Pular para o conteúdo

Como Vender pelo Telegram? Aprenda usar as Ferramentas e Estratégias!

Neste artigo, você verá as principais dicas e estratégias de como vender pelo Telegram. Também ensinaremos como utilizar as ferramentas do aplicativo Telegram para melhorar as vendas.

A internet tem sido uma ferramenta cada vez mais poderosa para os empreendedores, principalmente no que se diz respeito a área de vendas.

A tecnologia tem evoluído a passos largos e as pessoas se conectam a outras pessoas e a coisas cada vez mais. Sendo que, comprar e vender na internet faz parte da vida das pessoas ao redor do mundo.

A relação entre vendedor e cliente tem sido impactada diretamente e esses laços tem se tornado ainda mais estreitos e a comunicação mais eficiente.

Para que a comunicação seja efetiva é necessário que o canal não tenha ruídos, ou seja, que não haja interpretações divergentes, mensagens erradas ou interferências.

Mas por que é tão importante essa comunicação eficiente? Um canal de comunicação eficiente possibilita que o cliente esclareça dúvidas, resolva pendência e inclusive faça elogios ou sugestões de melhorias. Isso aproxima o cliente da marca e proporciona uma maior fidelização.

Para ajudar as empresas nesta estratégia há alguns aplicativos no mercado. Um desses aplicativos que tem conquistado os empreendedores e sido uma ótima ferramenta para vender online é o Telegram.

Não importa se você tem seu próprio produto ou mesmo se vende produtos de afiliado. Além disso, é possivel que o cliente contrate um determinado serviço a partir do aplicativo, a exemplo de empresa desentupidora de fossa, design gráfico, mecânicos, dentro outros.

O Telegram pode te ajudar a vender mais. E este artigo traz valiosas dicas de como vender usando o Telegram. Então, leia com atenção!

O que é o Telegram?

Muitas pessoas ainda não conhecem o Telegram e nem sabem qual é a sua função. Por isso, antes de saber como ele poderá ajudar na estratégia de vendas, é preciso entender para que ele serve.

O Telegram é um aplicativo de mensagens instantâneas, cuja finalidade é a interação entre os usuários.

Além de mensagens escritas, é possível compartilhar fotos, vídeos, áudios e documentos. Assim como é possível realizar chamadas em vídeos entre duas ou mais pessoas.

Principais funcionalidades do Telegram

Principais funcionalidades do Telegram
Imagem: pixabay.com

Apesar de ter as mesmas funções que um outro aplicativo famoso de mensagens instantâneas, O Telegram possui algumas outras vantagens e muito mais ferramentas. Confira!

  • Anexo

É possível enviar até 2GB de anexos (áudios, fotos, vídeos e documentos). Essa função é excelente para enviar contratos, manuais, notas fiscais, vídeos promocionais e muitos outros documentos pares aos clientes.

  • Função Canais

Essa função é parecida com a função Lista de Transmissão e com Grupos do concorrente.  Ela permite enviar mensagens simultâneas a vários clientes que estejam nessa lista. Porém, somente os administradores do canal podem enviar qualquer mensagem.

Essa função é ótima para encaminhar material de divulgação e promocional para o público.

  • Função Grupos

A função Grupos do Telegram também é um dos grandes diferenciais deste aplicativo. Enquanto o concorrente permite somente 256 membros em cada grupo, O Telegram permite que os grupos tenham até 200 mil membros participantes.

Além disso, o administrador pode fixar as mensagens importantes e apagar mensagens que contenham erros. Isso, sem dúvidas, ajuda na hora de encontrar uma mensagem importante.

  • Sincronia de dados

Todas as mensagens das conversas e os dados são sincronizados em uma nuvem. Isso facilita a interação com os clientes, independente do aplicativo está sendo utilizado em celular ou computador.

O Telegram, também pode ser personalizado com os dados da marca, link do site e fotos,

Dicas de como vender através do Telegram

como vender através do Telegram
Imagem: pixabay.com

Depois de entender o funcionamento do Telegram, ficará mais fácil utilizá-lo dentro da estratégia de venda. Suas funções e recursos são ótimas ferramentas para atrair clientes. Ele melhora a relação entre empresa e clientes e potencializa as vendas.

1- Bots (robôs)

Bots são pequenos programas e podem ser comparados a robôs. Sua função é melhorar a interação com os contatos de sua lista.

Ao instalar bots no Telegram, ele será capaz de guiar o cliente para resolver problemas e esclarecer dúvidas.

Ele proporciona uma experiência melhor, pois agiliza o atendimento. E a empresa ainda ganha com a redução dos custos com funcionários.

Para usar o bot no Telegram é preciso instalar o que melhor atende a necessidade. Existem algumas plataformas gratuitas que oferecem esse serviço. Um desses sites é o Bot List.

