Como Montar uma Sala de Cinema em Casa?

Como Montar uma Sala de Cinema em Casa?

Nada melhor que assistir a um filme ou série em um ambiente confortável e com som e imagem de alta qualidade. Melhor ainda se esse lugar for a sua própria casa. Então, como montar uma sala de cinema em casa?

Não importa se é uma sala de estar ou uma sala dedicada para assistir séries, filmes, jogos de futebol e até jogar videogames, O importante é que ela seja confortável e tenha todos os elementos que te façam sentir como se estivesse numa sala de um grande cinema.

Muitas pessoas podem achar que essa é uma tarefa bem difícil, mas a evolução da tecnologia nos trouxe equipamentos que tornam esta tarefa bem mais fácil.

Como Montar uma Sala de Cinema em Casa?

Este artigo trará todas as dicas para montar uma sala de cinema que vai por inveja em muita gente.

A escolha dos móveis e equipamentos certos:

Para montar a sala de cinema dos sonhos é preciso comprar os equipamentos para sala de cinema e móveis corretos.

Basta seguir esses passos e sua sala estará pronta.

  • 1º Passo: Escolha da TV para sala de cinema ou um projetor 

Atualmente, a maioria das TV são SmartTvs, ou seja, possuem acesso à internet, podendo baixar aplicativos e se conectar com smartphones. Isso é uma característica importante na hora da compra.

As televisões mais antigas podem ter essa função ser for utilizado um Fire TV ou mesmo um vídeo game.

A resolução é outro ponto importante. Quanto maior o número de pixels, maior será a qualidade da imagem.

Uma tela HD possui 1280×720 pixels, já a Full HD tem 1920×1080. A TV 4K tem 3840×2160 pixels, ou seja, uma qualidade muito superior as outras.

Inclusive já há no mercado algumas televisões 5K, com 5120×2160 pixels de definição.

Confira: as Melhores Smart TVs 55 Polegadas.

É possível também utilizar os projetores. Há alguns com preços mais acessíveis e esses possuem definição Full HD, mas já existem algumas opções de 4k por preços menores.

O tamanho da TV deve ser escolhido conforme o tamanho do ambiente. Para que a experiência seja confortável, a distância dos assentos em relação à TV deve ser de três metros, segundo os arquitetos.

Mas esses televisores com ultra definição, a qualidade da imagem e o conforto não são comprometidos caso a distância seja menor.

Os fabricantes de TV recomendam que a distância seja duas vezes o tamanho da diagonal da tela. Por exemplo, uma televisão de 42 polegadas mede 107 cm na diagonal, portanto a distância para os assentos deveria ser de aproximadamente 2 metros (200 cm).

  • 2º Passo: A escolha do som para sala de cinema 

Após a escolha da TV, é hora de escolher o sistema de som. Infelizmente o áudio da televisão não vai oferecer uma experiência digna de cinema. Para isso, é importante escolher o Home Theater, o sistema de áudio, conforme o tamanho da sala.

Se a sala não for grande um sistema com um subwoofer e cinco caixas serão suficientes. Se a sala for muito pequena, o sistema com três caixas já será suficiente. É preciso ter cuidado para o excesso não causar um desconforto.

Já para salas maiores e isoladas o equipamento deve ter mais potência, no caso, um subwoofer e sete caixas.

Eles criarão um ambiente mais realista, chamado de som holográfico ou surround.

A localização das caixas também é um ponto importante. Elas devem ficar espalhadas pelo ambiente e se possível até serem fixadas no teto, especialmente a caixa para o áudio traseiro, para que seja mais eficaz.

Os sistemas home theaters, atualmente, se conectam com smartphones e outros equipamentos via Bluetooth. Isso permite utilizar para música, por exemplo, sem precisar utilizar a TV.

Estofados, tapetes e madeira favorecem a acústica do ambiente. Porém, vidros, espelhos e piso frios prejudicam a acústica do local.

  • 3º Passo: Escolha dos assentos

Uma sala de cinema precisa ser confortável, por isso a escolha dos sofás e poltronas é muito importante.

O sofá deve ser amplo e é interessante apostar em modelos com chaise, alongamento para os pés.

Já as poltronas podem ser reclináveis. O ideal é que possuam pufes ou banquetas de apoio aos pés.

Se a sala de cinema também for utilizada como sala de estar, pode optar por um sofá reclinável e retrátil, que será usado como coringa. Confortável e espaçoso para as noites de cinema, e efetivo para o dia a dia.

O material dos sofás e poltronas também pode oferecer maior conforto. É o caso dos modelos de tecidos que além de ajudarem na acústica são mais confortáveis ao toque.

  • 4º Passo: A iluminação

A iluminação também influenciará na experiência oferecida pela sala de cinema. Se o ambiente sofre muita interferência externa é melhor ter cortinas com blecautes para auxiliar no controle da luminosidade.

Porém, também é necessário ter uma iluminação indireta com luzes aconchegantes e quentes. Para isso podem ser utilizadas luminárias no chão ou spots de luz no teto e paredes.

A parede onde fica a TV também deve ser pintada ou ter um papel de parede de cor mais escura.

  • 5º Passo: Acessórios

Para criar um ambiente ainda mais confortável e com cara de cinema, que tal uns eletrodomésticos? Uma boa pipoqueira elétrica, uma máquina de café ou de bebidas deixará a experiência bem mais completa.

Agora é só pesquisar os melhores equipamentos com melhor custo x benefício e partir para criar uma sala de cinema incrível, de onde certamente ninguém mais vai querer sair.

No site Amazon, encontramos eletrônicos, móveis e eletrodomésticos com bons preços e a compra é feita de maneira segura. Para conhecer o site Pressione AQUI!

Espero que este artigo tenha te ajudado na criação de uma sala de cinema em casa. Se gostou compartilhe-o nas redes sociais!

Fredson Santana

Veja Notícias

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Outros artigos