Pular para o conteúdo

Profissões do Futuro: lista das profissões que devem obter maior destaque nos próximos anos

As profissões do futuro são as ocupações que apresentam grande valorização para os próximos anos e décadas. São o conjunto de atividades que se farão essenciais dentro das empresas, que evoluem conforme o mercado de tecnologia.

Algumas delas já estão em alta no Brasil, enquanto outras são previstas para se valorizarem mais. Dessa forma, há até mesmo aquelas que sequer estrearam no mercado de trabalho, mas é esperado que surjam com grande força.

Se você quer saber quais são as profissões mais valorizadas no mercado de trabalho do futuro, prossiga com a leitura!

Profissões do futuro

“Os profissionais do futuro são aqueles que já se encontram preparados para os desafios dos próximos anos, tendo superado os de agora.”

Então, as profissões do futuro, em geral, acompanham as tendências do mercado de tecnologia. Dessa forma, o que surge no horizonte desse mercado profissional dita as profissões que farão sentido depois, tendo elas já surgido ou não.

E quais são as tendências que se vê agora?

  • Ambientes menos formais e mais abertos ao diálogo, o que valoriza mais as relações interpessoais;
  • Uma cultura colaborativa baseada no desenvolvimento das soft skills;
  • Maior introdução dos profissionais do futuro à tecnologia digital.

A partir dessas características, é possível reconhecer as profissões em alta agora e até mesmo as que vão crescer com o passar do tempo. Além disso, se você acompanha as novas tecnologias, pode até mesmo deduzir quais profissões surgirão e estarão em alta nos próximos anos.

Mas para você não demorar muito tempo pensando nisso, aqui vão as profissões mais valorizadas no mercado de trabalho para o futuro!

Quais são as profissões mais valorizadas no mercado de trabalho para os próximos anos?

Confira quais são as profissões mais valorizadas para os próximos anos no mercado de trabalho!

1 – Detetive de dados

Conforme o Big Data se consolida no mercado de trabalho atual, mais os seus mistérios demandam por profissionais especializados. Um deles é o detetive de dados, que tem o papel de desvendar as informações que os dados contam.

Para isso, é necessário ter conhecimentos financeiros, matemáticos, legais e sobre data science.

2 – Desenvolvimento de softwares

Desenvolvimento de softwares

No desenvolvimento de softwares, o profissional tem o papel de construir o mundo digital através da criação de sistemas, aplicativos e programas de computador. Dessa forma, o seu papel é facilitar o uso dessas tecnologias digitais para quem precisa.

E com a alta do setor tecnológico no mercado profissional, quem trabalha nessa área é muitas vezes considerado como um dos profissionais do futuro.

3 – Segurança da informação

Com o maior interesse das empresas nos dados da população, surge também uma desconfiança sobre a segurança da informação. Afunal, as empresas precisam garantir a disponibilidade, autenticidade e confidencialidade desses dados.

E aí entra o profissional especializado na segurança digital. Com a necessidade cada vez mais forte de proteger mais os dados sensíveis, o profissional em segurança da informação é crucial para o futuro.

4 – Facilitador de TI

Dentre as profissões em alta no Brasil, uma que está se estabelecendo lentamente aqui é a de facilitador de TI. A função desse profissional é explorar as tendências digitais e criar um espaço self-service automatizado para os usuários criarem ambientes colaborativos.

Para isso, o profissional deve ter formação em TI, ciências da computação, engenharia, ciências naturais ou administração de empresa. Soft skills como comunicação e liderança também são bem importantes.

5 – Analista de marketing digital

O marketing digital é o berço de várias das profissões em alta atualmente – e a perspectiva é que se mantenha tendência no futuro. Com a necessidade maior de ter presença digital, as empresas precisam de analistas profissionais nos canais virtuais.

6 – Gestor ambiental

Com os impactos causados na natureza pelo homem, é natural que a gestão ambiental seja uma das principais profissões em alta no Brasil. O profissional nessa área deve trabalhar pela preservação e recuperação do meio ambiente.

Portanto, o seu papel é ajudar as empresas a utilizarem dos recursos naturais de forma mais consciente. O mundo ganha com isso e a empresa constrói uma marca mais sustentável.

7 – Terapeuta alternativo

A qualidade de vida e o bem-estar estão em alta com o desenvolvimento dos problemas de saúde física e mental que tem ocorrido. Num contexto social mais problemático, a população buscará mais pelos terapeutas alternativos mais acessíveis.

8 – Engenheiro ambiental

Muitos discutem o impacto das novas tecnologias no meio ambiente, afinal, issi abre espaço para uma das profissões mais em alta: a engenharia ambiental. O papel do profissional é apresentar táticas para conciliar a tecnologia com o meio ambiente.

Conclusão

Com a velocidade das transformações que ocorrem no mundo, as profissões não apresentam mais a mesma estabilidade de antigamente. Dessa forma, além de buscar as profissões em alta, você deve também se inovar a cada momento.

As profissões do futuro acompanham as tendências do que está em alta. Dessa maneira, se você quer estabilidade, precisa acompanhar o mercado!