Pular para o conteúdo
Livros em oferta

Aprenda inglês de forma eficaz: Estratégias e métodos para acelerar seu aprendizado

Aprenda inglês de forma eficaz: Estratégias e métodos para acelerar seu aprendizado

Saber se comunicar em inglês é uma habilidade fundamental nos dias de hoje para profissionais de diferentes áreas. Felizmente, com o avanço da tecnologia, não é mais necessário frequentar as salas de aula convencionais, pois é possível aprender a língua inglesa de forma divertida e descomplicada.

Estratégias inteligentes para melhorar o seu nível de inglês

O primeiro passo para aprender inglês de forma eficaz é estabelecer um contato diário com o novo idioma. A partir de então, é possível adotar estratégias que simplificam o aprendizado e aprimoram o entendimento dos estudantes. Confira abaixo alguns exemplos de estratégias inteligentes que fazem toda a diferença.

Se aprofunde no conteúdo estudado

Se aprofundar um pouco mais nos conteúdos aprendidos é uma etapa essencial para reter conhecimento. Por exemplo, após aprender as palavras em inglês relacionadas às estações do ano, crie frases ou pequenas histórias que utilizem essas expressões. Além disso, não se esqueça de repeti-las em voz alta para treinar seu domínio ao falar inglês.

Faça muitas perguntas

Seja para o próprio professor ou apenas um amigo que é fluente no idioma, uma dica importante é sempre perguntar sobre as suas dúvidas relacionadas ao vocabulário, à pronúncia ou qualquer outra questão envolvendo a língua inglesa. O exercício de formular as dúvidas em perguntas é uma técnica efetiva de aprendizado, que ajuda o estudante a praticar sua escuta e se aprofundar no conteúdo da nova língua.

Organize seu próprio glossário pessoal

A organização é outro aspecto que pode impactar bastante no aprendizado do inglês. Ao se deparar com uma nova palavra ou expressão que você ainda não conhece, pratique o hábito de escrevê-las em um caderno ou no próprio bloco de notas do celular. Depois, procure seu significado e anote também. De tempos em tempos, lembre-se de reler esse glossário pessoal, pois essa prática simples e rápida será capaz de ampliar e enriquecer seu vocabulário no idioma.

Maneiras divertidas de incorporar o inglês no seu dia a dia

Juntamente às estratégias mencionadas, também é possível praticar inglês de um jeito leve e divertido, de acordo com os interesses de cada estudante. Veja a seguir alguns exemplos de como fazer isso.

Assista a séries e filmes com as legendas em inglês

Acompanhar séries e filmes é um hobby quase universal atualmente. Portanto, uma boa maneira de aumentar as doses diárias de contato com o idioma é assistindo as suas produções favoritas com o áudio e as legendas em inglês.

Para os alunos que ainda estão em um nível iniciante, o ideal é começar assistindo as chamadas sitcoms, que são séries de comédia, conhecidas por seus episódios curtos e diálogos leves, com expressões comuns do dia a dia. Alguns exemplos de produções que se encaixam nesse quesito são Friends, Modern Family e How I Met Your Mother. Por outro lado, os estudantes em um nível mais avançado podem inclusive retirar as legendas e praticar sua compreensão oral ao assistir filmes e séries somente no idioma original.

Escute podcasts em inglês

Uma das grandes tendências do momento, os podcasts estão disponíveis de forma gratuita em diversos estilos e abordando uma infinidade de temas. Sendo assim, para treinar suas habilidades de escuta e compreensão do inglês, procure um podcast sobre um assunto do seu interesse e comece a escutá-lo regularmente. Alguns temas muito populares entre os ouvintes são cultura pop, true crime, esportes e entrevistas.

Leia livros, revistas e outros conteúdos em língua inglesa

Uma das formas mais eficazes de ampliar o seu vocabulário ao aprender um novo idioma é através da leitura. Para aqueles que já possuem o hábito de ler, basta inclui aos poucos em sua rotina alguns livros em inglês. Por outro lado, para os alunos que não estão acostumados a ler com frequência, uma boa sugestão é passar a acessar websites em inglês sobre seus temas de interesse, e também começar a seguir perfis nas redes sociais que postem conteúdos no idioma.