A evolução da tecnologia na medicina é algo surpreendente, basta observarmos alguns avanços importantes ao longo da história e percebemos a sua importância.
Afinal, muitos profissionais deram o melhor de si em descobertas de equipamentos que revolucionou o tratamento de doenças. Dessa forma, trouxe esperança de vida para muitos pacientes.
A tecnologia na saúde tem sido impactante não só na forma de diagnosticar doenças, mas também na maneira de marcar consultas, realizar atendimentos e até de fazer cirurgias.
Ao observar a linha do tempo, tendo como ponto de partida a evolução da tecnologia na medicina, é possível notar o quão importante foi cada descoberta.
Os recursos tecnológicos descobertos têm salvado centenas de milhares de vidas ao redor do mundo, diariamente.
Além disso, é possível notar que a Medicina não para de inovar e trazer descobertas, sendo sua grande aliada a tecnologia.
Com essa união é possível diagnosticar problemas, realizar tratamentos e até se prevenir com antecedência.
Diante disso, vamos entender como se deu a evolução da medicina no mundo no tocante a alguns procedimentos tecnológicos.
O que mudou na medicina com a presença da tecnologia?
Atualmente, quando mencionamos a palavra “medicina”, logo vem em nossa mente os equipamentos, os procedimentos tecnológicos e toda a inovação. Mas nem sempre foi assim.
Antes de existir a tecnologia médica, para diagnosticar uma doença, eram usadas técnicas mais invasivas.
Nos dias atuais, a medicina e tecnologia estão lado a lado, seja no diagnóstico ou no tratamento de enfermidades diversas. Isso é possível graças à criação de equipamentos revolucionários como Raio-x, ressonância magnética, ecocardiograma, tomografia computadorizada e muitos outros.
Como um exemplo de inovação na saúde, podemos citar as técnicas e tratamentos relacionados à neurocirurgia, ela é uma das áreas que mais utiliza tecnologia.
Os equipamentos estão cada vez mais sofisticados. Inclusive, alguns grupos de neurocirurgia em são paulo utilizam muito a tecnologia durante os procedimentos cirúrgicos.
Portanto, a medicina e a tecnologia estão lado a lado e cada vez mais surgem novidades em descobertas e em equipamentos.
Tecnologia e inovação na medicina
Confira alguns dos principais avanços tecnológicos na medicina atual.
- Telemedicina
A telemedicina é um recurso virtual de monitoramento ao paciente, ela abrange boa parte das práticas médicas de maneira à distância.
Essa tecnologia se estende desde a troca de informações, até o diagnóstico e análise de resultados de exames.
- Cirurgias robóticas
A cirurgia robótica ou “robô assistida” consiste em profissionais controlarem robôs para realizarem procedimentos médicos. Com isso, é possível observar os órgãos do corpo humano, pois os robôs possuem câmeras capazes de gerar imagens tridimensionais.
- Prontuário eletrônico
Os prontuários eletrônicos são softwares que permitem e facilitam a inserção de informações sobre os pacientes de maneira mais rápida e eficiente.
Dessa forma, dados importantes como informações cadastrais e condições clínicas são inseridas e ficam armazenadas na ferramenta.
- Medicina personalizada
A medicina personalizada tem como base a possibilidade de identificar e antecipar o surgimento de enfermidades. Com isso, é possível escolher métodos de tratamento que sejam mais eficientes no momento.
Portanto, trata-se de um modelo tecnológico de tratamento que se baseia na adaptação de acordo com as características individuais do paciente.
Apesar disso já ser uma realidade, muitos dizem que essa será a medicina do futuro.
Evolução da tecnologia na medicina: equipamentos
A evolução da tecnologia na medicina não se deu da noite para o dia, foram necessários que muitos profissionais que amam a vida se empenhassem para as descobertas.
Observe quantas coisas importantes para o diagnóstico ou para a cura foram inventadas! Raio-x, ressonância magnética, as vacinas, antibióticos, eletrocardiograma, são apenas alguns exemplos.
Então, vamos relembrar quatro feitos tecnológicos que marcaram a história da medicina.
1 – Computador mecânico programável
Os computadores programáveis deram início a uma nova fase na medicina mundial. A partir daí abriria espaço para o surgimento de novas formas de tecnologias em benefício da saúde.
O primeiro computador mecânico programável, foi criado em 1834 por invenção de Charles Babage, chamado “Máquina Analítica”. Essa foi a primeira máquina capaz de ser programada para executar comandos diversos.
2 – Raio-x
A descoberta do raio-x se deu em 1895 por Wilhelm Conrad Roentgen, um físico alemão que teve papel importante para a Medicina.
Depois de realizar diversos experimentos, no ano de 1895, o físico conseguiu um feito revolucionário: realizou a primeira radiografia. Esse fato marcou a história da medicina e foi importante para o diagnóstico de diversas doenças.
4 – Eletrocardiograma
Em 1887, o fisiologista Augustus D. Waller desenvolveu um eletrocardiograma de superfície. Ele se tornou o primeiro profissional a realizar o procedimento em um ambiente hospitalar.
O eletrocardiograma é um exame de avaliação feito através das atividades elétricas do coração. Isso é possível através de eletrodos que são fixados na pele.
Dessa forma, é possível medir o ritmo do batimento cardíaco e a quantidade de batidas.
5 – Ressonância Magnética
A RM foi criada por Felix Bloch e Edward Purcell em 1946. Sendo no ano de 1952, os profissionais receberam o prêmio Nobel pela invenção.
Já entre 1950 e 1970, a ressonância magnética passou a ser utilizada para análises moleculares físicas e químicas.
A Partir de 1971, Raymond Damadian possibilitou o uso da RM para a detecção de doenças.
Também temos um conteúdo exclusivo sobre os Impactos da tecnologia na medicina.
Conclusão
Diante de tantos equipamentos que vemos hoje nos hospitais, fica difícil imaginar como seria a medicina atual sem a presença tecnológica.
Sendo assim, devemos sempre lembrar da importância de cada profissional que lutou incansavelmente para que chegássemos a esse nível.
Além disso, a evolução tecnológica na medicina sempre nos surpreende: seja com descobertas medicamentais ou com o surgimento de novos equipamentos.