quinta-feira, fevereiro 25, 2021
Home Tecnologia Tecnologia na Saúde: como o uso da Nuvem ajuda nos Exames Médicos

Tecnologia na Saúde: como o uso da Nuvem ajuda nos Exames Médicos

A tecnologia vem avançando cada vez mais e, com isso, métodos de trabalho também passam por inovações tecnológicas para facilitar diversos processos, que contribui com a relação com o cliente e com os fornecedores de serviço. O mesmo aconteceu com a tecnologia na saúde, que pode armazenar dados e agendar consultas de forma prática.

Inclusive, ao abordar sobre armazenamento, uma inovação que está facilitando a vida dos profissionais da saúde é a utilização da nuvem.

São diversos benefícios que existem ao utilizar esse recurso, sendo possível armazenar desde imagens e realizar a emissão de laudos a distância, ambos sem limite de memória.

O mercado global de computação em nuvem na área da saúde arrecadou cerca de US$15,2 bilhões em 2020, de acordo com o estudo feito pelo instituto indiano de pesquisas, Mordor Intelligence.

Na odontologia não é diferente, afinal consultórios de convenios odontologicos já estão utilizando desse recurso para fazer armazenamento de dados e marcação de consultas.

Além disso, outras soluções e benefícios proporcionados pelo uso da nuvem e de ferramentas tecnológicas no ramo da saúde são:

  • Agilidade;
  • Segurança
  • Não há limite de memória;
  • Melhora a comunicação interna.

Tecnologia na área da saúde

Atualmente, a tecnologia atua de forma constante no cotidiano das pessoas e se tornou imprescindível em áreas como a da saúde e dos negócios, de modo a possibilitar atendimentos mais precisos.

Com isso, são diversos os avanços tecnológicos que podem ser utilizados na área, como:

  • Sistemas operacionais eficientes e seguros;
  • Equipamentos modernos;
  • Adoção de prontuários eletrônicos;
  • Avanços em engenharia e tecnologia biomédica.

O uso das tecnologias na saúde, além dos equipamentos de ponta, propiciam tratamentos dentro da medicina preventiva, que já antecipam doenças e ofensores, possibilitando o diagnóstico precoce para agilidade no tratamento.

Além dos avanços, descobertas, curas e desenvolvimento de medicamentos e pesquisas em vários setores, existem equipamentos de diagnóstico e outros softwares de gestão e comunicação por meio de dispositivos móveis que otimizam o atendimento.

Nesse contexto, por exemplo, é possível encontrar aplicativos para convenio dental e clínicas odontológicas que permitem o acompanhamento de resultados, marcações de consulta, tempo de espera, dentre outros dados.

Assim, o próprio profissional ou clínica pode ter um contato mais próximo e direto com o paciente.

Benefícios do armazenamento em nuvem

Agora que já foi explicado o tamanho dessa inovação e o quanto tem sido aderido no mundo todo, principalmente na área da saúde, quais são as vantagens da utilização do armazenamento de nuvens?

Menor custo

Os sistemas digitais permitem que os exames sejam enviados para a nuvem de forma automática, reduzindo a necessidade de meios mais robustos e analógicos, que geram mais custo.

De acordo com o Conselho Federal de Medicina, os documentos do prontuário médico de um paciente, onde ficam os exames e avaliações, precisam ser mantidos na instituição por, no mínimo, 20 anos, gerando um custo em infraestrutura.

Portanto, as nuvens já dão uma economia aos consultórios médicos e dentista convenio, que não precisam mais investir em espaços para armazenamento.

Praticidade

Os serviços e armazenamento na nuvem substituem a necessidade de CDs e pen drives, por exemplo, otimizando a localização dos exames.

Caso seja necessário a separação de arquivos em pastas, a nuvem também tem essa opção para facilitar as buscas, podendo escolher as classificações com nome, data e tipo de tratamento realizado.

Além disso, toda a equipe pode ter acesso às ferramentas, melhorando a comunicação da equipe.

Segurança

O armazenamento em nuvem dá maior segurança para redução de erros ou eliminação do arquivo involuntariamente, bem como demandando registros para acesso e edição (mesmo que feita em qualquer dispositivo).

Além disso, todas as operações feitas na nuvem possuem segurança garantida pelo fornecedor da tecnologia, que também é responsável pelas atualizações e manutenções da plataforma.

Estabilidade para a clínica

A clínica médica ou de plano odontologico que utiliza o modo de armazenamento na nuvem consegue ter um maior controle do que está sendo processado e quais recursos estão sendo utilizados, trazendo dados mais práticos para a contabilidade.

Com a nuvem, a clínica consegue pagar apenas sob consumo, portanto só pagará pelo que realmente quer utilizar.

Humanização do atendimento

A praticidade e eficiência dos atendimentos desde sua marcação até o último processo, faz com que o tempo levado pelo cliente e o profissional sejam otimizados, não interferindo tanto na rotina.

Além disso, em tempos como os atuais, em que é preciso se manter afastado de aglomerações de pessoas, aumentar o leque de opções para que os processos sejam feitos remotamente é uma boa medida para as clínicas de plano dental e médico.

O armazenamento em nuvem permite que o próprio paciente tenha acesso fácil às suas informações, utilizando, por exemplo, o Prontuário Eletrônico do Paciente.

Mais ainda, por meio de dispositivos móveis, é possível a clínica ou o próprio profissional falar com o paciente via aplicativos de mensagem.

*Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Ideal Odonto, empresa especializada em planos odontológicos com atendimento acessível para devolver o sorriso dos pacientes.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Most Popular

Como Surgiu a Internet e sua Evolução?

Hoje iremos rever um pouco do contexto histórico: sobre como surgiu a internet e sua evolução no mundo. Também veremos como a internet chegou...

Qual o Computador ideal para Recepcionista?

Um computador ideal para recepcionista aumenta a eficácia do trabalho. Isso porque, com uma lista de tarefas imprevisível, as recepcionistas podem perder a eficiência...

Melhores Formas de Como Trabalhar pela Internet em 2021

No artigo de hoje preparei as 7 melhores formas de como trabalhar pela internet, sem precisar sair de casa. Tudo isso, combinando suas habilidades...

Smartphone Positivo Q20 Vale a Pena Comprar em 2021

O Smartphone Positivo Q20 é um aparelho celular intermediário lançado em outubro de 2020, o mesmo tem uma configuração de entrada e conta com...