Conceitos de internet e intranet

Conceitos de internet e intranet – Informática para concurso

Compartilhe

Hoje iremos falar sobre os conceitos de internet e intranet, assim como falaremos sobre suas diferenças. Abordaremos o surgimento da internet e seu desenvolvimento com o passar dos tempos. Geralmente esse é o primeiro tópico que aparece no edital de concurso público, na matéria de informática, em várias bancas organizadoras. Peço a vocês que acompanhem a sequência de nossas postagens, para garantir o melhor aprendizado.

 

Leia Também:

Conceitos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática.

 Aplicativo de Cursos Online Grátis PeimeCursos

 

O que é internet

A internet é a rede mundial de computadores, sendo que a composição desta se dá a partir de todos os computadores do planeta, ligados em rede. O funcionamento dela se dá a partir de protocolos TCP/IP. Através desses protocolos é possível fazer computadores conversarem entre si. Em Inglês, “World Wide Web ou (www) ”, este é o nome que é dado a rede mundial de computadores.

A internet hoje está em todos os meios sociais e faz parte do nosso dia a dia. Ela traz uma extensa gama de recursos, muita informação de qualquer assunto e serviços variados. É possível que os usuários interagem de várias formas, seja através de correio eletrônico, redes sociais, fóruns, armazenamento em rede, dentre tantos outros serviços. Após a internet, a globalização deu seu passo mais importante que foi unir as pessoas do mundo inteiro, através de apenas uma rede. Hoje é possível se comunicar com um parente que esteja no Japão, por vídeo chamada, em tempo real. Isso sem contar que a internet estar em praticamente todos os lugares, seja nas escolas, igrejas, universidades, clube, etc, … A cada dia o internauta descobre ou inventa uma maneira diferente de interagir na rede.

Quando surgiu a internet?

A internet foi criada nos Estados Unidos, na década de 60, exatamente no ano de 1969, a partir de pesquisas militares. Nessa época ela se chamava de Arpanet e foi feita para interligar laboratórios de pesquisa. Essa rede fazia parte do departamento de defesa do país. Na época da criação da internet (Arpanet) existiam dois blocos ideológicos que exerciam controle e total influencia em todo o mundo, ainda no período da guerra fria, em que a União soviética e os Estados Unidos procuravam novos meios de se comunicarem, assim como qualquer tipo de mecanismo inovador. Essas duas superpotências percebiam a necessidade dos meios de comunicações e percebiam a diferença que poderiam fazer através delas.   

Ainda no ano de 1969, ocorreu um marco histórico, onde um professor da universidade da Califórnia passou o primeiro e-mail da história.  

Planejamento de estudos

O que é intranet e para que serve?

Muito diferente da internet, a intranet é a rede local de computadores, ou seja, ela está nos limites internos de uma instituição. A intranet utiliza os mesmos protocolos e programas utilizados pela internet, porém só membros e funcionários para ter acesso a essa rede, ou alguém com permissão interna.

O principal objetivo da intranet é o compartilhamento de informações acerca da organização, também é possível compartilhar recursos de computação (softwares). Sendo assim facilita e muito o trabalho em grupo, tornando as tarefas mais ágeis e produtivas.     

Conceitos de internet e intranet

Quando o candidato vê no edital “conceitos de internet e intranet”, bate muitas dúvidas, muitos ficam confusos e não sabem por onde começar, porém não tão assustador assim. Vamos simplificar isso e fazer uma apanhada geral? Internet é a rede mundial de computadores, onde é possível ser acessada por qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo. Intranet é a rede local de computadores, onde só tem acesso pessoas do âmbito interno da instituição.

 

Caro aluno, continue acompanhando nossas postagens, pois iremos falar sobre os principais assuntos de informática que tem caído nos concursos, seja da cesp, cesgranrio, FGV, AOCP, dentre outras. Veja a sequência de todas as aulas, incluindo as próximas que faremos, toda semana:

  1. “Conceitos de Internet e intranet;
  2. Conceitos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática;
  1. Conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentações utilizando-se a suíte de escritório Microsoft Office 2013;
  1. Conceitos e modos de utilização de sistemas operacionais Windows 7 e 10;
  2. Noções de ferramentas e aplicativos de navegação e correio eletrônico;
  3. Noções de segurança e proteção: vírus, worms e derivados”. 

Esta sequência acima foi baseada em editais da banca AOCP, porém o conteúdo vale para todas as bancas. Brevemente traremos questões de informatica para concurso respondida e comentada!

Compartilhe este post nas redes sociais, ou com algum amigo que esteja se preparando para concurso público. Um forte abraço. Até a próxima aula!

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *