Como Escolher uma Smart TV: o que levar em consideração?

Como Escolher uma Smart TV: o que levar em consideração?

Como escolher uma Smart TV? No artigo, abordaremos sobre o que se deve levar em consideração antes mesmo de comprar uma smart tv para que a compra seja vantajosa. Iremos tirar dúvidas sobre tamanho e resolução da tela, tipos de display, conectividades e algumas dicas importantes para que você não se arrependa depois.

As chamadas SmartTvs são os televisores inteligentes. Elas têm se tornado cada vez mais populares. Isso se deve ao fato delas se conectarem à internet e acessarem vários aplicativos de entretenimento como YouTube, Netflix, Amazon Prime e muitos outros.

Mas por existirem vários modelos no mercado, geralmente o consumidor fica com muitas dúvidas. Porém, já alguns elementos a serem avaliados na hora dessa escolha.

Como escolher uma Smart Tv?

Leia todo o artigo para que sua compra seja realizada da melhor forma possível!

O que levar em consideração na hora de escolher a SmartTv?

Como esses aparelhos possuem uma vida útil longa é importante escolher bem a sua tv. Por isso, é bem útil perder algum tempo analisando os itens mais importantes desta escolha.

Tamanho da tela

 A respeito do tamanho da tela não existe certo ou errado. Mas para escolher o tamanho alguns pontos devem ser analisados.

   Deseja comprar uma tv Smart de 55″ mas não sabe qual? Confira uma lista com as 3 Melhores Smart TVs de 55 polegadas, custo benefício!

A distância física entre os sofás ou poltronas e o orçamento são esses pontos a serem analisados.

É importante lembrar que as medidas nas televisões são feitas em sua diagonal. Ou seja, as medidas em polegadas representam as medidas dessa diagonal. Já a largura e altura dependem de cada marca.

Alguns fabricantes de tv, como Sony e Samsung, possuem um aplicativo que permite visualizar a SmartTv em qualquer comida da casa através da tecnologia de realidade aumentada.

Não existe uma maneira correta de calcular essa distância ideal, mas uma regra utilizada é que a distância seja cerca de três vezes a altura da tela, no caso das telas Full HD. Já para as telas UltraHD, a recomendação é de apenas 1 metro e meio.

Além da distância, é importante também o tamanho do ambiente. Pois um ambiente pequeno não comporta uma tv muito grande, assim como uma tv pequena em ambiente grande pode tornar desconfortável a visualização.

Quanto ao orçamento, o consumidor deve tentar encaixar as melhores escolhas dentro daquilo que está disposto a pagar.

Resolução da imagem

 A resolução também é um fator importante na hora de escolher a SmartTv. Os pixels precisam ter a quantidade compatível ao tamanho da tela, isso é importante para que as imagens possam ser reproduzidas sem qualquer tipo de distorção.

Os televisores com resolução HD(720 pixels) e Full HD (1080 pixels) são qualidades inferiores para SmartTvs, a não ser para tvs  menores que 32”. As mais recomendadas são Ultra HD e 4k.

A resolução 4k é a mais recomendada, apesar de ser ainda um pouco cara.

Display

Os modelos atuais são LED, OLED ou QLED.

O LED é a tecnologia LCD com lâmpadas de LED o que garante imagens bem mais brilhantes com consumo de energia menor.

Já o OLED proporciona um contraste com maior qualidade com tempo de resposta menor.

O QLED emite cores diferentes alimentadas por uma fonte de luz. As smart TVs com essa tecnologia possuem um brilho bem maior, sem apresentar um desgaste a médio prazo. Essa tecnologia foi apresentada pela Samsung.

A LG também apresentou a tecnologia Nanocell com definição de cores e contrastes superiores.

Se houver oportunidade de gastar um pouco mais, o ideal é a tecnologia OLED. Para jogos a melhor é QLED ou o NanoCell.

Conectividade

A conectividade é um item muito importante, pois a conexão com outros equipamentos é fundamental.

O ideal é que haja três ou mais entradas HDMI, pois menos que isso poderá faltar em algum momento, principalmente na hora dos jogos. O mais moderno é o padrão HDMI 2.1.

Portas USBs são importantes para conexões com smartphones, HDs externos e pendrives. O ideal é que a SmartTv tenha duas ou três entradas dessa.

Apesar das SmartTvs, atualmente, terem a conexão à internet sem fio, é sempre bom ter uma entrada com fio (Lan).

Som

Muitas televisões se preocupam com seu design elegante e acabam tendo um som ruim, pois não sobra espaço para as caixas de som. Porém, a tecnologia de sistemas de som surround ou então soundbar resolve esse problema de maneira fácil.

O Dolby Atnos possui a capacidade de reproduzir os sons individualmente. Já a tecnologia DTS Virtual X traz a flexibilidade de utilizar e posicionar os alto-falantes.

O soundbar é uma opção mais barata, porém oferece uma experiência de cinema.

Tecnologia da Imagem

Não só o tamanho e a resolução da tela são importantes, há tecnologias que visam melhorar ainda mais a experiência com a imagem. São elas: HDR, HDR10 e Dolby Vision.

O HDR aumenta a qualidade das  imagens e garante resultados melhores com mais contraste e brilho. Possui compatibilidade com as SmartTvs 4k  As televisões Ultra HD com HDR usam nomenclatura Ultra HD Premium.

A tecnologia HDR10 suporta vários conteúdos e não necessita reprodutores de mídia ou hardware específico.

O Dolby Vision garante resultados bem melhores. Necessita de compatibilidade com outros aparelhos e para utilizar essa tecnologia as marcas precisam ser licenciadas.

As principais plataformas de streaming como Disney, Netflix, Amazon e Apple tv disponibilizam conteúdos que são compatíveis com o Dolby Vision e o HDR10. Globoplay e Youtube possuem compatibilidade com o HD.

Atualização

 Atualização da tela também é importante. A atualização significa a quantidade de vezes por segundo que a imagem recebe atualização. O padrão é sessenta vezes por segundo. Porém, nessa frequência, imagens mais rápidas podem aparecer com desfoque.

Muitos fabricantes usam a taxa de 120Hz q fim de garantir cenas melhores nos movimentos de ação. Os fabricantes costuma ter padrões próprios

Depois de todas essas informações, é possível concluir que o melhor é escolher modelos que sejam 4k, pois possuem ótimo som e qualidade de imagem. Além disso, possuem compatibilidade com outros aparelhos e com serviços de streaming.

O OLED é a opção ideal, mas para quem deseja economizar a QLED e Nanocell são excelentes opções também.

Preste atenção na quantidade de entradas de HDMI e USB para evitar problemas na hora da conexão.

Observe também o tamanho ideal da SmartTv em relação ao cômodo onde ela ficará. Assim como é importante levar em conta as informações sobre a sua experiência e a de outros usuários com a marca escolhida.

Análise todas essas informações, sem esquecer de alinhar com seu orçamento. Certamente será mais fácil achar o modelo de SmartTv ideal.

* Para serviços de jardinagem, dedetização, dentre outros, conheça a Conservadora BH.

Espero que o artigo sobre como escolher uma Smart TV tenha sido útil para você, se te ajudou, compartilhe-o nas suas redes sociais.

 

Fredson Santana

Veja Notícias

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Outros artigos

Samsung Galaxy S10+ Vale a Pena?

Samsung Galaxy S10+, um dos smartphones mais potentes da Samsung, vem com tela inovada, ótimas câmeras e bastante desempenho. Para desempenhar todas as tarefas do di...

Ler artigo