Pular para o conteúdo
Livros em oferta

Transforme sua rotina: como incluir exercícios de cardio no seu dia a dia

Transforme sua rotina: como incluir exercícios de cardio no seu dia a dia

Hora de espantar a preguiça: saiba o que você pode fazer para praticar exercícios no seu dia a dia

Todo mundo já cansou de ouvir os benefícios que a prática de exercícios traz para a saúde, em especial os de cardio. Como o próprio nome sugere, são exercícios que ajudam a regular e controlar a saúde cardiovascular, prevenindo doenças, protegendo o coração e o sistema cardiorrespiratório e ajudando no controle da pressão arterial. Ao mesmo tempo, reduzem o nível de estresse e deixam a pessoa com mais disposição.

No entanto, o que muitos não falam é como incluir esses exercícios na rotina. Apesar dos inúmeros benefícios, muita gente ainda não consegue superar a preguiça para começar uma caminhada ou corrida. Mesmo com a oportunidade de aproveitar as ofertas Netshoes para comprar um novo tênis ou roupa para correr, parece que ainda há uma barreira para adotar esse estilo de vida. Como mudar isso? Conheça algumas dicas de como fazer essa inclusão abaixo.

Escolha um exercício que te dê prazer em praticar

O primeiro passo, e talvez o mais importante, é escolher um exercício que você tenha prazer em fazer. Se esse não for o caso, o momento de praticá-lo será visto como mais uma obrigação do seu dia a dia, o que dificulta criar essa rotina e facilita bastante você simplesmente deixar de fazê-lo.

E não é interessante que o cardio seja visto como algo enfadonho e desinteressante que nem lavar a louça ou limpar o chão, não é? Para evitar essa mentalidade, é fundamental experimentar diferentes tipos de cardio para encontrar aquele que desperta maior prazer em você. Pode ser caminhada, corrida, futebol, basquete, vôlei, natação, ciclismo… Há muitas opções para explorar, é bem provável que uma delas se encaixará melhor nos seus gostos pessoais.

Defina um horário para se exercitar

Para se exercitar, você precisa encaixar esse hábito na rotina em um horário conveniente. Essa organização é importante não apenas para conciliar tudo o que você precisa fazer, mas também para criar o senso de disciplina.

Afinal, se você decidir treinar cada dia em um horário diferente, acredite: será muito mais fácil a preguiça vencer, e com isso você acaba desistindo. Ter um horário certo para fazer o cardio transmite a ideia de que aquilo faz parte da sua rotina tanto quanto dormir, alimentar-se, tomar banho, ir trabalhar ou ter o seu momento de lazer. Assim, procure definir um horário que seja confortável para você, para que seja possível conciliar com os demais afazeres.

Defina metas alcançáveis

Manter uma rotina de exercícios inclui também superar aquilo que te desanima, como o mau tempo, o cansaço acumulado ou a pura preguiça. Uma das principais inimigas da motivação é a frustração, e o principal combustível para ela é quando a pessoa sente que não está conseguindo alcançar aquelas metas que ela estipulou.

O ideal para não ter que sofrer com isso é procurar estabelecer metas alcançáveis. Não será no seu primeiro mês de cardio que você irá perder muitos quilos ou será capaz de correr ou pedalar muitos quilômetros, iguais aqueles que praticam a mais tempo. Procure definir objetivos mais simples, como se exercitar três vezes por semana entre 40 minutos e 1 hora, sem falta.

Você também pode definir uma distância a ser percorrida nesse tempo e, aos poucos, aumentar a distância mínima. Outra sugestão é aumentar o tempo que você dá o máximo de si, intensificando a pedalada ou a corrida. Desse modo, com o passar do tempo, seu corpo será capaz de ter uma melhor performance, e você se sentirá motivado a continuar realizando o cardio.

Tenha paciência para apreciar a evolução

Após abraçar a presença do exercício de cardio no seu dia a dia, lembre-se de que você também irá precisar exercer sua paciência. Os benefícios desse tipo de prática física não aparecem de uma hora para outra, ou seja, é natural que você não note grandes mudanças nas primeiras semanas.

A evolução que o cardio proporciona só será sentida com o passar do tempo, mantendo a disciplina da prática. No começo, será natural sentir dores musculares ou cansaço, já que este é um período em que seu corpo ainda está se adaptando à prática. Porém, mantendo a rotina de exercícios, essas questões não vão incomodar mais e a evolução será perceptível, deixando você ainda mais confortável para se exercitar.