Pular para o conteúdo

Como Funciona o DNI e Quais são as suas Vantagens?

Ainda há muitos mistérios que englobam o DNI, e saber como funciona o DNI na prática é de suma importância para o seu real conhecimento. Muitos dizem que é o início de uma nova era, o chip disso e daquilo, mas a verdade é totalmente diferente disso!

Veja neste artigo todos os detalhes sobre o DNI, como funciona e as suas vantagens.

O que é o DNI?

O Documento Nacional de Identificação irá conter todas as informações de registro do brasileiro. Com validade em todo o território nacional, será usado para agilizar processos e minimizar ações.

Visto que dentro dele estarão incluídas informações referentes ao RG, CPF, CNH, Título de Eleitor e diversas outras que ao invés de estarem separadas, serão reunidas em um único lugar – Será muito mais prático ter apenas um documento, emitido por apenas um órgão do que vários diferentes, vai desburocratizar um pouco a nossa vida.

Servindo como base para possíveis sistemas de análises, na qual com um único código irá conseguir puxar todas as informações de qualquer brasileiro, e o melhor, poderá ser acessado diretamente pelo celular. Muito mais prático do que

Como funciona o DNI?

Tal como o Auxílio Emergencial, o DNI só irá funcionar em um único aparelho. Dentro dele irá conter todas as informações acerca da pessoa, e tudo isso através de alguns dígitos.

Sendo válido ressaltar que o DNI não irá invalidar os demais documentos, e sim, é apenas uma forma de complementá-los e assim uni-los dentro de um único documento.

Caso o aparelho que contenha o acesso ao DNI seja furtado ou perdido, o usuário deverá entrar em contato com o TSE através do endereço de e-mail, e assim, retirar o acesso do dispositivo.

Sendo válido que durante o ano de 2022 o documento passará por testes, e provavelmente em Março de 2023 esteja disponível para todos os brasileiros.

Como consultar o DNI?

É bem simples! É necessário que o cadastro seja feito, e o cidadão deverá ter cadastro biométrico ativo e atualizado, e então, poderá seguir com os demais passos.

1. Faça o cadastro biométrico no TRE

2. Faça o download do aplicativo DNI no seu dispositivo e preencha os dados cadastrais

3. Volte ao TRE a fim de validar os dados

Após isso será possível consultar o DNI, apenas adentrando no aplicativo e consultando as informações necessárias.

Quais as vantagens do DNI?

Sabemos que o DNI não irá substituir de maneira alguma os documentos físicos. Desse modo, irá reunir todos eles em um só documento, e detalhe, totalmente digital.

Fazendo com que seja necessário apenas apresentar esse documento – sua numeração e a partir disso, os demais dados serão consultados em questão de minutos.

Muitos gostam de vincular o DNI como um porta documentos, na qual irá ter guardado dentro de si todos os documentos necessários na vida de um cidadão.

Maior segurança

Dentre os fatores que levam as pessoas a pesquisarem como funciona o DNI, é acerca da sua segurança. E esse é um dos pontos mais relevantes, visto que o DNI é protegido por senha, digital e QR Code.

Fazendo com que mesmo que os documentos físicos sejam perdidos, ainda estejam todos inclusos dentro da ‘super carteira’ digital de documentos.

E detalhe, a cada nova atualização do aplicativo, um novo código é gerado. Desse modo, não é possível fraudar os dados em questão.

Maior comodidade

Sabemos que quando mudamos de estado muitas vezes é necessário fazer a transição de documentos. O DNI é válido em todo o território nacional, ou seja, não será necessário transferir os documentos em questão.

É totalmente digital

Sendo um alívio para muitos e terror para outros, o DNI é totalmente digital e por esse motivo, é de simples acesso e pode ser consultado os dados rapidamente, em questão de segundos.

Confira também: lista de Profissões do futuro

Conclusão

Portanto, o DNI é uma proposta inovadora do Governo Federal e que promete em questão de meses tomar conta de todo o cenário nacional.

Engana-se quem acredita que seja algo ruim, pelo contrário, é algo que promete auxiliar bastante o cenário brasileiro e irá conseguir levar comodidade, segurança e agilidade em inúmeros processos.

E então, o que você achou do DNI? Deixe seu comentário e divulgue com os seus amigos.