Quando nos deparamos com o problema (problema ou desafio, dependendo da quantidade de informação com que o abordamos) de qual usar: monitor ultrawide ou normal, muitos de nós conhecemos todas as variáveis que estão em jogo naquele momento. Falamos sobre nosso trabalho, o conforto que podemos precisar depois de horas em frente à tela; falamos, por exemplo, sobre a qualidade com que queremos nos sentar para assistir a um filme. Também falamos sobre quantos discos podemos recarregar, quão rápido ele responderá para nós, quanta paciência ele terá para tudo o que exigimos dele. Um monitor deve ser selecionado de forma inteligente, pois as variáveis que podem estar em jogo podem representar grandes modificações em nossa qualidade de vida. Portanto, se formos escolher o monitor perfeito, uma das principais perguntas será se devemos escolher um monitor padrão ou um monitor ultrawide 29. Continue lendo e contaremos suas diferenças.
Qual é a vantagem de um monitor panorâmico e qual é a vantagem de um monitor padrão?
A decisão de escolher um monitor plano ou curvo é uma das mais complexas em termos de experiência do usuário. Especialmente se você não tiver pontos de comparação. Comprar um monitor curvo parece ser algo cotidiano, ao contrário das TVs, que atualmente são muitas e, em sua maioria, planas. A principal vantagem dos monitores curvos é a imersão no que a tela está transmitindo. Além disso, devido a uma questão angular, perdemos um pouco da nitidez das cores de um monitor curvo. E é verdade que há várias ocasiões em que isso pode não ser um problema e muitas outras em que faz diferença. Se você comparar um monitor ultrawide 29 com um monitor padrão, essa provavelmente não será a única diferença que verá.
Outra vantagem dos monitores curvos é que eles nos dão a facilidade de não ter que lidar com reflexos na sala que destroem ou atrapalham a imagem. O monitor curvo e panorâmico oferece um revestimento na tela que impossibilita o aparecimento de reflexos. E, embora ambos os tipos de tela continuem sendo uma tela, sejam frágeis e apresentem certas dificuldades, ainda estamos falando de telas e, como tal, um monitor curvo pode significar que dispensamos a necessidade de usar dois monitores planos em algumas ocasiões.
Uma ferramenta para cada monitor
Monitor ultrawide ou normal? Todos nós sabemos que nunca encontraremos o monitor certo sem antes nos perguntarmos o que esperamos de nossa experiência tecnológica. Somente quando tivermos clareza sobre o tipo de experiência que queremos ter e de que forma queremos proporcionar essa experiência, poderemos fazer a escolha certa do monitor. Considere, acima de tudo, as situações de uso mais comuns como pontos de partida. As atividades que envolvem mais visual; videogames, retoque de fotos, assistir a filmes, serão ampliadas com o uso de um monitor curvo. No entanto, quando nos deparamos com a possibilidade de ficar em frente a um monitor curvo tentando trabalhar, escrever ou até mesmo detalhar planos ou determinar uma planilha do Excel, nos deparamos com problemas, portanto, um monitor plano seria mais aconselhável.
Nem tudo é unanimidade. Quais são as desvantagens do monitor curvo?
Um a um, poderemos listar mais desvantagens do que o esperado para nossos monitores curvos. Por exemplo, o preço.
Como o design e a montagem são mais complexos, os painéis tendem a ser mais caros. Essa situação pode nos dar alguma clareza sobre a modernidade desse novo equipamento e o recurso que o mantém na moda. Esse também pode ser o motivo do preço elevado.
Não devemos deixar para depois o desempenho ou o tempo de resposta, um recurso extremamente importante no uso de um monitor. O tempo de resposta é medido em termos de quanto tempo leva para a imagem refletir um movimento em resposta a uma ação. Naturalmente, quanto menor o número, melhor. Em proporções, o tempo de resposta de um monitor comum é 1, enquanto o de um monitor curvo é 4.
Outro dos conflitos que poderíamos listar para equilibrar tantos benefícios é o mais óbvio. Design. Não é fácil decidir onde colocaremos nosso monitor, pois a instalação na parede não parece ser a melhor opção para um monitor curvo. Mesmo que decidíssemos pendurá-lo e fixá-lo na parede, precisaríamos de opções de montagem que não seriam necessariamente fáceis.
E, por último, uma das desvantagens, que tem uma baixa taxa de sucesso, mas existe, é a tontura e as dores de cabeça. Se estivermos a uma distância errada do monitor, perderemos a noção de sua estrutura devido à função curva. O que, em alguns casos, pode acabar proporcionando esse efeito negativo.
Monitores panorâmicos, conhecemos alguns modelos?
Há algumas vantagens na ampla gama de monitores curvos oferecidos atualmente, e isso é que não apenas temos uma enorme seleção, mas também temos muitas referências para cada um deles. Por exemplo, o monitor Xiaomi Mi Curved, perfeitamente projetado para jogar da maneira mais confortável e sem prejudicar a visão. Outra alternativa poderia ser o Samsung Odissey G5, com uma curvatura ainda mais pronunciada e uma extraordinária facilidade de resposta da tela, o que está determinado a nos poupar muitas dores de cabeça.
No final, se tivermos que escolher entre a pergunta óbvia: dois monitores planos em frente a uma parede refletindo uma imagem contínua ou um monitor curvo que nos proporcione o que foi mencionado acima? Qual parece ser a resposta? O que seria interessante acreditar é que, apesar do preço e das mudanças com as quais não estamos acostumados, a melhor escolha parece ser, de longe, um monitor curvo, com a capacidade de não apenas economizar esse dois em um, mas também de nos dar a facilidade de poder medir nosso uso para não sofrer as consequências de sua alta resolução.