quinta-feira, fevereiro 25, 2021
Home Tecnologia Tecnologia 5G: o que é e Quais os Benefícios?

Tecnologia 5G: o que é e Quais os Benefícios?

No artigo de hoje, abordaremos sobre os vários processos da rede móvel de internet até a chegada da tecnologia 5g. Você verá um pouco do contexto histórico, os avanços e os benefícios que a rede móvel 5G pretende trazer.

Tecnologia 5G: o que é e quais os benefícios?

Desde o início da comercialização da internet no Brasil, em 1994, ela tem se desenvolvido cada vez mais rápido. E em 2002 teve início o serviço de internet móvel no país e de lá pra cá passamos por muitas evoluções.

A primeira versão dessa rede móvel se chamava WAP, era bem lenta e aquém ao que já era fornecido na internet para computadores. Na verdade, nem os celulares estavam desenvolvidos para suportar tamanha tecnologia.

Mais a frente, os celulares mais avançados já vinham com as novas tecnologias GPRS e EDGE, a chamada 2G.

A partir de 2001 teve início o 3G que popularizou a internet móvel em todo o mundo. Essa sim fazia muito mais que acessar e-mails. Era possível jogar, fazer downloads e muitas outras coisas. Há ainda lugares com este tipo de conexão.

Em 2014 chegou a atual 4G, com cobertura para cerca de 95% da população brasileira. Além de velocidade, ganhou-se estabilidade, mais pessoas poderiam conectar-se ao mesmo tempo e sem perder a qualidade.

Em 2020, uma grande operadora de telefonia móvel anunciou a implementação da rede 5G DSS, uma espécie de transição entre o 4G e 5G.

Mas ainda existem muitas dúvidas a cerca do que realmente seria essa nova tecnologia e que benefícios ela nos traria. Veja as respostas para esses principais questionamentos.

Afinal, o que é a tecnologia 5G?

O que é tecnologia 5g

 A tecnologia 5G é a próxima geração da rede de internet móvel, ou seja, internet nos telefones celulares.

Além da velocidade, principalmente nos uploads e downloads de dados, ela promete uma cobertura mais ampla e conexões mais estáveis que a atual.

O objetivo é permitir que cada vez mais e mais aparelhos se conectem. A ideia é conectar tudo, de carros a aparelhos eletrônicos.

Qual a velocidade do 5G?

No Brasil, a velocidade média da rede 3G é de 8,82 Mbps (megabits por segundo). Já o 4G atualmente tem uma velocidade de 45 Mbps (megabytes por segundo), mas a esperança que ela chegue a 1Gbps (gigabytes por segundo), que seria  1.024 Mbps.

Espera-se que o 5G possa atingir essa velocidade na navegação, podendo chegar a 10 Gbps. A expectativa é fazer o download, por exemplo, de um filme em pouco mais de um minuto.

Em seu estágio mais avançado, espera-se que a tecnologia 5G chegue até a substituir a rede wi-fi doméstica.

A promessa é que os vídeos sejam quase instantâneos e os jogos rodem sem atrasos. A conexão de objetos inteligentes pretende que carros possam andar até sem motoristas. As famosas vídeos chamadas que ainda possuem muitos atrasos e travamentos prometem se tornar cada vez mais estáveis.

A tecnologia 5G é mais cara que a 4G?

Segundo especialistas o custo do bit será menor, portanto as franquias poderão ser maiores. Isso também se dará porque com uma velocidade maior, o consumo de dados também será bem maior.

A tecnologia das redes 5G deverá reduzir o consumo de energia em até 90% se comparado com a 4G atual. O tempo de conexão entre os celulares também deverá diminuir. Na atual tecnologia 4G é de 30ms, na nova rede 5G esse tempo deverá cair para 5 ms (milissegundos).

As baterias dos rádios receptores aumentarão em grande nível.  Ela também promete consumir menos bateria dos aparelhos celulares que a atual rede 4G. Além de benefícios para o meio ambiente com um consumo menor de energia, isso significará também uma grande economia financeira.

