Pular para o conteúdo

Principais tecnologias usadas no ensino a distância

O ensino a distância tem sido cada vez mais ampliado e difundido, principalmente devido a sua praticidade de poder ser realizado em qualquer lugar. Além de ser ideal para aqueles que não possuem tempo para se deslocar fisicamente para uma instituição.

Mas a educação a distância só existe por meio das inúmeras ferramentas tecnológicas utilizadas. Essas ferramentas têm proporcionado melhorias e permitido que os gestores melhorem todo o processo de aprendizagem.

O EAD é uma grande realidade e permitiu que o acesso à educação fosse ampliado, contribuindo para que milhares de estudantes tivessem um contato maior com o conhecimento.

Para aqueles que se interessam pelo assunto, este artigo traz as principais e mais importantes ferramentas tecnológicas utilizadas pelo ensino à distância.

Qual a importância da tecnologia para o Ensino a distância?

Sem a tecnologia não é possível existir o ensino a distância. Pois sem ela não há como realizar uma conexão entre o professor e aluno. Além disso, já existe a Matrícula Fácil, uma ótima ferramenta que fascilita na hora de buscar por uma vaga em instituições pelo país.

Isso tudo tem impactado grandiosamente a educação, pois trouxe conhecimento a pessoas que encontravam dificuldades no ensino presencial, muitas vezes pela distância, falta de tempo e até mesmo pelo acesso financeiro.

Um curso a distância possui um custo financeiro menor, possibilitando o acesso de muitos brasileiros.

O ensino a distância proporciona mais autonomia ao aluno e possibilita que ele aprenda a buscar mais conhecimento e informação por conta própria. Além disso, permite uma troca de experiência entre todas as pessoas envolvidas no processo, ou seja, professores, alunos, tutores e até gestores.

Alunos que possuem tempo escasso encontram benefícios importantes na educação a distância. Essa modalidade permite que o aluno encaixe o estudo em qualquer intervalo de tempo. Não existe um horário fixo para consultar seu material, rever as aulas e até mesmo enviar dúvidas para o tutor, visto que este poderá responder a dúvida posteriormente.

E para que tudo isso aconteça é necessário apenas uma coisa: a tecnologia da internet. É ela quem permite o acesso às disciplinas e essa interação com a equipe.

E para que essa conexão e interação seja a melhor possível existem algumas ferramentas fundamentais nesse processo. Conheça agora algumas delas.

Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Ambientes Virtuais de Aprendizagem

O Ambiente Virtual de Aprendizagem é o local onde o aluno acessa todo o conteúdo referente ao curso que está fazendo. Lá, ele tem acesso a diversos formatos de conteúdo, por exemplo, vídeos, apostilas, questionários, áudios,  fóruns de debates, as mensagens de gestores e tutores. Esse ambiente é a plataforma oficial do ensino. 

Além disso, dentro da plataforma, o aluno costuma acessar dados e conteúdo administrativo, como boletos, certificados, declarações, entre outros.

  • Aulas em vídeo

A tecnologia com seus avanços áudio visuais revolucionou a maneira de ensinar e aprender. Percebemos que, mesmo antes da pandemia, o consumo de vídeos na internet para o aprendizado já era grande. Porém com o isolamento social esse número cresceu ainda mais.

A apresentação dos conteúdos é geralmente feita por meio de vídeos. Normalmente, eles são gravados e disponibilizados na plataforma para que o aluno tenha o acesso quando e quantas vezes quiser.

É um formato bem dinâmico, pois permite que o instrutor apresente slides ou outra ferramenta que favoreça o processo de aprendizagem. Isso aproxima muito do formato presencial.

  • Recursos bibliográficos

Os recursos bibliográficos também são essenciais ao ensino a distância e melhoram a experiência do aprendizado.

Além de apostilas com conteúdo escrito por profissionais do próprio curso, costumam ser utilizados livros de autores da área, assim como revistas, artigos e legislações pertinentes ao assunto.

O aluno pode realizar o download desse material e acessar em seu computador, tablet ou celular quando quiser.

Esse material também possibilita a realização de exercícios e avaliações.

  • Micro Learning

Por meio desse método de ensino, a instituição pode dividir todo o conteúdo mais complexo dos cursos em partes menores e concentradas, sendo possível ter várias formas de apresentação. Ou seja, o conteúdo é transmitido em pequenas doses.

Conforme estudos, percebeu-se que os alunos aprendem melhor em espaços de tempo menores e por meio de vários formatos, como animações, vídeos, podcasts, infográficos, pequenos artigos, entre outros.

  • Fóruns e chats

Com essas duas ferramentas é possível estreitar o relacionamento entre tutor e alunos, professor e alunos e entre alunos e alunos. Através deles, a instituição poderá promover conversas que esclareçam dúvidas ou discussões em grupo sobre determinado tema que permitam trazer diferentes opiniões e assim levar a reflexão.

Geralmente, todas essas conversas ficam arquivadas e são disponibilizadas para que todos tenham acesso quando desejarem.

  • Palestras online

Além do formato de vídeo gravado, é possível disponibilizar palestras ao vivo. Elas complementam o conteúdo dos estudos.

Essas palestras podem tratar de variados temas e permitem uma participação de todos os convidados, aumentando assim a interação entre os convidados e palestrante.

Esse recurso atrai bastante os estudantes, atingindo sempre a um grande número de espectadores.

Equipamentos que facilitam o ensino a distância

Para que haja um um bom aprendizado é necessário que, além do ambiente ser adequado, tenha alguns recursos para dar suporte aos estudos. Sabendo disso, preparamos uma lista dos principais itens para um bom ambiente de estudo a distância.

  1. Computador ou notebook: Sem dúvida, essas duas ferramentas são as grandes aliadas de um estudo produtivo e com maior interatividade. O estudante precisa optar por um deles: o poder de processamento dos desktops ou pela mobilidade dos notebooks.
  2. Dispositivos móveis: os smartphones e tablets também são fortes aliados dos estudos. Eles são práticos e bem mais simples para ser utilizados em qualquer ambiente.
  3. Softwares: Estudantes que desejam bons resultados, podem aproveitar da diversidade de programas e aplicativos que facilitam os estudos.
  4. Fone de ouvido: É importante ter, mesmo que um fone de ouvido barato. Ele pode ser um forte aliado, para um estudo concentrado e produtivo. Ele serve tanto para melhor concentração nas aulas online, assim como para utilizar em técnicas de textos em áudio.
  5. Mesa de escritório: Ter uma mesa apropriada, para comportar os materiais de estudos, vai deixar tudo mais aconchegante e prático.
  6. Cadeira confortável: Se possível, adquira uma cadeira que tenha certo conforto. Assim poderá prevenir de dores nas costas que prejudica o aprendizado.

Conclusão

É importante que os gestores de ensino a distância estejam antenados e atualizados quanto às tendências de ferramentas para EAD. Isso permite que a instituição ofereça o que há de mais atual e propicie uma experiência de aprendizado mais dinâmica e eficaz. Quanto mais ferramentas forem utilizadas, maior serão os benefícios, tanto para os alunos, quanto para os professores.