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Tendências de Marketing B2B em 2023

Tendências de Marketing B2B

Olá leitores do site Fredson Santana! Preparamos este artigo repleto de informações relevantes sobre as tendências de Marketing B2B em 2023. Venha conosco e descubra o que esperar do mercado, diante de um cenário em constante evolução e desafios.

É preciso saber que os profissionais precisam estar atentos a cada movimento do mercado e adquirir habilidades suficientes para encarar os processos necessários para uma nova realidade.

Ou seja, é importante se adequar às novas tendências e utilizar as ferramentas e estratégias necessárias, a fim de entender melhor o perfil do seu público alvo e por fim encarar as necessidades e prioridades dos consumidores.

Nesse sentido, quando o marketing é bem elaborado, aumentam as chances da empresa conseguir se destacar e até fechar bons negócios comerciais.

O que é Marketing B2B

Marketing B2B ou (Business to Business) que traduzido para o português significa “de empresa para empresa”, é uma estratégia de marketing que diversas empresas utilizam para conseguir vender os seus produtos para outras empresas. 

Esse tipo de marketing é muito usado por indústrias e empresas que produzem produtos ou oferecem serviços específicos, para atender a outras empresas. No entanto, o grande desafio disso tudo é justamente construir autoridade e adquirir a confiança dentro desse mercado.

Tendências de Marketing B2B para 2023

Sabemos que o mundo está em constante mudanças e evolução. O marketing B2B também caminha nesse sentido. Então, confira as principais tendências para o ano de 2023!  

1 – Adequação aos Updates do Google será uma das principais prioridades

Sabemos que as estratégias online são fatores importantes no Marketing B2B. Diante disso, não podemos negligenciar as novas atualizações do Google que certamente vão impactar muito em 2023. 

No ano de 2022, o Google lançou uma série de atualizações que visam priorizar a qualidade, confiabilidade, autoridade, segurança e outros aspectos. 

Com isso, sites e projetos mal elaborados, vulneráveis e sem qualquer domínio do assunto certamente vai sofrer um grande impacto. 

Conforme sugestão do Google, é necessário um certificado SSL, afinal já sabemos há muito tempo que ter um certificado SSL é essencial para a segurança dos visitantes, hoje isso é um fator de ranqueamento. No entanto, não é necessário optar pelo custo mais alto de um certificado SSL. O proprietário de um site deve tentar um certificado SSL barato que forneça criptografia moderna.

Além disso, atualmente os conteúdos produzidos já podem ser entendidos como de confiança ou não por parte dos algoritmos de pesquisa. Dessa forma, textos artificiais e práticas de SPAM não terão mais resultados.

Portanto, além de todo profissionalismo e estratégias, busque também entender que a originalidade e confiança vão ser fatores importantes para alcançar o seu público alvo de forma orgânica.

2- Growth Hacking

O growth hacking é uma das formas de acelerar o crescimento da empresa de forma rápida, se aplicar corretamente as estratégias.

Os métodos baseiam-se em dados e métricas para tomar decisões nas estratégias, eles são a base do growth.

Ao aplicar um framework de growth hacking hacking na sua estratégia de marketing, você terá uma visão mais assertiva e orientada para os resultados, testando e otimizando continuamente suas campanhas.

Rapidamente (em até 3 meses) será identificado o que funciona e o que não funciona, sendo assim, sua atenção e esforços será sempre direcionada para as estratégias e canais que estão dando retorno.

Defina qual seu objetivo, escolha qual framework se encaixa em seu nicho, monte suas campanhas e tenha ferramentas de análise de dados para entender o comportamento do usuário dentro de sua estratégia.

Ao aplicar uma estratégia de growth hacking, você estará trabalhando diretamente com números e estatisticas. “Matemarketing” e dados estatísticos é uma das melhores táticas para grandes campanhas de marketing atualmente.

3 – Inteligência Artificial 

A inteligência artificial (IA) caminha em passos largos. No último ano, vimos uma grande tendência da sua utilização por parte das grandes empresas: seja para facilitar o entendimento de alguns processos comerciais, para interagir com o consumidor e até para munir o profissional de informações em tempo recorde.  

Dessa forma, é importante saber que essa é uma realidade que certamente vai alcançar as empresas menores que visam uma análise de dados mais precisa e a desburocratização nos processos de vendas.

4 – Novos canais para gerar leads

Antigamente, os leads B2B eram adquiridos exclusivamente de forma presencial. Porém, isso se tornou coisa do passado. Sabemos que em alguns casos é importante a visita presencial, mas boa parte dos leads podem ser gerados através da web.

No entanto, é preciso que os profissionais busquem diversificar os canais de divulgação, a fim de aumentar a base. 

As redes sociais são essenciais na construção de leads qualificados, elas possibilitam uma diversidade de opções e estratégias diversas. 

Boa parte das redes sociais possuem ferramentas capazes de fazer uma segmentação mais direcionada ao público alvo.

Outro aspecto interessante é a utilização de um blog nessa estratégia. Nele é possível disponibilizar conteúdos que tirem dúvidas ou com informações e ao mesmo tempo captar leads altamente qualificados. 

5 – Conteúdos em vídeos 

Sabemos que todos os tipos de formatos fazem parte de uma boa estratégia de marketing. Além disso, eles são os melhores investimentos que uma empresa pode fazer.

Desse modo, é importante dar uma atenção especial para os conteúdos em vídeos. Afinal, eles devem fazer parte de uma boa estratégia de Marketing B2B. Esse formato já é usado, mas deve ganhar mais força ainda em 2023.

Vale destacar que possivelmente deve haver um crescimento nos formatos de vídeos curtos. Mas também é esperado um aumento significativo desse formato nas plataformas como Instagram e YouTube.

Existem diversas formas de produzir esses conteúdos em vídeos, seja através de dicas, vídeos explicando sobre o produto, entrevistas, webinars e outros.