Pular para o conteúdo
Livros em oferta

Gestão de projetos: 5 ferramentas que ajudam na produtividade

Gestão de projetos

Um dos maiores desafios das empresas de todos os portes é a gestão de projetos eficientes.

Felizmente, com a evolução da tecnologia, temos uma série de ferramentas que ajudam na produtividade individual e do time.

O problema é que, com tantas opções, fazer escolhas certeiras e funcionais pode ser um verdadeiro desafio.

Nesse sentido, conhecer quais são as ferramentas essenciais para ter uma gestão de projetos eficiente, que garanta o alto rendimento, faz toda a diferença!

5 ferramentas que ajudam na sua gestão de projetos

Conheça a seguir 5 ferramentas que toda empresa precisa conhecer, com opções pagas e gratuitas. Confira!

1. Kanbanize by Businessmap

Na lista de ferramentas essenciais de gestão de projetos, temos o Businessmap que dispõe de uma plataforma de software mais flexível, o que garante maior agilidade empresarial voltada a resultados.

A plataforma permite visualizar perfeitamente todos os projetos em curso num setor ou empresa, para que haja uma ligação realista entre o planejamento e a execução. Seu funcionamento é muito simples e intuitivo, permitindo que as tarefas sejam atualizadas conforme a equipe julgar necessária. Além disso, existem recursos de colaboração que permitem que mais profissionais utilizem simultaneamente.

Com a plataforma Buisnessmap você pode gerenciar projetos completos: desde o planejamento do cronograma, passando pelo registro do tempo dedicado, até a automatização de fluxos de trabalho com relatórios de desempenho.

É possível fazer um teste gratuito de 14 dias, o que lhe dá a oportunidade de conhecer a fundo o software e entender porque esta é uma das melhores ferramentas de gestão de projetos.

2. Google Drive

Para tornar uma empresa mais produtiva, é preciso usar as ferramentas certas. O que nem todo mundo sabe é que alguns desses recursos são bem acessíveis – como o Google Drive!

O Google Drive pode ser uma ferramenta útil para a gestão de projetos, especialmente quando combinado com outras ferramentas e recursos do ecossistema do Google Workspace (anteriormente conhecido como G Suíte).

Para começar, no Google Drive há um ótimo sistema de armazenamento e compartilhamento de documentos. Na prática, um time pode manter todos os arquivos importantes em um local centralizado, com configurações de acesso de acordo com o nível de cada usuário.

Além disso, esses documentos têm colaboração em tempo real e simultâneo. Sua ferramenta de pesquisa interna também é muito útil, ajudando a localizar rapidamente um registro. Vários dos recursos do Google Drive são gratuitos. Porém, é possível pagar para ter determinados acessos, em ferramentas mais completas ou com mais usuários atuando juntos.

3. Slack

O Slack é uma plataforma de comunicação empresarial que pode ser usada para facilitar a gestão de projetos.

Isso porque, o software permite a criação de canais dedicados a projetos, equipes ou tópicos específicos, onde membros da equipe podem compartilhar informações, discutir tarefas e compartilhar arquivos.

Um ponto positivo é que é possível integrar o Slack com ferramentas de terceiros, incluindo o Kanbanize by Businessmap, para gerenciar tarefas e prazos.

A comunicação em tempo real e a capacidade de pesquisar conversas anteriores tornam o Slack útil para manter todos os membros da equipe alinhados e atualizados sobre o progresso do projeto.

O Slack conta com versões pagas e gratuitas, e a escolha depende unicamente da quantidade de espaços que você quer ter dentro dele.

4. YouTrack

Você já ouviu falar em Scrum? Essa é uma metodologia de gestão de projetos que, assim como a implementação do método Lean, prevê um aumento na produtividade ao contar com etapas bem demarcadas.

Nesse sentido, uma ferramenta de gestão que traz o conceito do Scrum é o YouTrack, com foco em rastrear problemas de projetos.

O YouTrack oferece ainda recursos avançados de rastreamento de problemas, como quadros ágeis, planejamento de sprints, fluxos de trabalho personalizáveis e painéis de controle de acordo com as suas necessidades.

Apesar de ser bastante usado no mundo da TI, o YouTrack é uma escolha sólida para equipes de desenvolvimento de todas as áreas, que desejam uma solução abrangente para o gerenciamento de projetos e rastreamento de problemas.

O YouTrack possui planos gratuitos para até 10 usuários por equipe, mas também conta com versões mais completas e pagas.

5. Canva

Em um primeiro momento, você pode achar estranho o Canva estar na lista de ferramentas de gestão de projetos. Mas há uma explicação!

Não há nada pior para um time do que se dedicar em um projeto e não ver resultados. E a melhor maneira de demonstrar a evolução da equipe é por meio de recursos visuais.

Nesse sentido, o Canva possui uma série de templates de gráficos prontos, que podem ser personalizados de acordo com as suas necessidades.

Uma dica é sempre fazer um Canva com os destaques de um projeto quando ele for concluído ou atingir um marco específico. Isso vai trazer realismo para os profissionais, ajudando-os a entender como seus trabalhos individuais colaboram para o todo.

O Canva é bastante completo, mesmo na sua versão gratuita. Quem quer ter mais recursos pode considerar interessante pagar uma licença.

Gestão de projetos com tecnologia

A verdade é que gerenciar projetos é muito mais simples e funcional quando temos acesso à tecnologia. Não utilizar ferramentas do ramo é perder uma ajuda preciosa que pode impactar na sua produtividade.

Além disso, no contexto atual onde a presença digital é vital, compreender como fazer sua empresa crescer na internet se entrelaça com a gestão eficiente de projetos. Por isso, ao analisar a gestão de projetos da sua empresa, lembre-se de contar com softwares e plataformas – incluindo essas que listamos anteriormente.

Com certeza, com a escolha estratégica de ferramentas de gestão de projetos, você vai conseguir ter um time mais produtivo, focado e eficiente, pronto para enfrentar os desafios do ambiente online.