Pular para o conteúdo

Conexão Grooved: o que é e onde é utilizada?

Você já ouviu falar em conexão grooved? Estes tubos, que servem para conectar duas partes ou mais, são feitos de forma a garantir que eles estejam ligados com firmeza e sem apresentar dificuldade no processo.

Diferente dos tubos de aço com costura, que são aqueles ligados através da soldagem de dois tubos ou mais, a conexão grooved possui um modelo de encaixe com ranhuras que possibilita o encaixe perfeito entre as partes.

Quer entender melhor o que é uma conexão grooved, suas características, vantagens e demais informações importantes sobre ela? Então continue lendo este conteúdo até o fim para não perder nenhum destes detalhes.

O que é uma conexão grooved

A conexão grooved, ou conexão ranhurada, se caracteriza por ranhuras que irão possibilitar que os tubos se liguem. 

Esta opção de ligação é mais moderna do que outras que temos no mercado de tubos, como é o caso do já mencionado tubo de aço com costura e também das opções em que é feita a junção através de roscas.

Além disso, é uma opção mais barata e que oferece muita facilidade na hora de realizar a conexão entre os tubos.

O processo de fabricação dessas conexões é simples: os tubos são acoplados mecanicamente (tendo a opção de serem rígidos ou flexíveis) e então é feita a ranhura. Ela pode ser feita através do corte ou utilizando uma lâmina.

Ao comprar o tubo ranhurado, é importante se atentar ao diâmetro e comprimento dele. Afinal, para cada necessidade haverá um tubo diferente disponível. 

Características das conexões grooved

A principal característica que esse produto possui é o que o próprio nome (ranhurado) já entrega, que são as ranhuras. Elas serão as grandes responsáveis por realizar um fácil acoplamento dos tubos e também uma forma fácil de identificar as conexões grooved.

Mas, além dessa característica mais óbvia, temos também outras que podem ser úteis. A título de exemplo, a conexão grooved se caracteriza por oferecer um processo rápido, seguro e fácil de higienizar e evitar grandes bagunças na hora de instalar.

Além disso, oferece grande agilidade no momento da instalação, podendo ter uma diferença considerável se comparada com outras opções do mercado de tubos.

Suas ranhuras são feitas para garantir uma ótima vedação. Ou seja, não há a necessidade de comprar outros produtos para garantir que os tubos estejam 100% vedados. 

E, por fim, é um produto que pensa de maneira sustentável. Como não é necessário dispor de energia elétrica para realizar a instalação, ajuda no controle e não gera mais poluentes.

Vantagens da conexão grooved

Ao conhecer as características que as conexões grooved possuem, você já deve ter notado que elas são ótimas qualidades do produto. Mas saiba que ainda existem outras vantagens que precisamos destacar.

Primeiramente, as conexões grooved são econômicas e de fácil instalação, possibilitando que praticamente qualquer pessoa possa realizar essa tarefa tranquilamente. 

São muito superiores aos tubos de aço com costura, sendo mais resistentes e mais fáceis de realizar a aplicação corretamente.

Estes tubos possibilitam uma boa flexibilidade ou até mesmo rigidez. Você pode definir sua preferência no momento da compra, de acordo com o objetivo que o tubo precisará cumprir.

Se precisar realizar manutenções e ajustes, saiba que a única exigência será uma boa limpeza para evitar danos aos tubos e aos materiais.

Por fim, um fator muito importante é que a conexão grooved é um produto durável e que se manterá em boas condições por muito tempo.

Confira também: Os 13 Melhores aplicativos de Viagem

Aplicações das conexões grooved

As conexões grooved são muito comuns no meio industrial, onde são bastante requisitadas – principalmente para áreas externas. Você consegue encontrá-las facilmente na área de construção civil, metalúrgica, mineração e muito mais.

Como citamos, também se encontram facilmente em áreas externas. Um ótimo exemplo é em irrigações, que precisam de tubos firmes, que não apresentem vazamentos e que sejam resistentes para aguentar o tempo.

Devemos conhecer cada detalhe desses tubos de conexão, como o grooved, para alcançar o melhor resultado possível e fazer um bom negócio no final.