mecanismo inovador.

Sendo assim, essas duas superpotências viam a necessidade dos meios de comunicações e percebiam a diferença que poderiam fazer através delas.   

Ainda no ano de 1969, ocorreu um marco histórico, onde um professor da universidade da Califórnia passou o primeiro e-mail da história.  

O que é intranet e para que serve?

Muito diferente da internet, a intranet é a rede local de computadores, ou seja, ela está nos limites internos de uma instituição. A intranet utiliza os mesmos protocolos e programas utilizados pela internet, porém só membros e funcionários para ter acesso a essa rede, ou alguém com permissão interna.

O principal objetivo da intranet é o compartilhamento de informações acerca da organização, também é possível compartilhar recursos de computação (softwares).

Sendo assim, facilita e muito o trabalho em grupo, tornando as tarefas mais ágeis e produtivas.     

Cuidados com a segurança e privacidade na Internet

A Internet é uma rede pública que conecta pessoas em todo o mundo. Ele nos oferece a oportunidade de acessar informações, nos comunicar com amigos e familiares e explorar o mundo, mas também traz riscos.

Sendo uma plataforma aberta onde qualquer um pode publicar o que quiser, mas essa liberdade vem com seus próprios riscos. Dessa forma, devemos tomar certos cuidados.

Então, você precisa tomar certas precauções antes de começar a navegar na web. Para se manter seguro na Internet, você precisa ter cuidado com o que faz e quais informações compartilha online.

Por exemplo, se você estiver usando redes Wi-Fi públicas (como em sua escola ou em um café), há uma chance de que alguém possa espionar o que você andou fazendo.

Portanto, uma VPN ajudará a proteger seus dados contra roubos e a mantê-lo protegido contra malware e vírus

Sendo assim, empresas como a european vpn tem soluções completas para que o usuário navegue com mais segurança.

Uma VPN pode ser usada para diversos fins, incluindo:

  • Acessar conteúdo restrito por região;
  • Fornecer privacidade ao usar redes wifi públicas;
  • Para contornar firewalls;
  • Usar aplicativos de streaming estando em outro local, dentre outros.

Conceitos de internet e intranet

Quando o candidato vê no edital “conceitos de internet e intranet”, bate muitas dúvidas. Alguns ficam confusos e não sabem por onde começar, porém não é tão assustador assim.

Vamos simplificar isso e fazer uma apanhada geral?

Internet é a rede mundial de computadores, onde é possível ser acessada por qualquer pessoa e em qualquer lugar do mundo.

Já a Intranet é a rede local de computadores, onde só tem acesso pessoas do âmbito interno da instituição.

Portanto, espero que tenha compreendido sobre os conceitos de internet e intranet. Então, continue acompanhando nossas postagens. Breve traremos mais assuntos de informática que tem caído nos concursos, seja da cesp, cesgranrio, FGV, AOCP, dentre outras.

Também recomendo a leitura sobre conceitos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática.

Fredson Santana

Fredson Santana

Mim chamo Fredson Santana, sou fascinado por tecnologia e amo trazer novidades do mundo dos smartphones e computadores, aqui no site. Também sou YouTuber, sendo que gravo vídeos semanalmente para meu Canal FVCLine.

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Os comentários estão fechados.

Outros artigos