Memória RAM para que serve?

Compartilhe

A Memória RAM é responsável pelo armazenamento momentâneo e acesso aleatório de atividades computacionais. A mesma é utilizada em aparelhos como computadores, notebooks, Smartphones e tabletes. Ela é necessária, e de extrema importância, para ajudar na agilidade e desempenho desses aparelhos.

Quanto maior a quantidade de RAM, nos aparelhos, as atividades serão executadas de maneira mais rápida e as mesmas ocorrerão sem travamentos.

Cada vez mais, os fabricantes de celulares e computadores tem se preocupado em manter uma quantidade equilibrada dessa memória, em seus aparelhos, para que os clientes sintam-se mais confortáveis ao utilizar os aparelhos adquiridos.

O que é memória RAM e para que serve?

Memória Ram

Fonte da imagem: Pixabay

Muitas pessoas confundem a RAM com a memória interna, porém não tem nada a ver uma coisa com a outra. A RAM é responsável pelo armazenamento momentâneo, já a memória interna é a responsável em guardar arquivos de como vídeos, músicas, fotos, etc, de maneira definitivamente, ou até o momento que a pessoa desejar excluí-la.

Você já tentou abrir um aplicativo, executar um programa ou tentou jogar e seu aparelho simplesmente travou (deu aqueles engasgos)? Pois bem, isso é um sinal que seu dispositivo tem pouca memória RAM, ou então a mesma estaria totalmente comprometida naquele momento.

Numa abordagem mais ampla e geral: memória RAM, que em inglês é “Random Access Memory“, trabalha juntamente com o processador, auxiliando no armazenamento momentâneo ou temporário dos dados, geralmente utilizados em Smartphones e celulares. Com isso, torna a execução das tarefas, desses aparelhos, mais rápida e que evita o travamento dos mesmos.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *