4 Equipamentos para Gravar Podcast dentro de casa e Ferramentas para Gravação

Se você tem dúvidas sobre quais os equipamentos para gravar podcasts, fique tranquilo. Neste artigo, veremos o que é necessário para fazer gravações com qualidade e passaremos opções de softwares para gravar podcast e fazer as edições.

Um podcast de qualidade pode ser gravado dentro da sua casa mesmo, mas para isso é necessário um bom planejamento e uma estrutura ideal para a produção dos conteúdos antes mesmo de lançar um podcast.

Dessa forma, seus áudios terão mais qualidade e passará certa credibilidade para quem ouví-los. 

Assim, independente de sua estratégia, suas gravações poderão ter boa repercussão e obter o resultado desejado.

Além de selecionar os melhores equipamentos para podcasts, também veremos algumas opções de programas de gravação para podcast e dicas importantes para ter a melhor qualidade sonora.

Equipamentos para gravar podcast

  1. Microfone

Se você pensa em gravar podcasts, será necessário adquirir um microfone de qualidade, com tripé, para as gravações. Além disso, você deve ter em mente em qual o tipo de cenário o mesmo será utilizado.

Existem diversos modelos de microfones, alguns até mais em conta e que são bons para iniciar.  Mas o importante mesmo é que, independente do valor, o mesmo seja capaz de isolar os sons do ambiente e que capte o áudio de maneira legível e com boa qualidade.

Veja uma boa opção de microfone usb para podcast!

É importante saber que, a depender da utilização, os modelos de microfones dinâmicos e condensadores são os mais indicados. 

O microfone dinâmico é ideal para utilizar em transmissões com várias pessoas, ou em locais em que o barulho externo possa interferir na gravação. Já o microfone condensador consegue captar mais do ambiente e proporciona som mais encorpado e com riqueza de detalhes.

Também é importante ficar atento referente ao tipo de entrada. Os microfones que possuem entrada USB ou P2 facilitam o uso em desktop e em notebooks.

  1. Interface de áudio

Uma boa interface de áudio pode fazer a diferença, uma vez que ela será responsável por melhorar a experiência sonora. No entanto, é possível optar entre uma interface de áudio ou mesmo um gravador de áudio digital.

Uma interface gráfica é uma placa capaz de fazer a conexão entre os equipamentos de gravação e a plataforma de produção. É recomendável utilizá-la em um ambiente fechado, como por exemplo, em um estúdio. Também é possível usá-la para facilitar entrevistas e bate papo com mais de uma pessoa, uma vez que, algumas delas, facilitam a conexão de vários microfones e outros equipamentos.

Mas quando o assunto é mobilidade, o gravador pode ser a melhor opção, uma vez que, o processo é mais simples. Assim é possível levar apenas o notebook e o microfone para realizar uma gravação, por exemplo.

  1. Fone de ouvido

Ter um bom fone de ouvido para podcast é de total importância, para que as gravações adquiram um nível mais elevado na produção. Isso porque, ao ouvir bem, a produção ocorre de tal modo, sendo possível monitorar o áudio e observar os pontos que podem ser feitas melhorias, a exemplo reduzir ruídos ou mesmo fazer recortes mais precisos. 

Existem vários modelos de fones de ouvido que oferecem uma boa experiência de áudio e por um valor equilibrado, a exemplo do fone de ouvido AKG – K72. Ele é um tipo de headphone com design fechado, o mesmo cobre as orelhas, e, além de trazer elegância e sofisticação, reproduz as gravações de maneira real e com uma qualidade incrível.

Também existem os headsets, eles possuem microfone embutido. Esses modelos de fones de ouvido são uma alternativa para quem não possui um microfone profissional. 

  1. Mesa de som

Com apenas os três equipamentos mencionados acima já é possível fazer uma boa gravação, porém, em alguns casos, uma mesa de som pode ter um papel importante na gravação 

Se você pretende gravar programas em grupo, alguns modelos de mesas de som facilitam a conexão, deixando de lado até a necessidade de ter uma interface.

