Pular para o conteúdo

O Telegram é o app de mensagens mais seguro? Demos uma olhada de perto

O Telegram é o app de mensagens mais seguro

O Telegram é um dos aplicativos de mensagens mais usados do Brasil, ficando atrás apenas de gigantes, como o WhatsApp. Com o sucesso vem os problemas e as polêmicas, o Telegram chegou perto de ser bloqueado no Brasil e algumas pessoas começaram a discutir se o aplicativo é realmente seguro.  

Neste artigo vamos discutir a segurança do Telegram de uma forma pouco convencional. Em vez de analisarmos apenas a questão técnica, vamos partir do ponto de vista geral, pensando nas coisas que podem interromper o funcionamento normal deste aplicativo. 

Dito isso, vamos analisar a segurança do Telegram de uma forma geral. 

Entendendo o que é segurança em um aplicativo de mensagens 

Quando se fala em segurança de aplicativos, as pessoas geralmente pensam na privacidade. Isso é bem importante, mas não é o único fator que você deve levar em conta. De qualquer forma, vamos começar falando sobre a privacidade neste aplicativo. 

O Telegram conta com alguns recursos que vão deixar as suas mensagens apenas entre você e o destinatário ou até mais além do que isso. Para começar, temos o chat secreto, uma opção que deixa certos chats ainda mais ocultos do que é comum nesse tipo de app. 

Também há o fato de que no Telegram você tem um controle enorme sobre as mensagens enviadas. Você pode apagar os chats que começou e inclusive, há a opção de apagar o chat para o destinatário. 

Também há a opção de apagar mensagens específicas, mas isso já é de praxe na maioria dos apps do tipo. Portanto, em termos de privacidade, podemos dizer que o Telegram está dentro da média. 

Agora, vamos falar sobre funcionamento. Afinal, o Telegram é um app confiável? Algo que você pode usar em momentos importantes? Ou seria um aplicativo que pode travar ou deixar de funcionar na hora que você mais precisa? 

Se você tem um smartphone decente, é provável que o aplicativo funcione perfeitamente sem problemas. Mas há fatores externos que podem impedir o Telegram de funcionar, por exemplo, problemas com a justiça brasileira.

Aumentando sua segurança e privacidade 

Agora que você sabe que um aplicativo não pode fazer muito pela sua segurança, há algumas práticas que você pode adotar que vão ajudar. Por exemplo, você pode usar bons fornecedores de VPN gratuitos, usar apps que bloqueiam cookies, ter um email separado para se cadastrar em sites pequenos, coisas como newsletters e etc. Essas atitudes vão impedir que terceiros recolham informações suas. 

As alternativas 

Não podemos negar que o WhatsApp é a principal alternativa ao Telegram. Sobre a segurança, o WhatsApp está sujeito aos mesmos problemas que o Telegram pode enfrentar, especialmente no que diz respeito aos bloqueios no Brasil. 

O WhatsApp já foi bloqueado no Brasil e o mesmo já aconteceu com o Telegram em 2022. A história do bloqueio do Telegram é muito grande e assunto para outro artigo, mas já adiantamos que a empresa pretende cumprir com as solicitações da justiça brasileira, o que evitaria um novo bloqueio, mas há chances de que isso aconteça novamente. 

Entretanto, é notável que o Telegram se esforçou mais para garantir a privacidade dos seus usuários, pelo menos em termos de funcionalidades. O Telegram oferece recursos especiais, como a possibilidade de apagar uma conversa inteira de uma vez só mesmo no celular do destinatário. Mas, há um detalhe importante… 

O funcionamento básico do Telegram 

O Telegram armazena as mensagens em seus servidores. Tais mensagens são protegidas por criptografia. O WhatsApp, por sua vez, armazena as mensagens nos dispositivos dos usuários apenas.  

Sendo assim, mesmo considerando que é quase impossível quebrar a criptografia do Telegram, o WhatsApp é ainda mais seguro em termos de privacidade. 

O Telegram é seguro? 

A verdade é que tanto o WhatsApp quanto o Telegram são aplicativos bem seguros. Se você realmente está preocupado com a sua segurança e privacidade, a ponto de ter medo de usar aplicativos como o WhatsApp ou Telegram, é hora de tomar uma postura mais proativa. 

Estamos falando de começar a estudar segurança e tecnologia da informação, passar a usar aplicativos específicos e etc. 

Há inúmeras formas de proteger a si mesmo e a sua comunicação, mas para ter mais segurança do que os apps convencionais podem oferecer, será necessário bastante esforço da sua parte.