Noções de Sistema Operacional (Ambiente Linux e Windows)

Noções de Sistema Operacional (Ambiente Linux e Windows)

Assim como o corpo humano tem órgãos principais que garantem a vida do ser humano, o computador também tem componentes vitais. O sistema operacional é o software mais importante de qualquer computador.

Existem alguns tipos de sistema operacional no mercado. No entanto, os mais conhecidos são Windows e Linux.

Noções de sistema operacional

Mas afinal, o que é um sistema operacional?

Conceito de software

Antes de explicar o que é um sistema operacional, vamos entender o que são os softwares.

Softwares são os elementos que compõem a programação do computador. Eles funcionam dentro do hardware que é a estrutura física.

Existe uma diferença entre softwares básicos e softwares aplicativos. Os softwares básicos são os programas responsáveis pelo funcionamento do computador. Por exemplo, os sistemas operacionais e linguagens de programação. Já os softwares aplicativos são aqueles criados pra atender as demandas dos usuários. Como o caso dos editores de textos, por exemplo.

Para entender mais o assunto, recomendo ler sobre as diferenças entre Hardware e Software.

O que é um sistema operacional?

O Sistema operacional é quem gerencia todos os recursos necessários ao funcionamento de um computador e controla todos os equipamentos de entrada e saída. Ele também é o suporte para que programas de aplicação sejam executados.

É o sistema operacional que deixa a interação entre o computador e usuário mais leve, e ainda auxilia na troca de dados e informações entre eles.

As principais funções do sistema operacional são:

  • Gerenciar o dispositivo e sua interação com as memórias e os dispositivos de entrada e saída;
  • Manter e gerenciar os editores, os compiladores e os programas;
  • Executar tarefas;
  • Fazer a Interface entre o computador e o usuário.

Ambiente Linux e Windows

O Linux e o Windows são os principais sistemas operacionais, apesar também perderem um pouco do mercado para o Mac OS.

LINUX

O Linux teve sua primeira versão lançada em 1991 e desde então ele pertence a todas os usuários. Isso porque ele não possui uma licença paga.

Ambiente Linux
Segurança Linux- imagem pixabay

O nome surgiu de uma mistura entre o nome do seu criador, Linus Torvalds, e o nome de um sistema operacional já existente na época, o Unix.

O Linux é um tipo de sistema operacional que possui seus códigos abertos. Isso significa que ele é um software sem custos, ou seja, não pode ser comprado ou vendido e não é necessário licença. A empresa detentora da licença, GPL, permite que qualquer usuário possa modificá-lo, comercializá-lo, usá-lo, mas não poderá jamais fechá-lo.

O Linux possui algumas características importantes:

  • Monolítico: a execução de todos processos é feita em um só núcleo.
  • Multitarefa: O sistema permite a execução vários programas simultaneamente;
  • Multiusuário: permite o acesso de muitos usuários simultaneamente.

Componentes do Linux:

O Linux possui componentes importantes. Vejamos:

Shell: é o responsável por interpretar todos os comandos realizados entre o usuário e o sistema.  É a interface apresentada ao usuário e que interpreta e executa os comandos do usuário.

O Shell é o elo entre o Kernel, os softwares e o usuário.

Kernel: É o núcleo, componente central do sistema operacional. Ele é quem gerencia todos os recursos do sistema e controla os dispositivos. É o grande organizador. Todo sistema operacional possui um kernel e o Linux é o próprio Kernel.

Pode ser alterado por qualquer usuário. Ele controla os dispositivos do computador.

Ele garante que os softwares rodarão com acesso total a todos os recursos que necessitar, e mantendo sempre  a integridade do computador e seus componentes.

Existe um grande número de programadores que buscam desenvolver o kernel e atualiza-lo cada vez mais. Com o objetivo de garantir que ele se mantenha íntegro e com extrema qualidade.

Prompt de comando: Através do prompt de comando o usuário interage com o sistema Linux.

Interface gráfica:  a interface gráfica é a outra forma que o usuário pode interagir com o sistema Linux. São chamados também de gerenciadores do desktop. Há várias interfaces no Linux, como Unity, KDE, Gnome e outras.

Microsoft Windows

Desenvolvido pela empresa Microsoft, na década 80. Desde então, sofreu muitas atualizações. Sendo que, atualmente, o Windows 10 é a mais recente atualização.

Atalho-do-Microsoft Windows
Teclado com atalho Windows- Foto Pexels

É o sistema mais popular, pois já vem instalado em grande parte dos computadores comprados.

O Windows também possui essas características importantes:

  • Monolítico;
  • Multitarefa;
  • Multiusuário.
  • Multiprocessamento;
  • Dual biotecnologia;
  • Usuários com poderes limitados e usuários com poderes ilimitados;
  • Software Básico, ou seja, essencial para o funcionamento da máquina;
  • É pago;
  • Código fonte fechado;
  • Licenciado por Copyright – proteção dos direitos autorais.

Prompt de Comando é o intérprete das linhas de comando do Windows.  (cmd.exe) é um interpretador de linha de comando do Windows 10. O acesso ao Prompt de comando é feito através da caixa de pesquisa, barra de tarefas, digitando “CMD” ou “Prompt de comando”.

Interface gráfica: o Windows apresenta apenas uma interface gráfica, ao contrário do Linux.

Enquanto o windows apresenta apenas uma interface gráfica, o Linux permite que o usuário possa personalizar a interface. É possível personalizar fontes, ícones, cores, efeitos e elementos gráficos.

O AMBIENTE WINDOWS

É um conjunto de softwares que permite a administração dos recursos do computador. Desde sua origem, a principal inovação do Windows foi a facilidade de utilização pelo usuário e o seu visual atrativo.

O nome windows, vem do inglês e significa janela, e se dá devido a forma de apresentação do Windows. As janelas são as áreas visuais contendo a interface do utilizador. 

O sistema funciona como um gerenciador em janela e chamado de sistema em janelas.

Atualmente, comparar os sistemas Linux e Windows já não é um processo de tantos contrastes. Ao contrário do que ocorria há alguns anos.

Os dois sistemas oferecem aplicativos, suporte a equipamentos e facilidade de utilização.

Mas, o Windows 10 é um sistema bem simples e fácil. Por isso pode ser uma excelente opção para aqueles usuários que não querem aprender particularidades de um novo sistema. Porém, o windows é pago, tem restrições quanto a personalização e nos últimos anos tem sofrido mais ataques por parte dos hackers.

Por mais que o usuário possa indagar que o sistema Windows já vem instalado e ele não precisará comprá-lo, é importante afirmar que o preço da licença é incluída no preço final do produto. Por isso, alguns produtos de mesma marca e mesmas configurações são mais baratos por possuírem o sistema operacional Linux.

Conclusão:

Noções de sistema operacional (ambiente Linux e Windows) é um assunto tem quem caído com frequência em provas de concursos públicos, principalmente da esfera Federal. O mesmo, pode ser decisivo para que o aluno conquiste boa nota na disciplina de informática.

Fredson Santana

Fredson Santana

Mim chamo Fredson Santana, sou fascinado por tecnologia e amo trazer novidades do mundo dos smartphones e computadores, aqui no site. Também sou YouTuber, sendo que gravo vídeos semanalmente para meu Canal FVCLine.

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Outros artigos

Otimizado por Lucas Ferraz.