Pular para o conteúdo

Como saber se estou fazendo um curso de qualidade?

Sem dúvida nenhuma a expansão da internet conseguiu trazer uma nova dimensão para a quantidade, qualidade e variedade de cursos online. Sendo que muitos chegaram de maneira gratuita ou a preços bem acessíveis.

Uma busca enorme ocorre exatamente pelas pessoas que estão atrás de cursos para horas complementares. Já que esta é uma opção bem mais segura e rápida de garantir seu diploma de graduação.

Entretanto, como todas as grandes ondas de mercado, é normal ver gente querendo surfar junto e lucrar um pouquinho. Sendo que muitas destas opções estão bem abaixo do que chamamos de conteúdo de qualidade.

Muitos cursos cobram valores abusivos para entregar algo que não chega nem perto de ser um grande sucesso. Então, você pode acabar pagando caro para levar algo que é mais raso do que um curso introdutório.

Sendo assim, gostaria de trazer aqui algumas dicas que com certeza irão evitar que você caia em furadas. Vamos conferir?

Como saber se estou fazendo um curso de qualidade?

Primeiramente é importante dizer que pessoas aproveitadoras sempre inventam novos métodos. Então não existe uma grande garantia de que seguir todos estes passos vai realmente evitar algum problema futuro.

Mas eu garanto que é uma das melhores maneiras de conseguir excelentes resultados na sua busca.

E sem contar que pode ser o caso de você encontrar mais de uma opção do curso desejado e não saber por qual decidir. Assim, a melhor postura a se adotar é realmente utilizar estas medidas para servir de critério de desempate.

Não há uma lógica de importância, mas sim uma ordem em que normalmente as pessoas costumam atacar para pegar os desavisados.

De maneira geral, não subestime nenhum ponto e aumente suas chances de fazer uma boa aquisição.

1 – Cuidado com nomes enganosos

É muito comum ter que ressaltar alguns pontos positivos de um curso logo no título. O problema é que na maioria das vezes estes pontos não são verdade.

Por exemplo, a maioria das pessoas não vai ficar em dúvida entre comprar o “Curso de programação JavaScript” ou o “Guia completo de JavaScript: Do Zero ao Profissional!”.

O segundo nome com certeza é melhor trabalhado do que o primeiro. E me perdoem se já existirem cursos com esses títulos, tentei chutar algo aleatório.

A ideia é que se você colocar uma nomenclatura mais forte, provavelmente terá um número maior de vendas.

Entretanto, muitas pessoas abusam desta tática e nem sempre entregam o que prometeram.

A primeira dica é não julgar um livro pela capa, entenda o conteúdo dele de verdade.

2 – Verifique o tempo de duração

Pode ser o caso de que um curso seja bastante enxuto e simples. A ideia de ter um curso mais curto significa que você vai estar pronto para estar em ação de maneira bem mais rápida.

Entretanto, existem pessoas que desejam exagerar na dose. Querem simplesmente aumentar de maneira incrível as horas de curso para que ele tenha a aparência de ser mais completo.

De fato, um curso rápido demais pode não te ensinar nem o básico, enquanto cursos mais demorados podem “chover no molhado” só para justificarem valores maiores.

Como estou falando de maneira genérica, fica realmente difícil dizer um horário médio. Por isso, procure as opções disponíveis na internet e garanta que a sua escolha esteja dentro da média.

3 – Olhe a estrutura de tópicos

Você pode muito bem ser ludibriado com um curso que não entrega nada, mas que possui muitas aulas e módulos.

Alguns cursos podem tentar te enrolar entregando várias opções de conteúdos que não sejam diretamente relacionados com o objetivo final. Como por exemplo, trabalhar com mindset. 

Não há nada de errado em falar disso, mas se você está fazendo um curso de exercícios para emagrecimento e metade do conteúdo é só isso, então você pode não receber um conteúdo de qualidade, muito menos completo.

Observe os outros cursos disponíveis na internet, veja suas principais palavras-chaves e termos. Com certeza você terá uma boa chance de encontrar alguns pontos em comum que vão valer a pena de se trabalhar.

4 – Veja as avaliações

Um ponto muito interessante é descobrir o que outras pessoas que já passaram por este curso acharam dele.

Quando você procura em sites confiáveis, como por exemplo o Reclame Aqui, ou até mesmo nas avaliações de plataformas, quando você hospeda algo na Udemy, por exemplo.

É comum que você tenha a possibilidade de entender uma visão geral das opiniões alheias. E não se preocupe se elas são poucas dezenas, normalmente isto reflete uma grande honestidade.

Isto porque alguns cursos maiores pagam por avaliações que sejam falsas, o que não é nem de perto algo honesto.

5 – Veja a quantidade de alunos

É normal que muitas pessoas caiam em um engano ou propaganda mentirosa. Entretanto, isto é algo que não dura muito tempo.

As pessoas se comunicam, e com certeza existem várias opções de se manter informado sobre este tipo de coisa.

De fato, é complicado confiar só olhando para o número de pessoas que já fez o curso, até porque muitos cursos acabam criando números só para utilizar como prova social.

Entretanto, se você está vendo um curso que teve um alto índice de alunos, provavelmente isso significa que há algo para ser observado ali.

Conclusão

Uma dica final que eu preciso trazer é a possibilidade e importância de se fazer cursos online com certificado.

Afinal de contas, a maioria dos cursos que possibilitam esta emissão acabam por ser opções mais robustas e bem trabalhadas.

Além disso, você terá a possibilidade de encontrar materiais no mercado que possuem uma validação para você apresentar no mercado de trabalho para uma futura contratação.

Sendo assim, fica aqui esta dica extra sobre como saber se o curso que você está interessado tem qualidade.

Mas se você está inseguro e realmente quer ter qualificações, é importante notar que inciantes quase sempre terão suas dificuldades, isto é algo comum.

Então mesmo que você erre comprando cursos mal-feitos, isto pode entregar alguma informação relevante, ou mesmo te mostrar o que falta para você encontrar um curso melhor.

Esse texto foi desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, lá você encontra bastante conteúdos com informações sobre cursos, educação e muito mais.