Banner Amazon

TendĂȘncias de Marketing B2B em 2023

🕒 7 minutos de leitura.
Acessibilidade:

OlĂĄ leitores do site Fredson Santana! Preparamos este artigo repleto de informaçÔes relevantes sobre as tendĂȘncias de Marketing B2B em 2023. Venha conosco e descubra o que esperar do mercado, diante de um cenĂĄrio em constante evolução e desafios.

É preciso saber que os profissionais precisam estar atentos a cada movimento do mercado e adquirir habilidades suficientes para encarar os processos necessários para uma nova realidade.

Ou seja, Ă© importante se adequar Ă s novas tendĂȘncias e utilizar as ferramentas e estratĂ©gias necessĂĄrias, a fim de entender melhor o perfil do seu pĂșblico alvo e por fim encarar as necessidades e prioridades dos consumidores.

Nesse sentido, quando o marketing é bem elaborado, aumentam as chances da empresa conseguir se destacar e até fechar bons negócios comerciais.

O que Ă© Marketing B2B

Marketing B2B ou (Business to Business) que traduzido para o portuguĂȘs significa “de empresa para empresa”, Ă© uma estratĂ©gia de marketing que diversas empresas utilizam para conseguir vender os seus produtos para outras empresas. 

Esse tipo de marketing Ă© muito usado por indĂșstrias e empresas que produzem produtos ou oferecem serviços especĂ­ficos, para atender a outras empresas. No entanto, o grande desafio disso tudo Ă© justamente construir autoridade e adquirir a confiança dentro desse mercado.

TendĂȘncias de Marketing B2B para 2023

Sabemos que o mundo estĂĄ em constante mudanças e evolução. O marketing B2B tambĂ©m caminha nesse sentido. EntĂŁo, confira as principais tendĂȘncias para o ano de 2023!  

1 – Adequação aos Updates do Google serĂĄ uma das principais prioridades

Sabemos que as estratĂ©gias online sĂŁo fatores importantes no Marketing B2B. Diante disso, nĂŁo podemos negligenciar as novas atualizaçÔes do Google que certamente vĂŁo impactar muito em 2023. 

No ano de 2022, o Google lançou uma sĂ©rie de atualizaçÔes que visam priorizar a qualidade, confiabilidade, autoridade, segurança e outros aspectos. 

Com isso, sites e projetos mal elaborados, vulnerĂĄveis e sem qualquer domĂ­nio do assunto certamente vai sofrer um grande impacto. 

Conforme sugestão do Google, é necessårio um certificado SSL, afinal jå sabemos hå muito tempo que ter um certificado SSL é essencial para a segurança dos visitantes, hoje isso é um fator de ranqueamento. No entanto, não é necessårio optar pelo custo mais alto de um certificado SSL. O proprietårio de um site deve tentar um certificado SSL barato que forneça criptografia moderna.

AlĂ©m disso, atualmente os conteĂșdos produzidos jĂĄ podem ser entendidos como de confiança ou nĂŁo por parte dos algoritmos de pesquisa. Dessa forma, textos artificiais e prĂĄticas de SPAM nĂŁo terĂŁo mais resultados.

Portanto, alĂ©m de todo profissionalismo e estratĂ©gias, busque tambĂ©m entender que a originalidade e confiança vĂŁo ser fatores importantes para alcançar o seu pĂșblico alvo de forma orgĂąnica.

2- Growth Hacking

O growth hacking é uma das formas de acelerar o crescimento da empresa de forma råpida, se aplicar corretamente as estratégias.

Os métodos baseiam-se em dados e métricas para tomar decisÔes nas estratégias, eles são a base do growth.

Ao aplicar um framework de growth hacking hacking na sua estratĂ©gia de marketing, vocĂȘ terĂĄ uma visĂŁo mais assertiva e orientada para os resultados, testando e otimizando continuamente suas campanhas.

Rapidamente (em até 3 meses) serå identificado o que funciona e o que não funciona, sendo assim, sua atenção e esforços serå sempre direcionada para as estratégias e canais que estão dando retorno.

Defina qual seu objetivo, escolha qual framework se encaixa em seu nicho, monte suas campanhas e tenha ferramentas de anålise de dados para entender o comportamento do usuårio dentro de sua estratégia.

Ao aplicar uma estratĂ©gia de growth hacking, vocĂȘ estarĂĄ trabalhando diretamente com nĂșmeros e estatisticas. “Matemarketing” e dados estatĂ­sticos Ă© uma das melhores tĂĄticas para grandes campanhas de marketing atualmente.

3 – InteligĂȘncia Artificial 

A inteligĂȘncia artificial (IA) caminha em passos largos. No Ășltimo ano, vimos uma grande tendĂȘncia da sua utilização por parte das grandes empresas: seja para facilitar o entendimento de alguns processos comerciais, para interagir com o consumidor e atĂ© para munir o profissional de informaçÔes em tempo recorde.  

Dessa forma, é importante saber que essa é uma realidade que certamente vai alcançar as empresas menores que visam uma anålise de dados mais precisa e a desburocratização nos processos de vendas.

4 – Novos canais para gerar leads

Antigamente, os leads B2B eram adquiridos exclusivamente de forma presencial. Porém, isso se tornou coisa do passado. Sabemos que em alguns casos é importante a visita presencial, mas boa parte dos leads podem ser gerados através da web.

No entanto, Ă© preciso que os profissionais busquem diversificar os canais de divulgação, a fim de aumentar a base. 

As redes sociais são essenciais na construção de leads qualificados, elas possibilitam uma diversidade de opçÔes e estratégias diversas. 

Boa parte das redes sociais possuem ferramentas capazes de fazer uma segmentação mais direcionada ao pĂșblico alvo.

Outro aspecto interessante Ă© a utilização de um blog nessa estratĂ©gia. Nele Ă© possĂ­vel disponibilizar conteĂșdos que tirem dĂșvidas ou com informaçÔes e ao mesmo tempo captar leads altamente qualificados. 

5 – ConteĂșdos em vĂ­deos 

Sabemos que todos os tipos de formatos fazem parte de uma boa estratégia de marketing. Além disso, eles são os melhores investimentos que uma empresa pode fazer.

Desse modo, Ă© importante dar uma atenção especial para os conteĂșdos em vĂ­deos. Afinal, eles devem fazer parte de uma boa estratĂ©gia de Marketing B2B. Esse formato jĂĄ Ă© usado, mas deve ganhar mais força ainda em 2023.

Vale destacar que possivelmente deve haver um crescimento nos formatos de vídeos curtos. Mas também é esperado um aumento significativo desse formato nas plataformas como Instagram e YouTube.

Existem diversas formas de produzir esses conteĂșdos em vĂ­deos, seja atravĂ©s de dicas, vĂ­deos explicando sobre o produto, entrevistas, webinars e outros.

Autor: Fredson Santana

Mim chamo Fredson Santana, sou fascinado por tecnologia e amo escrever sobre as novidades do mundo dos smartphones, computadores e redes sociais. Também sou YouTuber, sendo que gravo vídeos semanalmente para o meu Canal FVCLine.

Banner Amazon