Para usar o marketing digital para ganhar dinheiro como afiliado, você precisa adotar uma persona, estudar e escolher um nicho de atuação. Entenda os detalhes dessas dicas e outras que vão ajudar a ter sucesso.
Se você busca uma renda extra, saiba que pode usar o marketing digital para ganhar dinheiro como afiliado. A ideia é simples: você aproveita as ferramentas disponíveis online para divulgar produtos e serviços. Para isso, são utilizadas diferentes estratégias. Uma delas é montar um calendário editorial, que determinará as estratégias adotadas nas próximas semanas ou meses.
Ainda existem outras medidas importantes. Todas elas ajudam a receber uma grana a mais, que pode complementar o seu salário ou até se tornar sua fonte de rendimento principal. É por isso que o mercado de afiliados cresce cada vez mais.
Inclusive, grandes marcas já começaram a utilizar esse sistema para divulgar seus produtos e serviços. Tanto é que foram investidos 3,8 bilhões de dólares em anúncios em plataformas digitais em 2020, somente no Brasil. Desse montante, 152 milhões de dólares foram direcionados para os programas de afiliados.
Somente em maio daquele ano, as vendas do setor cresceram 72%. Em junho, com a reabertura das lojas depois da primeira onda da pandemia do coronavírus, ainda foi registrada uma alta de 19%.
O que esses dados representam? Simples: você também pode aproveitar esse momento para ganhar dinheiro como afiliado. Como? Algumas dicas práticas podem ajudar.
Como usar o marketing digital para ganhar dinheiro como afiliado?
Neste post, apresentaremos 7 dicas para você se inspirar. Então, que tal se motivar com a gente?
1. Estude o mercado
O primeiro passo é conhecer bem o mercado de marketing de afiliados. Entenda seu funcionamento, como as vendas podem acontecer de forma online, quais recursos podem ser adotados para a divulgação dos produtos, quem são os concorrentes etc.
Parece muita coisa, mas a verdade é que você vai aprendendo com a prática. O que importa, em um primeiro momento, é ter força de vontade. Por isso, confira os canais e os grupos que falam sobre o assunto e busque conhecer alguns especialistas do setor. Isso pode fazer a diferença no seu trabalho.
2. Aprenda sobre marketing digital
Para um afiliado, o marketing digital é a estratégia que permitirá divulgar o produto ou serviço. Por isso, você deve conhecer todas as ferramentas à sua disposição e ainda ver algumas técnicas que ajudarão a ter uma chance de sucesso maior.
Afinal, apenas indicar um produto para seus amigos e familiares é muito pouco. Para ganhar dinheiro como afiliado, é preciso usar o marketing digital a seu favor. Então, aproveite os conhecimentos de especialistas e faça cursos. Existem vários gratuitos na Rock University, Hubspot Academy e na RD University.
No seu estudo, você pode descobrir, por exemplo, como elaborar um calendário de marketing em 2022. A partir das principais datas comemorativas, você traça as estratégias conforme as preferências dos seus potenciais clientes.
Por exemplo, se tem uma loja de brinquedos, o Dia das Crianças faz muito sentido. Já o Dia das Mães é menos relevante. Por outro lado, uma floricultura pode investir muito no Dia das Mulheres, que tende a ter um bom fluxo de compras.
3. Defina uma persona
Quando você divulga os produtos para qualquer pessoa, vai ser menos eficiente e terá que se esforçar mais para fechar negócio. É como se você estivesse em um jogo de dardos ao alvo com uma venda nos olhos. Entendeu a dificuldade?
Para sair disso, é preciso trabalhar com uma persona. Essa é uma representação criada a partir de um cliente real. Por isso, é importante utilizar dados de verdade. Se você ainda não os tiver, faça uma pesquisa de mercado.
Observe que a persona é diferente do público-alvo. Esse termo representa a fatia de mercado que pode estar interessada nos produtos e serviços que divulga. Já a persona tem suas características bem definidas.
Por exemplo, o público-alvo pode ser: “mulheres na faixa dos 30 a 40 anos, que gostam de maquiagem e buscam sucesso na carreira”. Por sua vez, a persona deve ser: “Ana, 35 anos, tem um estilo de vida agitado. Mora em São Paulo e quer progredir na carreira. Por isso, busca ter uma boa aparência com produtos de maquiagem de qualidade”.
