Pular para o conteúdo

Fastboot Xiaomi: o que é, como entrar e como sair?

Fastboot xiaomi

Sabemos que muitas dúvidas surgem sobre o modo fastboot xiaomi. As principais delas são: o que é, para que serve, como entrar e como sair. Leia este artigo e entenda sobre o significado e como fazer uso desse recurso presente no Android da melhor forma. 

Sabemos que os dispositivos móveis estão cada vez mais sofisticados e cheios de recursos que os tornam mais práticos e funcionais. Diante desse cenário, também contamos com o modo de fastboot no xiaomi. Um recurso capaz de corrigir vários problemas e realizar diversas ações importantes. 

No entanto, apesar disso ser algo muito útil, também é motivo de muitas dúvidas e complicações para alguns usuários que entram nesse modo sem perceber. Já que para acessá-lo é necessário apenas usar alguns botões que ficam na lateral do celular. Com isso, algumas pessoas acabam ativando sem querer e não sabem como desativar. 

Mas esse artigo irá explicar de forma simples o que significa fastboot no xiaomi, como entrar e como sair da tela fastboot xiaomi em seu dispositivo.

O que é fastboot xiaomi

Fastboot Mode é uma aplicação avançada usada em dispositivos Android da Xiaomi e de outras fabricantes com esse sistema operacional. Ele também é conhecido como modo boot. 

O mesmo serve para que o usuário faça modificações e solucione problemas do aparelho. Ou seja, como ele é possível reinstalar imagens de flash, kernels e bootloaders.

Dessa forma é possível resolver problemas de inicialização, realizar atualizações no aparelho e até instalar uma nova rom, por exemplo.

Porém, é importante saber que o Fastboot é um modo avançado e deve ser usado com cautela. Fazer alterações incorretas pode danificar o sistema ou mesmo torná-lo inutilizável. 

Portanto, é importante entender o seu funcionamento antes de usar o modo Fastboot. Além disso, é importante saber o que fazer caso algo dê errado durante o procedimento. 

Como entrar no modo fastboot xiaomi usando as teclas do aparelho?

Para entrar no modo Fastboot do celular Xiaomi, você precisa estar com o celular desligado e seguir os seguintes passos:

Passo 1: aperte esses botões ao mesmo tempo: liga/desliga e o de volume para baixo. 

Passo 2: Mantenha os botões pressionados por aproximadamente uns 10 segundos para ativar o modo.

Como sair do fastboot xiaomi?

Se por algum motivo o seu smartphone travou na tela fastboot, não se desespere. Isso normalmente ocorre quando usamos o aparelho no bolso ou no suporte do carro pode acabar acidentalmente apertando as teclas que ativam esse modo. 

Mas a boa notícia é que essa ação pode ser desfeita. Então, veja como sair do fastboot xiaomi, com estas etapas simples!

  1. Aperte  e segure os botões Power e o Volume para baixo por aproximadamente por uns 10 segundos;
  2. No momento que a tela do smartphone se apagar, solte os botões;
  3. O seu aparelho irá reiniciar.

Veja um vídeo com o passo a passo

É importante que você tenha certeza que o seu aparelho travou nessa tela, para não cometer um equívoco. Em diversos dispositivos, quando isso ocorre, surge uma tela com o fundo escuro e na frente um bonequinho branco basicamente consertando o Android. 

Por que o meu celular não sai do modo fastboot?

Caso realize o procedimento para sair do modo fastboot xiaomi e mesmo assim o sistema não consiga inicializar, é provável que o mesmo esteja corrompido e será necessário encontrar outra forma de corrigir o problema.

Mas também se o aparelho estiver com o botão de diminuir o volume danificado também pode ocorrer esse travamento de tela.

Sendo assim, podemos concluir que em alguns casos é essencial procurar a ajuda de um profissional.

O que significa fastboot no xiaomi?

Pude observar que existe um número significativo de pessoas com dúvidas sobre o como tirar o fastboot do Xiaomi Redmi Note 8 e de outros aparelhos da empresa e também sobre o significado dessa palavra.

Fastboot xiaomi o que é? Ele basicamente permite alterar a estrutura das aplicações do sistema operacional, o que facilita realizar modificações. Digamos que você necessite desbloquear o celular Xiaomi ou instalar outra ROMs, esse modo pode ajudar nessa missão.

Mas como falamos no início do artigo, tenha cuidado. Não utilize sem ter certeza do que você está fazendo. Outra dica: Se o seu smartphone está perfeito e você acha que ele não necessita de modificações não tem porque usar.