Dicas para Conservar a Bateria do Notebook

A bateria do seu notebook deve ser alvo constante de cuidados, uma vez que este é um recurso fundamental para o bom funcionamento do mesmo.

Bateria viciada, erro de carregamento e tantos outros problemas não são difíceis de aparecer quando se trata de notebook, mas a boa notícia é que todos podem ser evitados com a conservação adequada da bateria.

A fim de demonstrar isso, o artigo de hoje foi elaborado com uma série de dicas para conservar a bateria, sem qualquer dificuldade ou prejuízo ao equipamento.

Sendo assim, se deseja saber como manter o seu notebook 100% funcional e sem todos os problemas citados, basta continuar com a sua leitura até o final da página!

Por que devo investir na conservação da bateria do notebook?

Quando o notebook surgiu, foi uma verdadeira febre no mercado, uma vez que ele apresentava a proposta de ser um computador que poderia ser utilizado e levado a qualquer lugar.

Leve, com tamanho ideal e com todas as funcionalidades necessárias, este equipamento representava o verdadeiro sonho de quem queria algo prático, sem perder os benefícios de um bom computador.

Mas, não levou muito tempo até que um problema importante começasse a ocorrer, que é justamente o aparecimento de problemas na bateria do notebook.

Em pouco tempo os usuários passaram a notar que a bateria viciava, o que tornava necessário o uso do notebook ligado à tomada, eliminando totalmente as vantagens do equipamento.

Mas, diferentemente do que muitos acreditam, esse problema não é culpa dos fabricantes e muito menos algo inevitável, uma vez que é causado pelo mau uso do notebook e do seu carregador.

No entanto, independentemente de quem é a culpa, manter a conservação da bateria é fundamental para garantir a liberdade proposta por essa inovação da informática, uma vez que, se for para ficar ligado à uma tomada, já temos os computadores comuns.

E, a boa notícia é que manter a conservação da bateria não é tão difícil quanto parece, pois com simples atitudes é possível salvar sua bateria da inutilidade!

Como preservar a bateria do seu notebook?

Como vimos no tópico anterior, os problemas de bateria de notebooks não são difíceis de aparecer, e muitas vezes o verdadeiro culpado por isso é o mau uso da fonte de carregar a bateria.

Há quem pense que, quanto mais tempo ligado à tomada, mais tempo durará a bateria, o que é um verdadeiro erro, e que gera muitos danos ao notebook.

No entanto, esse não é o único equívoco cometido, e a seguir veremos quais são os erros mais comuns, e quais cuidados devemos tomar para evitá-los, e assim conservar a bateria do seu notebook.

Lembrando que, essas e outras dicas podem ser facilmente aprendidas em um curso de informática, onde você poderá aprender tudo sobre o funcionamento deste tipo de equipamento eletrônico.

1. Use fontes originais 

Quem nunca passou pela situação de precisar comprar uma nova fonte, e ao chegar na loja perceber que o carregador paralelo custa praticamente metade do preço do original?

Essa é uma situação bastante corriqueira, e que leva muitos usuários a levarem a opção mais barata, por acreditarem que funcionará do mesmo jeito.

Quanto ao funcionamento de modo geral, não há o que dizer, uma vez que as fontes paralelas de fato carregam perfeitamente o notebook, pelo menos nos primeiros meses de uso.

Mas, o que poucas pessoas sabem, é que embora carregue, este tipo de fonte não consegue fazer isso de forma 100% eficiente, o que acaba gerando variações na carga de energia recebida pelo notebook.

O resultado é que, em pouco tempo você notará que o seu notebook não carrega mais do mesmo jeito, e que a bateria dura bem menos do que durava antigamente.

A fim de não gerar danos ao sistema de carregamento do seu notebook, priorize sempre o uso de fontes originais, que foram especialmente desenvolvidas para as necessidades do aparelho!

2. Evite usar o notebook enquanto o carrega

Todos nós já vimos ou passamos pela situação de utilizar o notebook, enquanto o mesmo se encontra plugado à fonte de carregar, ligada à tomada.

Isso até pode parecer algo prático, uma vez que você consegue utilizar o equipamento enquanto este continua a ser abastecido com bateria.

Mas, como nem tudo é positivo, essa prática acaba gerando alguns danos ao processo de carregamento, uma vez que o notebook consome a bateria enquanto ela ainda está sendo transferida ao equipamento.

Para evitar esse problema, busque não utilizar o equipamento enquanto o mesmo carrega, e, caso seja necessário utilizar, remova a bateria e utilize o notebook ligado apenas à fonte.

Dessa forma você consegue preservar a sua bateria, e não precisará deixar de utilizar o notebook graças ao seu carregador!

3. Carregue apenas quando necessário 

Outro erro de principiante bastante comum é acabar carregando o notebook sempre que percebe que a bateria diminuiu um pouco.

Temos pessoas que sequer deixam que a bateria chegue a 70% de capacidade, e logo colocam a fonte para carregar.

Este é um erro, pois acaba tornando o sistema acostumado com o carregamento constante, que prejudica a eficiência da bateria.

O ideal é sempre esperar que a bateria quase se esgote, e assim colocar para carregar, aguardando que chegue a 100% de capacidade.

Dessa forma, você consegue garantir que a sua bateria receba a carga da forma e na frequência ideal!

4. Busque conhecer sobre as especificações do notebook

Para o fim deixamos a dica mais importante, que trata sobre o conhecimento das especificações do notebook.

Se engana quem acredita que um notebook funciona como um computador, já que ambos os equipamentos possuem funcionalidades bem diferentes.

Conhecer essas funcionalidades é ideal para saber como conservar a bateria do seu notebook, por isso invista em um curso de informática, onde poderá aprender tudo sobre o assunto.

Ao compreender sobre as especificações, você não terá dúvidas sobre a forma correta de uso, além de compreender sobre as funcionalidades do notebook.

Então, depois de saber tudo sobre o modo de conservar a bateria do seu notebook, aproveite as dicas e garanta que seu equipamento funcione bem por muito mais tempo!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Fredson Santana

Fredson Santana

Mim chamo Fredson Santana, sou fascinado por tecnologia e amo trazer novidades do mundo dos smartphones e computadores, aqui no site. Também sou YouTuber, sendo que gravo vídeos semanalmente para meu Canal FVCLine.

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Os comentários estão fechados.

Outros artigos