Como funciona o 5G?

Rede Móvel 5g

Essa internet oferecida pela operadora ainda não é a propriamente dita rede 5G, mas a rede já é mais rápida que atual 4G.

Apesar de todos os testes que já estão sendo feitos um dos grandes obstáculos desta tecnologia é a interferência na frequência 3,5 GHz. Esta frequência é a mesma utilizada no país para transmissão do sinal das antenas parabólicas para as TVs abertas.

Para que as operadoras de telefonia comecem a utilizar esse tipo de  tecnologia 5G é preciso que haja um leilão dessas faixas. Esse leilão depende da liberação da Anatel, Agência Nacional das Telecomunicações. Ela é a agência reguladora de todo esse segmento, portanto a responsável por todas as grandes decisões e que só poderão ser contestadas por vias judiciais. A previsão é que esse leilão ocorra ainda neste ano de 2021, pois precisou ser adiado devido a pandemia de covid-19.

A expectativa é que o número de aparelhos móveis conectados por área aumente de 50 a 100 vezes.

Essa nova rede funcionará através de ondas de rádio, assim como ocorria nas redes mais antigas. No entanto, os limites serão bem maiores.

Essas novas antenas 5G serão agregadas às atuais e assim funcionarão de modo paralelo. As antenas que são instaladas em postes, e tem como função replicar o sinal, cobrirão distâncias de até 250 m.

Essas antenas terão uma tecnologia que permitirá o direcionamento do sinal, ao invés de emiti-lo em qualquer direção. Este sinal será emitido apenas para os aparelhos que solicitarem esse tipo de conexão. A nova tecnologia permitirá que a capacidade de cada uma das antenas seja otimizada.

Outra dificuldade quanto a implementação se deve ao fato que ela necessitará de um número maior de antenas, com isso mais locais para essa instalação. Ocorre que a Lei das Antenas não foi devidamente regulamentada no país, portanto poderá haver problemas com os governos municipais quanto à restrição de uso das áreas de instalação das novas antenas.

A inteligência artificial que apesar de existir em alguns equipamentos, ainda é muito distante para nós brasileiros, vai se tornar uma realidade ainda maior. As áreas de mobilidade urbana, saúde, agronegócios e telefonia serão as maiores beneficiadas com a chegada dessa nova rede de tecnologia.

Porém, para que a tecnologia funcione os aparelhos celulares deverão ser compatíveis. Atualmente no Brasil apenas alguns aparelhos da marca Motorola estão preparados para suportar esta tecnologia.

Enquanto não são resolvidos os entraves burocráticos, a população brasileira aguarda ansiosamente essa implementação, pois apesar de tanta tecnologia já existente, ainda encontramos muitas dificuldades na utilização das redes móveis no país.

O que você acha, a rede 5g realmente trará muitos benefícios para os usuários desse serviço? Deixe sua opinião nos comentários!

Se ainda restou alguma dúvida não hesite em deixar sua pergunta também.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Most Popular

Como Surgiu a Internet e sua Evolução?

Hoje iremos rever um pouco do contexto histórico: sobre como surgiu a internet e sua evolução no mundo. Também veremos como a internet chegou...

Qual o Computador ideal para Recepcionista?

Um computador ideal para recepcionista aumenta a eficácia do trabalho. Isso porque, com uma lista de tarefas imprevisível, as recepcionistas podem perder a eficiência...

Melhores Formas de Como Trabalhar pela Internet em 2021

No artigo de hoje preparei as 7 melhores formas de como trabalhar pela internet, sem precisar sair de casa. Tudo isso, combinando suas habilidades...

Smartphone Positivo Q20 Vale a Pena Comprar em 2021

O Smartphone Positivo Q20 é um aparelho celular intermediário lançado em outubro de 2020, o mesmo tem uma configuração de entrada e conta com...