Como Surgiu a Internet e sua Evolução

Como Surgiu a Internet e sua Evolução

Hoje iremos rever um pouco do contexto histórico: sobre como surgiu a internet e sua evolução no mundo. Também veremos como a internet chegou ao Brasil e como a mesma se tornou o principal meio de comunicação.

A Era digital pode ser considerada a terceira era da evolução da humanidade. Essa era substituiu a Era Industrial que por sua vez havia substituído a Era Agrícola.

Para quem não sabe diferenciar os termos “internet e intranet”, recomendo ler: conceito de Internet e Intranet.

Essa nova era é caracterizada pela dependência da sociedade da tecnologia, da informação e da comunicação. Isso seja em seus aspectos culturais, sociais ou econômicos.

O mundo inteiro, de maneira geral, encontra-se globalizado, pois compartilham e interagem suas próprias informações.

Atualmente, as informações são sempre processadas por meio digital. Um mesmo aparelho hoje tem multifuncionalidades, como e o caso dos aparelhos celulares. Com apenas um aparelho é possível se comunicar com pessoas, ouvir músicas, assistir vídeos, acessar e-mail, acessar sites na web, dentre tantas outras funções.

O Início da Era Digital

A Era Digital ou Terceira Revolução Industrial teve seu inicio dentro do século XX, quando a eletrônica se modernizou.

Os estudiosos não chegaram a um consenso do seu início propriamente dito. Alguns afirmam que seu surgimento se deu com o uso da energia nuclear. Outros acreditam que foi, por volta dos anos 70, com o início da robótica e a automoção da indústria automobilística. E finalizando, outro grupo de estudiosos acredita que se deu, nos anos 90, com o uso do computador e a criação da internet.

Mas de qualquer forma, todas essas teorias se conectam ao fato do avanço tecnológico interferir diretamente na rotina e desenvolvimento da sociedade.

E uma coisa não se pode negar, graças à internet, o mundo pode se conectar e se globalizar desta forma.

Mas como surgiu a internet?

O Surgimento da internet ocorreu nos anos 60, nos Estados Unidos. Nessa época ocorria a Guerra Fria entre a Rússia e os EUA.

Por isso, o Departamento de defesa dos EUA decidiu criar uma rede onde computadores ligados em pontos estratégicos pudessem se comunicar. A intenção era ter informações de forma descentralizadas, pois se houvesse algum tipo de destruição local, não estariam todos os dados perdidos por estarem em um único local de armazenamento.

Essa rede foi chamada de Arpanet, pois foi criada pelo Advanced Research Projects Agency (ARPA), um dos setores responsáveis pela defesa.

Essa rede era ligada por estruturas que passavam por debaixo da terra. Isso dificultava uma possível destruição.

O acesso a essa rede era restrito aos militares e a pesquisadores. Houve uma demora em permitir que essa tecnologia fosse aberta para a sociedade pelo medo que ela fosse utilizada por outros países não aliados dos EUA e por civis mal intencionados.

Já em 1969, um computador da Universidade da Califórnia se conectou a outro do Instituto de Pesquisa SRI Internacional, também na Califórnia. E apenas quatro meses depois, outras quatro universidades americanas também estavam conectadas através da rede.

A Arpanet se consolidou em 1970 com centenas de computadores conectados.

Já em 1972, foi criado o primeiro software de email que revolucionou a comunicação durante décadas e perdura até hoje. Sendo a informação principal e oficial dentro das organizações.

O impacto na vida da sociedade foi tão grande que Arpanet não mais se apresentava com o objetivo de uso das forças militares e passou a ser de uso cientifico através da disseminação das informações.

Em 1974 mais de cinquenta universidades do EUA encontravam-se conectadas por esta rede.

Como a internet chegou ao Brasil?

Como surgiu a internet no Brasil? Essa conexão teve início a partir da chegada da Bitnet ao Brasil,  no ano de 1981, quando um grupo acadêmico conseguiu acesso à rede de pesquisas internacionais.

Mas, segundo muitos historiadores, consideram como a chegada da internet no Brasil em 1988, com a decisão da fundação de amparo à Pesquisa do estado de SP.

A Bitnet era uma rede de universidades de Nova Iorque conectadas a Universidades em Connecticut.  Por meio da Bitnet, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) se conectava ao Fermilaba, um laboratório de física localizado nos Estados Unidos.

Já no ano de 1990, o Ministério da Ciência e Tecnologia criou a RNP – Rede Nacional de Pesquisa, cujo objetivo era a implantação de uma estrutura para os serviços de internet e cuja abrangência fosse todo o território nacional.

Já no ano de 1995, essa rede foi disponibilizada para uso em fins comerciais e a exploração desses serviços através de empresas privadas.

A evolução da internet

Enquanto a maioria dos meios de comunicação é passiva, ou seja, o usuário apenas recebe a mensagem, a internet é totalmente ativa. Rádios, televisões, livros emitem a mensagem para seus usuários. Já através da internet o usuário também emite as informações.

O protocolo usado na Arpanet não se bastava para que as máquinas fora dessa rede se comunicassem através de satélites ou rádios, por exemplos.

Com isso, no ano de 1974, desenvolveu-se outro protocolo, o TCP/ IP, e esse protocolo facilitava a comunicação a uma rede mais aberta sem que fossem necessárias alterações na interface. O protocolo também garantia que não houvesse perda de dados pelo caminho e eles chegassem íntegros e em ordem que eram enviados.

Em 1980, A Arpanet mudou definitivamente seu protocolo para o TCP/ IP.

Já em 1985, a internet era considerada como rede principal de comunicação e o seu alcance já era global.

O início do WWW

O avanço da internet não parou por aí. O Word Wilde Web, o WWW, nasceu em 1989.  Seu objetivo é a sistematização da distribuição de documentos de hipertextos que são conectados uns aos outros através de um navegador conectado a rede internet.

Esse sistema se popularizou tanto que teve sua abertura ao público externo no ano de 1991. Seu avanço foi tão avassalador que em 1997 já existiam mais duzentos mil sites na rede.

O Objetivo inicial da rede de conexão era se manter restrita ao governo, porém isso foi por pouco tempo. Conforme a rede era desenvolvida, e era aberta a área educacional e comercial, foi impossível segurar esse avanço.

A criação do WWW tornou disponível a conexão a toda a sociedade. Cada vez mais as atividades comerciais se utilizavam e usavam dessa tecnologia. Assim, elas satisfaziam suas necessidades e buscavam cada vez mais outras formas de executar e ampliar os seus processos por meio eletrônico.

Todo esse desenvolvimento levou ao surgimento do comercio eletrônico, da educação virtual e se expandiu ao um marketing completamente digital, transformando assim de vez o cenário da internet na atualidade.

A internet na atualidade

Sem dúvidas, a internet não é mais a mesma desde a sua criação.  Não são mais apenas alguns computadores trocando informações e emails. Hoje, ela está em todos os lugares e objetos, conectando desde equipamentos de grande porte a pequenos aparelhos eletrônicos.

Em 1997, a empresa Google foi criada e revolucionou a internet no mundo, pois ela ampliou a rede ao grande público oferecendo uma navegação simples. Atualmente, é o principal site de buscam com bilhares de páginas indexadas a sua própria página, reunindo e possibilitando o acesso rápido a todas essas informações.

Outra grande a revolução na internet, nos dias de hoje, foi à criação das redes sociais. As redes sociais são plataformas de comunicação que reúnem a troca de informação e conexão entre as pessoas.  Apesar de não ter sido a primeira rede social criada, o Facebook é, sem dúvidas, o gigante das redes sociais.

Outro aplicativo que revolucionou o entretenimento é o Youtube. Por meio dele é possível ter acesso a um conteúdo de vídeos que substitui a programação das redes de televisão e rádio.

A cada dia mais e mais, as empresas tem entendido a importância e o avanço da internet, e começaram a explorar ainda mais o potencial das redes. Por isso elas estão cada vez mais investindo no engajamento de seus sites nas páginas de busca, principalmente no Google.

Atualmente, entramos em uma nova Era, a Era da Informação. Essa era foi desencadeada pela internet, provocando a chamada Quarta Revolução industrial.

A Internet 2.0

Assim é tratada esta nova etapa da internet. Essa internet permite que os usuários passem a ser ainda mais ativos, sendo colaboradores e criadores de conteúdo na rede. A troca de informações e o compartilhamento são as novas tendências desta rede.

A ideia é tornar a rede um ambiente muito mais dinâmico e colaborativo.

Apesar disso, muitos consideram que toda essa interatividade é apenas um processo natural da evolução da rede. E toda essa exploração vem arrastando mais e mais usuários adeptos.

Foi possível perceber que a história da internet se formou por inúmeras evoluções. E todas essas mudanças levaram todo o mundo a se transformar e a modificar todos os seus hábitos, culturas e estilos de vida.

Apesar de toda essa evolução e desenvolvimento da internet e da tecnologia, devemos ter cuidado ao generalizar que todo o mundo encontra-se conectado. Infelizmente, em nosso próprio país existe uma realidade que mantém muitos brasileiros à margem desta inclusão digital.

E apesar dos constantes investimentos e incentivos do Governo e dos setores de tecnologia e indústria, impulsionados pela queda de preços e aumento do oferecimento do serviço, o processo de inclusão digital ainda caminha lentamente em nosso país.

Conclusao:

A internet foi uma das mais geniais criação do ser humano e ela realmente veio para ficar e mudar diversos aspectos no senário mundial.

Quando a internet começou expandir, algumas pessoas pensavam que tudo não passava de um “momento de euforia” que com passar do tempo tudo iria ser esquecido, porém não foi assim.

Atualmente, a rede de internet faz parte do nosso cotidiano, com ela, ficamos informados, realizamos trabalhos, fazemos compras e até passamos horas e horas nos divertindo.

Agora, com a chegada da Rede 5G essa interatividade será ainda mais dinâmica e os recursos tecnológicos serão beneficiados com essa evolução.

Conhecer toda a história da internet ajuda a cada cidadão dar valor e reconhecer o quanto essa jornada digital transformou e pode transformar ainda mais uma sociedade como um todo.

Compartilhe esse artigo sobre como surgiu a internet, nas redes sociais, pois é de fundamental importância que todos sabamos sobre os processos que se passaram até ser alcançado o pleno desenvolvimento tecnológico.

Fredson Santana

Veja Notícias

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Outros artigos

Download NET Framework 4.7.1

Faça o Download do NET Framework 4.7.1, no link abaixo e corrija diversos erros. Pressione o botão onde você será redirecionado para a página da Microsoft. Lembre-se...

Ler artigo