Entendeu a diferença? A persona deixa mais claro com quem você está conversando e isso interfere na linguagem utilizada nos textos. Por exemplo, para essa persona, você pode usar uma linguagem mais leve, mas sem muitas gírias e gracinhas. Além disso, as frases devem ser objetivas. Afinal, a Ana não tem tempo a perder!
4. Escolha um nicho
Um erro comum entre os novos afiliados é achar que pode vender qualquer coisa. Isso pode até ser verdade, mas é importante definir uma área de atuação. Ter um nicho ajuda a ter seu nome reconhecido entre os clientes. Aos poucos, você se torna uma referência.
Por isso, vale a pena definir uma área de que gosta e com a qual se identifica. Além disso, considere outras variáveis, como:
- Oferta e procura;
- Rentabilidade;
- Relevância no mercado;
- Canais com maior nível de audiência.
Dica: use o Google Trends para ver quais são os temas mais buscados pelos potenciais clientes. Isso dá uma ideia das áreas mais lucrativas.
5. Defina o produto a ser divulgado
A escolha do produto que será comercializado também tem relação com o marketing digital. Isso porque você precisa considerar algumas variáveis para definir a melhor opção e as estratégias que serão utilizadas. Veja quais são os critérios a analisar:
- Quantidade de materiais de divulgação: veja quantas páginas e informações são disponibilizadas pelo produtor. Verifique, ainda, se existe um domínio cadastrado. Isso ajuda a reforçar a qualidade do item e a entender melhor o seu público;
- Estruturação da oferta: entenda como a proposta está apresentada e se é possível fazer uma boa divulgação. Isso é fundamental para comprovar a entrega de valor ao cliente;
- Sazonalidade: existem produtos que vendem mais em determinadas épocas do ano. Essa é a chamada sazonalidade, que demonstra se um produto será comprado de forma recorrente ou apenas em alguns períodos.
6. Saiba divulgar os produtos para ganhar dinheiro como afiliado
Essa é a hora de colocar a mão na massa. Todo o aprendizado reunido até aqui deve ser aplicado nesse momento. Afinal, todas as ações devem ser planejadas e serem condizentes com a estratégia. Algumas ideias são:
- Crie perfis nas redes sociais, mas aquelas que são usadas pelas personas;
- Tenha um blog ou um site com publicações frequentes. Assim, é possível tirar as dúvidas dos clientes e atingir mais pessoas;
- Responda às dúvidas dos clientes e tente manter uma relação próxima;
- Capte o e-mail e o telefone dos clientes para enviar mensagens. Porém, evite fazer apenas as vendas. Pense na oferta de conteúdos de valor;
- Divulgue o produto na hora certa. Cada cliente está em um momento diferente de sua jornada. Saber atingi-lo na hora certa é essencial para aumentar a chance de fechar negócio;
- Utilize vários formatos de conteúdo. Diversificando, você tende a se adequar ao que os clientes precisam. Por isso, aposte em textos, vídeos, infográficos, quizzes etc. Qualquer um desses formatos ajuda a divulgar o produto e a melhorar o relacionamento com o cliente.
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7. Monitore seus resultados
Toda estratégia de marketing digital precisa ser acompanhada para saber se os resultados estiveram de acordo com o esperado. Utilize indicadores de performance (KPIs) de acordo com seus objetivos. Por exemplo:
- Se deseja aumentar as vendas, verifique a taxa de conversão de leads;
- Se quer elevar o tráfego a um site ou página, analise quantos acessos novos ocorreram e quanto tempo permaneceram.
A partir dos resultados, você tem a chance de fazer ajustes para corrigir problemas. Além disso, descobre o que traz mais efeito, a fim de adequar sua estratégia para alcançar os melhores resultados.
Todas essas 7 dicas práticas ajudam a usar o marketing digital para ganhar dinheiro como afiliado. É preciso saber que essa área é competitiva e exige muito estudo e dedicação. Ainda assim, você pode ter uma boa renda e até viver dessa prática.