Mantenha a chama sempre acesa e não desista dos exercícios mesmo em dias frios ou quando bate aquela preguiça
Treinar é ótimo para manter a saúde física e mental em dia. Não importa qual seja o exercício escolhido, você precisa criar uma rotina e estar pronto para segui-la corretamente.
Quem já está acostumado não se deixa desmotivar facilmente. Porém, se você está começando, precisa pensar em estratégias para não desistir no primeiro desafio, como dores no corpo, frio e até a própria preguiça!
Tenha roupas e calçados próprios para treinar
A roupa e o calçado certo já ajudam a dar um ânimo em quem está começando nos treinos. Você pode aproveitar o combo da Netshoes com desconto e escolher aquele modelo que combina com sua personalidade e te deixa à vontade.
Escolha sempre roupas leves, como legging, shorts biker ou calças esportivas, próprias para exercícios físicos. Quanto aos tênis, prefira modelos próprios para treinar. A ideia é que você consiga focar na atividade física e não em ajeitar a roupa ou o tênis a todo momento.
Estabeleça metas reais e viáveis
Não dá para se comparar com uma pessoa que já treina há vários anos, então, se o objetivo é a perda de peso, por exemplo, não crie metas irrealistas, como “emagrecer 10 kg em um mês”. Ao contrário, foque em algo mais fácil de atingir, como “perder 1 kg por mês e ganhar massa magra”.
Mesmo que não chegue na meta especificada, tente não se sentir frustrado e converse com o treinador e até com um nutricionista. Em alguns casos, a mudança de determinados hábitos alimentares ajuda a atingir a meta quando aliada aos treinos.
Monte um plano de treinos que respeite seus limites
Uma lesão, leve ou séria, costuma estar entre os principais motivos para desistir do treino. Por isso, é indispensável que você monte um plano de exercícios que respeite seus limites.
Nunca treinou antes? Não dá para começar pegando a carga máxima de peso ou fazendo uma corrida em alta velocidade, é preciso preparar o corpo e iniciar aos poucos. Conforme vai ganhando resistência, você aumenta gradualmente o peso ou o ritmo.
Defina quais dias serão dedicados ao treino
Há quem treine todos os dias e quem prefere definir dias específicos para se dedicar aos exercícios. Não importa qual seja sua escolha, tente determinar também o tempo dedicado para a prática.
Pretende se exercitar diariamente? Opte por um tempo menor de exercícios, como trinta minutos por dia, até acostumar o corpo. Se vai escolher dias específicos, aumente um pouco o tempo focado no treino, entre 60 e 75 minutos.
Aposte em atividades que você gosta
As lesões não são as únicas entre os principais motivos de desistência da prática de atividades físicas. Outro fator pesa bastante: a escolha de exercícios que não agradam tanto, já que fazer algo por obrigação acaba sendo desmotivador.
Não tenha medo de pesquisar e conhecer diferentes atividades. Teste e veja o que acha. Não gostou da musculação? Experimente o boxe, o muay thai, o pilates, a ioga. Quer ficar longe da academia? Veja se gosta de esportes ao ar livre como futebol, vôlei ou corrida. Gosta de água? Aposte na natação ou na hidroginástica.
Foque nos benefícios da atividade física
Tente desmistificar a ideia de que atividade física é ruim. Para começar, pesquise sobre os benefícios da prática selecionada. Vai se arriscar na musculação? Converse com quem já faz os exercícios, pergunte as mudanças que notou no corpo e leia artigos que falam sobre o assunto.
Tem alguma dúvida? Converse com o professor e relate sua dificuldade. Faça o mesmo caso não consiga concluir algum dos exercícios ou não entenda como ele se relaciona com a sua meta. Quanto mais você conhecer os benefícios e pontos positivos da atividade escolhida, mais motivado você tende a ficar.