Os bots permitem aplicar jogos, pagamentos, controle de eventos, dados, marketing, impressão de faturas e boletos, resolução de queixas e muitas outras funções.

Eles podem agilizar o processo de vendas. Por meio do guia, o cliente pode chegar mais rápido ao produto desejado.

Porém, se a marca não encontrar bots já prontos que atendam as necessidades é possível criar por meio uma ferramenta oferecida pelo próprio Telegram, o BotFather.

2- Relacionamento

O Telegram é um aplicativo que ajuda estreitar a relação empresa x cliente.

Por meio dele, a empresa entrega um conteúdo melhor ao cliente e aos futuros clientes.

Por meio das funções Canais e Grupos é possível compartilhar conteúdo interessante e atrativo para o cliente.

Até mesmo aqueles que ainda não são clientes da marca podem receber um conteúdo interessante. Isso pode despertar o intende de estreitar relacionamento com a empresa e fazê-lo identificar a necessidade do produto ou serviço oferecido pela marca.

Essas estratégias fortalecem os laços e propicia um relacionamento mais efetivo.

3- Pesquisas e enquetes

A melhor forma de entender o que o cliente quer é pesquisando. Por isso, uma excelente estratégia é a criação de enquetes.

As enquetes auxiliam a empresa a entender o que o cliente deseja e assim alinhar às estratégias de venda.

O APP Telegram possui essa função. Com ela, a empresa poderá descobrir quais os produtos que mais agradam ao cliente e quais conteúdos eles gostariam de ter acesso .

Para criar essas pesquisas é possível usar os bots ou introduzir as perguntas diretamente nas conversas com os clientes.

Confira, os melhores Computadores para micro e pequenas empresas

A importância do Telegram na estratégia de vendas

Muitas empresas ainda possuem dúvidas quanto a estratégia de utilizar o Telegram nas vendas. Mas se analisarmos todas as funções à disposição é possível observar que ele oferece uma configuração bem completa.

Outro ponto importante é que, até 100% das pessoas que participam de canais ou do grupos no Telegram podem ser notificados, a cada novo conteúdo publicado, diferente da maioria das redes sociais que fazem isso apenas para uma pequena parte dos seguidores.

O uso do Telegram traz muitos benefícios ao processo de vendas. Ao trazer o cliente pra perto, a empresa estreita os laços e possibilita que haja um aumento nas vendas e uma fidelização por parte do cliente.

Como percebemos, vender pelo telegram é uma maneira sábia e estratégica que pode trazer resultados por bastante tempo. Os canais e grupos fascilitam a comunicação e a realização das vendas de maneira estratégica e articulada.

Telegram para negócios

Atualmente, o Telegram é um dos aplicativos mais vantajodos quando o assunto é vendas online. Para os negócios, essa ferramenta pode ajudar bastante tanto na aproximação com os potenciais clientes, assim como numa comunicação mais próxima e rápida.

Confira um vídeo com Camila Renaux onde ela fala sobre telegram para negócios e como utilizá-lo da melhor forma.

Como fazer Marketing no Telegram

O Telegram possui recursos próprios e vários diferenciais que o torna único. Ele até se parece um pouco com o WhatsApp, mas suas ferramentas são mais direcionadas aos negócios. Isso facilita que o Marketing no Telegram ocorra de maneira mais eficaz.

Dessa maneira, uma agência de marketing digital pode aproveitar do potencial dessa rede social, como um canal de comunicação com os clientes.

O Marketing pelo Telegram pode ser utilizado como um complemento adicional na estratégia de marketing digital do seu Negócio. Você poderá criar canal ou grupo e disponibilizar o link nas redes sociais de sua empresa. Lembre-se de pedir para que seus seguidores entrem no seu novo meio de contato

Como fazer Marketing no Telegram
Imagem: pexels.com

Também, vale lembrar que seu canal de comunicação deverá estar como público, assim fascilita que pessoas entrem o seu Telegram ao pesquisarem por uma palavra chave.

É importante que diariamente você traga conteúdo de formatos variados e sempre de maneira criativa. Disponibilize conteúdos de valor, tenha uma boa comunicação com seu público e, sempre que possível, disponibilize alguma promoção.

Uma boa comunicação entre empresa e cliente traz confiança, credibilidade e traz fortalecimento da marca.

Outra coisa interessante é que a plataforma da mais privacidade ao usuário e os recursos da mesma são mais específicos. Assim, além de segurança, praticidade e aproximação com o cliente.

A importância de vender no Telegram

Você ainda não vende pelo Telegram? Você está perdendo oportunidade de bons negócios! Mas saiba que para que as vendas ocorram, é importante criar estratégias baseadas no perfil do cliente e em sua necessidade de consumo.

Depois de ler este conteúdo, espero que você tenha percebido a importância de uma empresa usar estratégias de vendas no Telegram. E se você já utiliza, mas não faz uso das ferramentas e funcionalidades, comece a usá-las.