Português Para o Enem

Português Para o Enem – Como Estudar Essa Matéria

Compartilhe

Estudar o Português para o Enem de forma organizada e ter conhecimento de sua aplicação são fatores essenciais para sua aprovação. Nesse post passarei estratégias de como estudar a matéria de língua portuguesa, assim como ensinarei maneiras sábias de como estudar as questões Enem. Fique com agente até o fim dessa postagem e conheça as questões que caem no Enem e como são aplicadas.

 

Leia Também: 

Melhor curso de língua portuguesa

Como Fazer Uma Redação Para o Enem [NOTA MIL]

 

Dominar a língua portuguesa, seja em concurso público, exame da ordem, vestibular é de extrema  importância. No ENEM não é diferente, para ir bem no Exame Nacional do Ensino Médio, você terá que dominar a língua portuguesa e sabe-la aplicar na prova. Lembre-se a redação é a unica prova que vale 1000 pontos e para redigir uma boa redação, será necessário ter bom domínio do português e da linguagem culta. Uma dica importante é: se você está estudando muito as outras matérias, estude mais ainda o português para o Enem, pois essa matéria será a chave para que alcance uma boa nota final.

melhor curso de portugues

 

Português Para o Enem – Quais assuntos estudar?

Para você ir bem nas provas do Enem será preciso que você saiba quais assuntos são priorizados e como são aplicados. Logo abaixo iremos mostrar quais os assuntos de língua portuguesa mais caem nas provas do Enem e destacar sua importância.

  1. Figuras de linguagem: Estude as figuras de linguagem e sempre fique atento para suas nuanças. Elas sempre esteve nas provas do Enem. Lembre-se que mandar bem nesse assunto é fundamental para sua aprovação.
  2. interpretação de texto: A interpretação de texto está presente em todas as áreas de conhecimento na prova do Enem. Se o aluno não tiver domínio dessa matéria, certamente fará uma prova ruim. Agora que você sabe disso estude bastante.
  3. Gênero textual: O gênero textual pode ser (carta, currículo, quadrinhos, conto, novela, editorial, crônica, dentre tantos outros). Saber classificar os gêneros textuais é importante pois é um assunto recorrente. O Enem quer saber se realmente você é capaz de identificar o gênero textual, suas principais características e seus efeitos sobre a linguagem.
  4. Gramática: Essa é a matéria que determina o uso da nossa linguagem. Estudar bastante te dará a certeza de uma boa prova e uma redação com muito mais sentido.  

  5. linguística: linguística é a área de estudo da linguagem como ciência. Devido a fatores sociais e regionais, a linguagem falada no Brasil possui pequenas variações. Além disso nós brasileiros convivemos com maus hábitos, onde as vezes ouvimos e valamos palavras mau formuladas, sem contar com os “atalhos gramaticais” gerados pelo uso das redes sociais. Sendo assim, o estudo da norma culta é de extrema necessidade para mandar bem na prova do Enem.
  6. Literatura: Não se esqueça dos gêneros literários (romantismo, arcadismo, dentre outros). Estude para não te pegar de surpresa na prova do Enem. 

 

Questões Enem

Além de estudar muito, uma das melhores formas de ter um bom desempenho nas provas do Enem é fazendo questões. Para ajudar no seu preparo, deixamos logo abaixo um link onde será possível baixar provas do Enem de anos anteriores, com seus gabaritos. As questões Enem são bem elaborada, sempre com novidades, mesmo assim, fazer provas anteriores poderá te ajudar muito.

No link abaixo será possível Baixar Prova e gabarito Enem, de 2009 até 2016 !

Prova e gabarito enem

 

Curso Português Prático

Fazer um bom curso de língua portuguesa poderá te deixar dois passos na frente de seus concorrente. A importância de fazer o curso “português prático” tem dois fatores principais, o primeiro é que ele servirá tanto para o Enem assim como para concursos e vestibulares; o segundo é que ele é um diferencial, pois a didática aplicada, é diferente daquelas “decorebas” que passamos a vida inteira tentando estudar na escola. Este curso é online e as aulas são em vídeos, podendo ao aluno assistir quantas vezes quiser.

Neste curso você aprenderá a fonética, morfologia, sintaxe, a parte extra da matéria e muito mais. Você aprenderá o português em vez de decorá-lo. Para entender melhor, veja no site oficial do curso português prático no banner abaixo.

português prático

 

O Português Para o Enem, poderá ser prazeroso, se bem programado. Organize sempre os horários, nunca estude além do seu limite de forma que sobrecarregue sua mente, isso não dará resultados. Procure estudar métodos com boa didática  e de maneira eficiente. Tenha seu material de estudo bem organizado, faça bastante questões e não se esqueça de descansar o suficiente.

Peço a você que compartilhe este post, para que mais pessoas possam se preparar para o Enem. Também ative o sininho, para que fique sabendo de cada nova postagem  do nosso site. Como forma de gratidão, deixe seu comentário!

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *