Pular para o conteúdo
Livros em oferta

Qual a origem da cerveja?

Qual a origem da cerveja

Alguma vez você se questionou qual a origem da cerveja?

Poucos conhecem a história dessa que é uma das bebidas mais populares do mundo e muito amada pelos brasileiros.

A verdade é que a história de uma das melhores bebidas começou há pelo menos 10 mil anos atrás. Nesse tempo o homem passava por mudança nos hábitos: passou a morar de forma fixa e deixou a vida nômade para trás.

A partir de agora, nós iremos mostrar para você qual a origem da cerveja até o momento em que ela se popularizou com as grandes produções. Vamos lá!

Como surgiu a cerveja no mundo: a história começa há 10 mil anos

Muitas pessoas desejam saber quando surgiu a cerveja, na a verdade a história da cerveja, como dissemos, começa há milhares de anos, mais de 10 mil anos atrás.

Outro ponto interessante é que descobriram a bebida meio que por acaso, durante o processo de fermentação do trigo.

Inicialmente, produziram a bebida alcoólica em pequena escala, mas com o tempo, os padeiros começaram a produzir maiores quantidades da bebida.

Eles foram os responsáveis devido à natureza de todos os ingredientes usados na produção da cerveja, que eram os mesmos que eles usavam no dia a dia em seus trabalhos. Para produzir a cerveja, eram usados grãos de cereais e as leveduras!

Começava a produção deixando a cevada de molho até germinar, depois moíam-na de forma grosseira, moldavam no formato de bolo e adicionavam as leveduras.

Os produtores faziam bolos de cereais, assavam-nos parcialmente e os desfaziam, colocando-os diretamente em jarras com água até fermentar.

Em qual região começou a produção da cerveja

Na verdade, a maioria das evidências demonstram hoje que a origem da cerveja foi na região da antiga Mesopotâmia.

Nessa região, a cevada crescia em estado selvagem e era utilizada na produção da bebida. Os primeiros a colocar isso em prática para realmente fabricar a cerveja foram os sumérios.

Esse povo mesopotâmico produzia a cerveja para consumo há mais ou menos 6 mil anos, mas como explicamos anteriormente, tudo começou de maneira acidental.

Os sumérios costumavam-se “se alegrar” tomando uma bebida fermentada, e depois que a cerveja tornou-se uma bebida conhecida e com fabricação direcionada, quase 40% de todos cereais produzidos iam para as cervejarias.

Entretanto, os egípcios logo aprenderam também a arte da fabricação da cerveja. E nos próximos mil anos foram os responsáveis por carregar a tradição da bebida, que passou a fazer parte do dia a dia deles.

Porém, a cerveja daquela época era muito diferente da bebida que nós tomamos atualmente, pois era mais escura e mais forte.

Além disso, eles tomavam a bebida como uma forma de substituir a água, que ficava sujeita aos mais variados tipos de contaminação e poderia gerar doenças.

O que podemos afirmar de fato é que a base da cerveja daquela época, há milhares de anos, ainda é a mesma de hoje.

A expansão da cerveja com o Império Romano

Foi com o Império Romano que as cervejas tornaram-se de fato conhecidas em todos os lugares do mundo.

Aliás, foi na época do imperador Júlio Cesar que a cerveja passou a ser parte da vida dos britânicos, pois até aquela época, o povo tomava apenas licor de mel e leite.

Além disso, os romanos levaram também a cerveja até a Gália, atual França. E nessa época ela ganhou o nome latino pelo qual conhecemos hoje (na época, era chamada de “cerevisia”, uma homenagem a Cesar).

Já na época da idade média, foram os conventos que passaram a fabricar a cerveja e ela deixou de ser então uma atividade familiar.

Nos próximos séculos (entre o século 7 e 9), passaram a surgir os chamados artesãos cervejeiros, que produziam a cerveja nos mosteiros, nas abadias ou para os grandes senhores.

Ainda que até o século 11 ainda tivesse o monopólio da fabricação de cervejas os conventos, com os monges conservando e aperfeiçoando a técnica, logo isso mudou.

A bebida tornou-se cada vez mais consumida e, então, os artesãos de cada cidade começaram a produzir cervejas, fazendo com que rapidamente as autoridades se preocupassem com o hábito de beber cerveja da população.

Conclusão: como surgiu a cerveja

Como você pode ver aqui, a origem da cerveja é um marco que nem todos conhecem, mas ela tem uma história bem interessante, em especial porque ela surgiu por acaso. 

Neste texto, mostramos a você como a cerveja surgiu desde os seus primórdios até os dias em que elas passaram a se tornar populares entre o povo, quando os artesãos das cidades passaram a produzir a bebida em larga escala.

Para saber mais sobre o que é lúpulo da cerveja, clique aqui!

O que achou do conteúdo de hoje sobre qual a origem da cerveja?