TendĂȘncias de Marketing B2B em 2023
OlĂĄ leitores do site Fredson Santana! Preparamos este artigo repleto de informaçÔes relevantes sobre as tendĂȘncias de Marketing B2B em 2023. Venha conosco e descubra o que esperar do mercado, diante de um cenĂĄrio em constante evolução e desafios.
Ă preciso saber que os profissionais precisam estar atentos a cada movimento do mercado e adquirir habilidades suficientes para encarar os processos necessĂĄrios para uma nova realidade.
Ou seja, Ă© importante se adequar Ă s novas tendĂȘncias e utilizar as ferramentas e estratĂ©gias necessĂĄrias, a fim de entender melhor o perfil do seu pĂșblico alvo e por fim encarar as necessidades e prioridades dos consumidores.
Nesse sentido, quando o marketing é bem elaborado, aumentam as chances da empresa conseguir se destacar e até fechar bons negócios comerciais.
O que Ă© Marketing B2B
Marketing B2B ou (Business to Business) que traduzido para o portuguĂȘs significa “de empresa para empresa”, Ă© uma estratĂ©gia de marketing que diversas empresas utilizam para conseguir vender os seus produtos para outras empresas.
Esse tipo de marketing Ă© muito usado por indĂșstrias e empresas que produzem produtos ou oferecem serviços especĂficos, para atender a outras empresas. No entanto, o grande desafio disso tudo Ă© justamente construir autoridade e adquirir a confiança dentro desse mercado.
TendĂȘncias de Marketing B2B para 2023
Sabemos que o mundo estĂĄ em constante mudanças e evolução. O marketing B2B tambĂ©m caminha nesse sentido. EntĂŁo, confira as principais tendĂȘncias para o ano de 2023!
1 – Adequação aos Updates do Google serĂĄ uma das principais prioridades
Sabemos que as estratégias online são fatores importantes no Marketing B2B. Diante disso, não podemos negligenciar as novas atualizaçÔes do Google que certamente vão impactar muito em 2023.
No ano de 2022, o Google lançou uma série de atualizaçÔes que visam priorizar a qualidade, confiabilidade, autoridade, segurança e outros aspectos.
Com isso, sites e projetos mal elaborados, vulnerĂĄveis e sem qualquer domĂnio do assunto certamente vai sofrer um grande impacto.
Conforme sugestão do Google, é necessårio um certificado SSL, afinal jå sabemos hå muito tempo que ter um certificado SSL é essencial para a segurança dos visitantes, hoje isso é um fator de ranqueamento. No entanto, não é necessårio optar pelo custo mais alto de um certificado SSL. O proprietårio de um site deve tentar um certificado SSL barato que forneça criptografia moderna.
AlĂ©m disso, atualmente os conteĂșdos produzidos jĂĄ podem ser entendidos como de confiança ou nĂŁo por parte dos algoritmos de pesquisa. Dessa forma, textos artificiais e prĂĄticas de SPAM nĂŁo terĂŁo mais resultados.
Portanto, alĂ©m de todo profissionalismo e estratĂ©gias, busque tambĂ©m entender que a originalidade e confiança vĂŁo ser fatores importantes para alcançar o seu pĂșblico alvo de forma orgĂąnica.
2- Growth Hacking
O growth hacking é uma das formas de acelerar o crescimento da empresa de forma råpida, se aplicar corretamente as estratégias.
Os métodos baseiam-se em dados e métricas para tomar decisÔes nas estratégias, eles são a base do growth.
Ao aplicar um framework de growth hacking hacking na sua estratĂ©gia de marketing, vocĂȘ terĂĄ uma visĂŁo mais assertiva e orientada para os resultados, testando e otimizando continuamente suas campanhas.
Rapidamente (em até 3 meses) serå identificado o que funciona e o que não funciona, sendo assim, sua atenção e esforços serå sempre direcionada para as estratégias e canais que estão dando retorno.
Defina qual seu objetivo, escolha qual framework se encaixa em seu nicho, monte suas campanhas e tenha ferramentas de anålise de dados para entender o comportamento do usuårio dentro de sua estratégia.
Ao aplicar uma estratĂ©gia de growth hacking, vocĂȘ estarĂĄ trabalhando diretamente com nĂșmeros e estatisticas. âMatemarketingâ e dados estatĂsticos Ă© uma das melhores tĂĄticas para grandes campanhas de marketing atualmente.
3 – InteligĂȘncia Artificial
A inteligĂȘncia artificial (IA) caminha em passos largos. No Ășltimo ano, vimos uma grande tendĂȘncia da sua utilização por parte das grandes empresas: seja para facilitar o entendimento de alguns processos comerciais, para interagir com o consumidor e atĂ© para munir o profissional de informaçÔes em tempo recorde.
Dessa forma, é importante saber que essa é uma realidade que certamente vai alcançar as empresas menores que visam uma anålise de dados mais precisa e a desburocratização nos processos de vendas.
4 – Novos canais para gerar leads
Antigamente, os leads B2B eram adquiridos exclusivamente de forma presencial. Porém, isso se tornou coisa do passado. Sabemos que em alguns casos é importante a visita presencial, mas boa parte dos leads podem ser gerados através da web.
No entanto, é preciso que os profissionais busquem diversificar os canais de divulgação, a fim de aumentar a base.
As redes sociais sĂŁo essenciais na construção de leads qualificados, elas possibilitam uma diversidade de opçÔes e estratĂ©gias diversas.Â
Boa parte das redes sociais possuem ferramentas capazes de fazer uma segmentação mais direcionada ao pĂșblico alvo.
Outro aspecto interessante Ă© a utilização de um blog nessa estratĂ©gia. Nele Ă© possĂvel disponibilizar conteĂșdos que tirem dĂșvidas ou com informaçÔes e ao mesmo tempo captar leads altamente qualificados.
5 – ConteĂșdos em vĂdeos
Sabemos que todos os tipos de formatos fazem parte de uma boa estratégia de marketing. Além disso, eles são os melhores investimentos que uma empresa pode fazer.
Desse modo, Ă© importante dar uma atenção especial para os conteĂșdos em vĂdeos. Afinal, eles devem fazer parte de uma boa estratĂ©gia de Marketing B2B. Esse formato jĂĄ Ă© usado, mas deve ganhar mais força ainda em 2023.
Vale destacar que possivelmente deve haver um crescimento nos formatos de vĂdeos curtos. Mas tambĂ©m Ă© esperado um aumento significativo desse formato nas plataformas como Instagram e YouTube.
Existem diversas formas de produzir esses conteĂșdos em vĂdeos, seja atravĂ©s de dicas, vĂdeos explicando sobre o produto, entrevistas, webinars e outros.