A reescrita de conteúdos é uma competência valiosa, uma vez que transforma um conteúdo na sua melhor versão. O tipo de conteúdo não importa. Pode reescrever ensaios, blogues, artigos, trabalhos de investigação e muito mais.
Cabe-lhe a si decidir se quer refazer a escrita completa do princípio ao fim ou manter algumas partes preservadas. Em qualquer caso, reescrever o seu conteúdo não vai ser fácil. Existem, no entanto, algumas dicas que podem ajudar a facilitar o processo.
Antes de falarmos sobre estas dicas, vamos discutir a reescrita um pouco mais em pormenor.
Introdução à reescrita de conteúdos e suas utilizações
A reescrita de conteúdos significa renovar os conteúdos de forma a que a ideia básica permaneça a mesma. Isto pode ser feito para conteúdos pré-existentes e também para conteúdos novos que ainda não foram publicados.
Algumas das suas utilizações são as seguintes:
- Atualizar conteúdos com informações desactualizadas
- Explicar um tópico de uma forma diferente
- Melhorar a clareza do conteúdo
- Otimização de conteúdos para motores de busca
Os métodos que partilharemos consigo sobre a reescrita de conteúdos ajudá-lo-ão a atingir todos estes objectivos.
Passos para a reescrita de conteúdos
Geralmente, um texto tem três partes. Para reescrever algo de forma eficaz, é necessário alterar as três partes.
- Alterar os títulos e a introdução
Para o explicar, vamos falar de conteúdos em linha.
Geralmente, as mensagens com títulos com 6-13 palavras têm mais probabilidades de serem clicadas.
Quando se tem de reescrever um conteúdo, não se pode fazê-lo apenas com os mesmos títulos e cabeçalhos. Tem de os diferir ligeiramente. Esta ligeira alteração exige que altere também a introdução do texto. Por isso, escreva a introdução do tópico alterado a partir do zero.
- Redirecionar o corpo do conteúdo
Depois da introdução, vem o corpo do texto, que contém todos os elementos importantes. Uma reescrita eficaz pode ser feita criando um esquema completamente novo e escrevendo o conteúdo de acordo com esse esquema. Pode tirar ideias do esquema antigo, mas não pode copiá-lo completamente.
- Alterar as observações finais/conclusão
A conclusão é a terceira e última parte de um texto de carácter geral. Depois de ter reescrito o corpo principal do conteúdo, a conclusão tem de ser alterada em conformidade.
Dicas para tornar o conteúdo melhor do que o original
Agora que já foi explicado um esboço geral de como funciona a reescrita de conteúdos, vamos falar de algumas dicas. Esta secção partilhará algumas técnicas a aplicar ao reescrever os títulos, a introdução, o corpo e o fim do conteúdo.
- Utilizar títulos ligeiramente diferentes
Em primeiro lugar, falaremos sobre os títulos e, em seguida, sobre os restantes componentes. Para os recriar de uma forma melhorada, podem ser substituídos por novos títulos com um objetivo ligeiramente diferente.
Por exemplo, digamos que o título original do seu conteúdo original é:
Como melhorar a capacidade de redação de um ensaio?
Este título específico é bastante geral e pode abranger uma série de tópicos. Para o reescrever, pode alterá-lo para algo específico, por exemplo:
5 técnicas úteis para os estudantes melhorarem os seus ensaios
A ideia básica dos dois títulos é a mesma. No entanto, existem algumas distinções.
Eis outro exemplo disso:
- Original: Como melhorar o SEO do seu sítio Web?
- Reescrito: Quais são os passos essenciais para criar um site optimizado para os motores de busca?
Uma fonte mostra que os títulos com perguntas (?) geram 23,4% mais partilhas. Isto significa que as pessoas ficam intrigadas e querem descobrir o que está lá dentro.
- Melhorar os elementos do corpo do conteúdo
A reescrita do corpo principal do seu conteúdo é a principal etapa da reescrita. Para esta etapa, pode rever o conteúdo original, encontrar as suas falhas e reescrever sem essas falhas. Alguns destes erros gerais e as suas soluções são apresentados de seguida:
Erros | Soluções |
Frases pouco claras | Se o texto de origem tiver frases ilegíveis, pode converter o texto do conteúdo reescrito numa versão mais clara. |
Utilização de palavras irrelevantes | Utilize apenas palavras relevantes no texto reescrito. Não estrague a intenção das frases só por utilizar palavras complicadas. |
Tom inadequado | Ao reescrever o texto, certifique-se de que utiliza uma voz adequada que esteja de acordo com o público-alvo. |
Erros de formatação | Separe o seu conteúdo em secções distintas e utilize títulos e subtítulos para as explicar. |
Estas alterações podem ser efectuadas através de uma revisão cuidadosa do seu trabalho e da aplicação das soluções acima referidas. No entanto, também existe outra solução. As ferramentas de reescrita podem transformar o texto de entrada numa versão melhorada que, normalmente, elimina todos os erros acima mencionados.
Um exemplo prático deste tipo de ferramenta é o reescrever texto online, que pode mudar texto e introduzir clareza, sinónimos e um tom adequado.
- Refazer a conclusão por completo
As conclusões de um conteúdo reescrito têm de ser completamente refeitas. Não se pode reformular a conclusão do conteúdo de origem e utilizá-la na versão reescrita. A essência dos dois textos pode ser semelhante, mas o conteúdo efetivo é completamente diferente.
Eis um exemplo para melhor compreensão. Digamos que estes são os títulos do conteúdo original e reescrito (posts do blogue):
- Como obter uma melhor classificação do seu sítio Web nos resultados de pesquisa?
- Práticas recomendadas para que o seu sítio Web apareça na primeira página dos resultados de pesquisa
Na conclusão do primeiro tópico, tem de resumir toda a publicação do blogue. No entanto, no segundo, uma melhor opção seria explicar a importância das práticas discutidas no post.
Considerações finais
No fim de contas, a reescrita é uma grande competência que todos os escritores devem possuir. O domínio completo desta competência só pode ser alcançado com a experiência. No entanto, os passos e as dicas acima mencionados podem ajudá-lo ao longo do caminho. Por isso, utilize-os e melhore a sua capacidade de reescrever agora.