Pular para o conteúdo
Livros em oferta

Marketing de Conteúdo: Quais são os principais benefícios

Marketing de Conteúdo

Você já conhece o marketing de conteúdo? Ele é o responsável por criar verdadeiros defensores de marcas. Com ele você consegue atrair, engajar e converter clientes e conquista uma legião de fãs que raramente vão para o concorrente.

Certamente uma empresa de marketing digital pode ajudar a alcançar resultados, mas antes de qualquer coisa é preciso compreender o funcionamento e ter determinação no que faz.

Dessa forma, preparamos um guia básico para tirar as suas dúvidas e te mostrar quais os benefícios do marketing de conteúdo.

Marketing da Interrupção x Marketing de Conteúdo

Você já ouviu falar em marketing da interrupção? Mesmo que você nunca tenha ouvido falar, se você tem mais de 25 anos, com certeza você já viu um!

O Marketing da interrupção é basicamente o que acontecia quando a gente assistia televisão. A gente ligava a televisão para assistir a novela. Depois de alguns minutos de novela, a programação era interrompida para apresentar diversos produtos que muitas vezes nós não estávamos nem um pouco interessados. Esse é o marketing da interrupção.

Isso também acontece no Youtube, por exemplo. Você vai assistir um vídeo e antes precisa assistir alguns segundos de algum anúncio, ou então, o anúncio aparece no meio do seu vídeo, te interrompendo.

Hoje, com o Youtube, temos a possibilidade de pular o anúncio. Mas antigamente, na época da televisão, tudo o que nos restava era assistir vários comerciais que não nos interessava para então finalmente poder voltar a assistir a nossa novela.

Já o marketing de conteúdo funciona de forma exatamente oposta. É através dele que você consegue atrair os seus consumidores, ou seja, os clientes vem até você para ouvir o que você tem para falar e não ficam somente focados em pular logo o que você tem a dizer.

Leia Também: O que é Marketing Digital?

Como funciona o marketing de conteúdo?

No marketing de conteúdo, você precisa gerar conteúdo qualificado para sua audiência. Por isso, partimos do princípio que você já tenha, de forma muito bem estabelecida, o seu público alvo e a sua persona.

Somente a partir dessas informações é que você consegue começar a gerar conteúdo realmente relevante para eles.

Durante esse conteúdo, você não vai oferecer os seus produtos, vai simplesmente entregar conteúdo de qualidade. A partir disso o cliente vai começar a querer saber mais pelos seus produtos e vai começar a pedir que você mostre para ele o que você faz, o que você vende, como ele pode comprar.

Benefícios do Marketing de Conteúdo

O grande benefício do marketing de conteúdo, é o fato da sua conversão ser extremamente alta. Você já deve ter visto, por exemplo, algum influenciador digital que consegue fazer milhões simplesmente indicando algum produto e ganhando comissão por isso. Ou indicando algum produto que ele mesmo criou.

A premissa das empresas de marketing de conteúdo é essa: os clientes gostam tanto de você e do seu conteúdo que passam a pedir para comprar os seus produtos. Eles ficam praticamente com o dinheiro em mãos esperando que você ofereça algo a eles.

As taxas de conversão são muito mais altas do que no marketing de interrupção, por exemplo.

Outro grande benefício e vantagem do marketing de conteúdo é a questão dos defensores da marca. Quando o marketing de conteúdo é bem feito, você ganha uma legião de fãs. Essas pessoas precisam sentir que a marca realmente se importa com elas, e então elas começam a indicar e defender a sua marca. Dessa forma, os recursos destinados a conversão de novos clientes se tornam praticamente desnecessário e os novos clientes aparecem de forma orgânica.