Pular para o conteúdo
Livros em oferta

Notebook esquentando muito: o que é e como resolver?

Notebook esquentando muito

Notebook esquentando muito? Para ajudar o usuário a contornar esse problema, preparamos este artigo que traz algumas das principais ações para reduzir o a temperatura de notebooks.

Não tem coisa pior que perceber que o notebook pode ter algum problema. Alguns clientes relatam que o notebook esquenta além do que parece ser normal.

Independente se você tem o melhor notebook ou mesmo aparelho baratinho, com o passar do tempo, o superaquecimento pode ocorrer. E não é necessariamente só um problema que leva a esquentar tanto, portanto é preciso estar atento aos sintomas e buscar algumas soluções.

Notebook esquentando muito?

Veja como resolver o problema de aquecimento no notebook!

Além de significar que pode ter algo de errado no notebook, o aquecimento demasiado, ou seja o notebook muito quente, consome mais energia elétrica. Por isso, fique atento a essas dicas que podem ajudar a reduzir a temperatura do seu notebook e amenizar esse super aquecimento.

  1. Correção do aquecimento por meio de software

Quando o computador realiza atividades acima da sua capacidade, ele pode ter o seu sistema sobrecarregado e isso gerar um aquecimento acima do normal.

Notebook muito quente o que é

Através do sistema operacional, o usuário poderá mapear todos os processos que estão sendo executados pela máquina, além de analisar quais as tarefas e atividades são as mais pesadas. Assim será possível identificar o que está sobrecarregando o processador e forçando a máquina.

Para realizar a verificação, basta usar o gerenciador de tarefas do Windows. Para ativar o gerenciador, basta apertar, em conjunto, as teclas “Ctrl + Shift + Esc“.  Clique na aba “Detalhes” e depois em “CPU”. Isso ordenará todos os processos conforme o peso em relação ao processador. Já clicando em “Processos” e realizando o mesmo procedimento, o usuário terá a visão por meio de gráficos.

Após analisar todos os programas, o usuário poderá perceber se algum está causando essa sobrecarga. Por meio de algumas pesquisas, poderá descobrir se há algum problema de sobrecarga ligada a esse programa. E se for o caso, o usuário poderá removê-lo.

  • Atualização de drivers, sistema e BIOS

Quando esses elementos estão desatualizados pode haver uma maior exigência de trabalho da máquina, por isso ela aquece mais. A BIOS é talvez o elemento mais importante e maior causador desse aquecimento, geralmente por algum bug que só será corrigido em uma atualização.

Essas atualizações podem ser feitas pelo próprio sistema Windows ou no site dos fabricantes.

Nem sempre os fabricantes divulgam essas atualizações. Neste caso é melhor entrar em contato com a Página de suporte do fabricante do notebook e buscar se esses elementos estão todos atualizados.

  • Placa de Vídeo

As placas de vídeo dedicadas são ótimas para aqueles que precisam de maior performance gráfica, porém eles podem trazer o problema do aquecimento excessivo. Isso porque elas necessitam de muita energia para rodarem. Porém, em outras atividades mais simples, essas placas não são utilizadas pelo sistema, como por exemplo, editar algum documento no Office. Nesses casos, a placa de vídeo integrada é mais que suficiente. Além de dar conta dessas atividades, ela gera menos calor e gasta menos energia.

No Windows, é importante que os drivers saibam quando é o momento de usar a placa integrada e quando usar a dedicada. Geralmente, isso já ocorre. Porém, o ideal é conferir se realmente isto está acontecendo. Para isso, confira os controladores das placas e defina as diretrizes para forçar o uso de uma ou outra.

  • Processador

Quando o processador trabalha em alta velocidade ele também pode causar esse aquecimento. Para resolver isso, o usuário pode reduzir essa velocidade, limitando assim o desempenho do processador.

O desempenho do seu notebook será limitado, pois a CPU não conseguirá chegar a altas velocidades. Em compensação o consumo de energia e geração de calor será menor. 

Para realizar essa redução, basta entrar nas Configurações adicionais de energia do sistema.

  • Realize uma limpeza

A poeira também pode se acumular no equipamento e prejudicar seu desempenho. Por isso, uma limpeza interna pode ser bem efetiva. 

Por ser uma máquina menor, o notebook tem menos espaço para circulação do ar. Essa circulação é responsável por diminuir a temperatura dos componentes. O acúmulo de sujeiras poderá impedir a livre circulação do ar e assim acarretar um aquecimento dos componentes e da máquina.

Para resolver essa situação, o ideal é realizar a limpeza do notebook e desobstruir as saídas e entradas de ar.

Em alguns casos, a poeira pode danificar até a ventoinha e é justamente essa peça que faz a circulação do ar e controle da temperatura interna. Pode ser que ela necessite ser trocada.

  • Refrigeração externa

Notebook esquentando muito? Se apesar de tudo, o usuário não encontrar uma solução para o aquecimento, há a opção de usar uma base de refrigeração. Elas ajudam a refrigerar o equipamento e diminuir a temperatura do notebook.

Essa opção utiliza uma porta USB, por isso pode prejudicar a portabilidade. Mas poderá ser uma ótima solução para quem já não encontra uma saída. 

Problema de aquecimento no notebook

Nesse artigo, o usuário pode conhecer as causas do notebook esquentando muito. E se mesmo com todas essas dicas não for possível resolver essa situação, o ideal será levar o equipamento até a assistência técnica. Somente um profissional especializado poderá de forma rápida descobrir o que realmente está acontecendo e assim evitar que o problema se agrave.

Este artigo foi útil? Compartilhe-o com mais alguém! Assim ajuda na divulgação de nossos conteúdos sobre tecnologia.