5 Ideias de Negócio ONLINE que valem a pena em 2021

5 Ideias de Negócio ONLINE que valem a pena em 2021

Ganhar dinheiro online é o sonho de muitas pessoas. Muitas delas já vêm observando como vão surgindo diariamente todo tipo de negócios na internet, pessoas e marcas que oferecem produtos e serviços.

Literalmente, estamos atravessando um boom de consumo digital, e uma das grandes responsáveis pelo crescimento do interesse dos consumidores em comprar pela internet é, sem dúvidas, a pandemia da Covid-19.

Mais de 55% dos brasileiros começaram a comprar mais pela internet após a necessidade de manter o isolamento social. 

Seja para vender cursos online, produtos manufaturados ou oferecer outros tipos de serviços, estamos no melhor momento para colocar um negócio online para funcionar. Mais ainda: você alia uma fonte de renda com a possibilidade de trabalhar de casa, sem se arriscar.

Para quem é empreendedor de primeira viagem, vender pela internet libera o dono do negócio a ter que investir um monte de dinheiro em infraestrutura para atendimento ao público. Ou seja, zero aluguel comercial, zero deslocamento até o trabalho todos os dias, zero gastos com mobiliário para decorar o lugar. 

Além do fato de que a internet não tem limites, como uma loja física. Uma vez online, você pode chegar a qualquer um que tenha qualquer aparelho capaz de se conectar com a internet. Ou seja, público a um clique, não a quilômetros. 

Bom, isso serviu para contextualizar o momento. Agora, vamos dar uma olhada no que você pode fazer? Siga conosco e confira as cinco melhores ideias de negócio online para começar ainda em 2021!

#01 Crie uma loja virtual

Quem diria, há alguns anos, que qualquer pessoa, mesmo sem ter conhecimentos técnicos de programação ou de coisas como web design, poderia montar seu e-commerce sozinha, em poucas horas ou mesmo dias?

Acredite, atualmente qualquer um que saiba usar um computador e tenha algo para vender pode montar uma loja virtual. 

Basta entrar no Shopify (que é ótimo para criar lojas no Facebook), no NuvemShop, Wix, ou fazer uma busca e você vai encontrar várias plataformas de e-commerce super fáceis de usar. 

E você não precisa ter um monte de produtos para abrir sua loja. Uma pesquisa sobre sites de e-commerce mostrou que 76,55% não têm mais do que 10 produtos, 11,28% oferecem entre 11 e 100 itens e apenas 11,8% têm mais de 100 produtos disponíveis em suas prateleiras virtuais. 

Defina um nicho com o qual você queira trabalhar, pense em toda a parte de produção e logística de transportes e teste suas chances em um mercado onde o que não falta são oportunidades. 

#02 Crie um blog 

Uma das formas mais tradicionais de negócios para ganhar dinheiro pela internet ainda é uma excelente opção para ganhar dinheiro online. Os blogs estão conosco praticamente desde o surgimento da web e nunca pararam de evoluir.

Se você tem algo a dizer, crie um blog. Seguramente, haverá público interessado no que você tem a compartilhar, e olha que é muita gente navegando todos os dias: o Brasil tem nada menos do que 134 milhões de usuários de internet. 

Quando você já tiver uma quantidade razoável de visitas, já dá para começar a monetizar seu blog de várias formas. Entre elas:

  • Exibir anúncios em algumas partes do seu blog. Para isso, basta criar uma conta no Google AdSense. Você ganha dinheiro por cliques ou impressões (quando alguém visualiza o anúncio).
  • Programas de marketing de afiliados. Nesta modalidade, você recebe ao promover produtos de terceiros, quando alguma venda é feita a partir do link no seu blog. 
  • Publieditoriais. São postagens que alguma marca paga para fazer no seu blog. Têm o formato de textos comuns do seu blog, mas que servem para promover uma marca ou solução. 

Isso sem esquecer que você pode usar o espaço do seu blog para oferecer produtos ou serviços que você mesmo vende. O mais importante nos blogs é ter paciência e perseverança: com o tempo, os resultados chegam.

#03 Trabalhe como designer gráfico para a internet

Quem tem habilidades com design gráfico vai gostar de saber que o trabalho como freelancer se consolidou e já representa uma boa opção de carreira. E segundo pesquisas, o design gráfico figura como um dos destaques do trabalho não presencial de alta demanda

Você pode apostar em uma carreira de web designer e dar suporte gráfico para sites, com design de aplicativos e criar interfaces gráficas, criar infográficos e dar outros tipos de suportes para agências de conteúdos, entre outras opções de trabalhos. 

E até conseguir clientes ficou mais fácil. Páginas como a 99designs, que são mais dirigidas ao nicho ou a Freelancer, com sua oferta mais ampla, são lugares ideais para entrar em contato com marcas de todos os tipos e segmentos. 

#04 Crie cursos online

Se você acha que tem algo a ensinar, mas não quer ficar publicando em blogs, que tal transformar esse seu conhecimento em uma forma de ganhar dinheiro pela internet e criar cursos que sejam vendidos online?

É um tipo de negócio online super escalável, no qual você cria o conteúdo somente uma vez e pode vender o mesmo curso para quantas pessoas chegarem a se interessar. 

Naturalmente, você vai ter que pensar e planejar tudo com antecipação. Conteúdos, exercícios, módulos e avaliações fazem parte dos processos de capacitação mais sérios e esse conjunto de atividades é o que consolida o conhecimento. 

Após ter todo o curso no projeto, comece a produzir os conteúdos audiovisuais e escolha alguma plataforma para publicar e oferecer seu material. Uma boa pedida é a Domestika, “a maior comunidade criativa”, segundo suas próprias palavras. 

#05 Mentorias

As mentorias estão com tudo. Empresas e indivíduos já perceberam que é muito melhor contar com um processo de capacitação mais pensado para funcionar a médio e longo prazos, seguido por uma pessoa com muita experiência. 

Então, se você é especialista em algo, aproveite para transformar sua experiência em uma fonte de renda. Nas mentorias, você, como mentor, vai guiar os participantes por uma jornada de sucesso em seus empreendimentos

Por meio de um acompanhamento personalizado, você vai adaptar os conteúdos a cada caso em particular e ir, aos poucos, compartilhando conhecimentos que ajudem os mentorados a decidirem por si sós qual é o melhor caminho a seguir.

O que achou das nossas dicas de hoje? Se você tem pensado durante toda a pandemia no que poderia fazer daqui em diante e quer aproveitar o crescimento do consumo na Internet e começar um negócio online, chegou sua hora.

Conheça as melhores formas de como trabalhar pela internet!

Fredson Santana

Fredson Santana

Mim chamo Fredson Santana, sou fascinado por tecnologia e amo trazer novidades do mundo dos smartphones e computadores, aqui no site. Também sou YouTuber, sendo que gravo vídeos semanalmente para meu Canal FVCLine.

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Outros artigos

Otimizado por Lucas Ferraz.