Com uma mesa de som é possível adicionar efeitos e faixas músicas durante a apresentação.  Também, a depender de quantos canais a mesa possui, é possível adicionar vários microfones e outros equipamentos, assim como utilizar o fone ouvido para ouvir a pré mixagem. 

Softwares de gravação para podcasts

Equipamentos para gravar podcast
Fonte de imagem: pexels.com

No mercado, existem diversos programas e aplicativos para gravar e editar podcaster. Alguns são mais simples de utilizar, outros mais complexos, alguns têm apenas as funcionalidades básicas, outros mais profissionais e completos.

Vale lembrar que existem softwares pagos e gratuitos. Mas todos eles têm algo em comum: fazer recortes e melhorias nos áudios. 

Então, vejamos os principais programas para gravar podcasts e observe qual irá suprir as suas necessidades.

  • Audacity

Audacity é um programa de gravação e mixagem de áudio gratuito. Ele possui diversas ferramentas e plugins que facilitam na hora da edição.

O software conta com uma interface intuitiva e bem simples, ideal para quem deseja um bom programa de gravação e que seja fácil de usar. 

  • Adobe Audition

O Adobe Audition é um software para gravação e edição de áudio, o mesmo disponibiliza diversos recursos para deixar as gravações com boa qualidade. A ferramenta é ideal para iniciantes.

A plataforma também fornece um tutorial ensinando como criar um podcast pelo Adobe Audition passo a passo.

  • Anchor 

O Anchor é uma ferramenta para criação de podcast. O usuário pode utilizar diretamente pelo site ou baixar o app para gravar podcasts pelo celular.

Com o Anchor é possível gravar, editar e fazer a publicação de podcast. Também é possível gravar com um grupo de pessoas.

Essa ferramenta para gravação de podcast é ideal para quem ainda não tem familiaridade com softwares de gravação e deseja algo mais fácil. 

  • Pro Tools

O Pro Tools é um programa profissional e completíssimo para gravação e edição de faixas musicais. Inclusive ele é utilizado por grandes produtores musicais ao redor do mundo.

A ferramenta também é ótima para quem deseja gravações para podcaster mais bem trabalhada, porém o software é mais complexo de utilizar. 

Esse programa para gravar podcasts é ideal para quem deseja elevar o nível da mixagem para um patamar profissional.

Ferramenta online para gravar podcast

Atualmente, existem diversas ferramentas online para gravar podcasts. Logo abaixo, veremos duas das principais.

  • Skype

O Skype é uma ferramenta  para fazer videoconferência. Ela foi desenvolvida pela gigante da tecnologia Microsoft. A mesma também pode ser utilizada para gravar podcast.

  • Google Meet

É uma ferramenta bastante utilizada para realizar reuniões remotas. Mas o Google Meet também pode ser usado para gravar podcast.

Equipamentos e ferramentas para podcast

É importante ter em mente que, para ter um bom podcast, é preciso utilizar as ferramentas necessárias. É importante lembrar que mesmo com poucos recursos é possível fazer uma boa gravação. 

O importante é fazer os trabalhos sempre com dedicação e trazer os melhores conteúdos. Além disso, é importante utilizar os recursos ao seu alcance da melhor maneira possível.

Na lista de equipamentos para gravar podcasts que trouxemos neste artigo, selecionamos os que são indispensáveis para um bom resultado final. 

Já na lista de softwares para gravar um podcast, você deverá observar qual mais se identifica com seu perfil de usuário.

Fredson Santana

Fredson Santana

Mim chamo Fredson Santana, sou fascinado por tecnologia e amo trazer novidades do mundo dos smartphones e computadores, aqui no site. Também sou YouTuber, sendo que gravo vídeos semanalmente para meu Canal FVCLine.

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Os comentários estão fechados.

Outros artigos