O que é um portfólio online? Veja requisitos indispensáveis

O portfólio online pode ajudar profissionais e empresas a se destacarem na internet. Veja o que não pode faltar ao desenvolver o seu e faça sucesso!

Um portfólio online bem estruturado pode ser o ponto inicial de uma carreira de sucesso. E isso não se aplica apenas aos profissionais autônomos, mas também às empresas. Afinal, ele é uma espécie de cardápio em que se apresentam suas atividades.

Com isso, os seus serviços e habilidades ficam expostos para eventuais interessados no seu nicho. Aliás, aqui é importante fazer um destaque. Não são apenas designers e fotógrafos que usam esse tipo de ferramenta. Ela serve para qualquer atividade.

Caso você não saiba por onde começar ou como fazer um portfólio de qualidade, não se preocupe. Separamos, abaixo, algumas dicas e itens essenciais para o desenvolvimento do seu currículo online ou de sua empresa. Assim, não deixe de conferir. 

Portfólio online: Como funciona?

Esse tipo de ferramenta é uma compilação de trabalhos que você já realizou. Com isso, você pode demonstrar a sua experiência, seus conhecimentos e todas as suas habilidades. Contudo, isso não significa que precise colocar todas as atividades que já realizou, conforme veremos abaixo.

Esse portfólio fica disponível em um site. Por isso, ele também funciona como uma página pessoal. E isso também demanda que você a desenvolva com cuidado e com bastante qualidade. Afinal, ela é o seu primeiro contato com os possíveis contratantes.

Mas como criar portfólio online? Essa é uma tarefa que requer alguns cuidados. Existem informações indispensáveis. Ainda, a organização dos seus trabalhos e a seleção daqueles que realmente devem aparecer na sua página.

Abaixo, então, confira dicas cruciais de como desenvolver o seu portfólio. Com elas você valoriza o seu trabalho. Também, aumenta as chances de chamar a atenção de pessoas interessadas no seu tipo de atividade.

Como criar um portfólio online: Passo a passo

Para criar o seu portfólio você precisa passar por alguns passos indispensáveis. Por isso, veja quais são eles e como não deixá-los passar em branco.

Escolha um criador de sites

Em primeiro lugar, você precisa do auxílio de um criador de sites para criar seu portfólio online. Afinal, ele nada mais é do que um site pessoal que apresenta os trabalhos de uma empresa ou de um profissional.

Por isso, o primeiro passo é encontrar uma plataforma que lhe permita obter um bom site. O criador de sites Zyro é uma ótima oportunidade para isso.

Com ele, você encontra ferramentas para otimizar as buscas no Google. Isto é, para que sua página apareça como resultados de pesquisas relacionadas ao seu produto. Igualmente, garante que todas as suas imagens não perderão pixels ou deformar.

Da mesma maneira, ao usar um criador de sites como este você conta com o apoio de profissionais que possuem experiência nesse mercado. Com isso, pode escolher fontes e design que realmente correspondam aos seus objetivos.

E não só isso, que revelem o que você oferta e que tornem a leitura do portfólio online algo agradável. Portanto, não deixe de buscar ajuda de quem entende do assunto para começar o seu site com o pé direito.

Selecione seus principais trabalhos

Ainda, não basta que você tenha uma página bonita e atraente. Ela também deve apresentar informações sobre os seus trabalhos. E, ao fazê-lo, não saia selecionando tudo o que já fez, por mais que isso possa parecer uma tentação em um primeiro momento.

Você precisa demonstrar pluralidade de trabalhos no seu portfólio online e, também, qualidade. Por isso, primeiro selecione aqueles que você entende como os mais importantes na sua experiência. Depois, veja se eles repetem o mesmo tema ou se apresentam diversidade.

Caso necessário, substitua algum que é muito bom, mas semelhante a outro. Com isso, você dá espaço para trabalhos diferentes. E isso aumenta as suas chances de conseguir mais parcerias e, portanto, lucrar mais.

Apresente-se

Por fim, é essencial que você se apresente. Afinal, o objetivo do seu portfólio online é demonstrar serviços e conseguir trabalhos. E, para isso, o contratante deve saber quem é o responsável pelos materiais que estão ali expostos.

Assim, independentemente do portfólio pertencer a uma empresa ou a uma pessoa, ele deve conter dados claros de quem está por trás da página. Para isso, ao criar seu site, deixe uma sessão específica sobre você ou sobre a corporação.

Um espaço para “Sobre mim” ou “Sobre nós” cumpre com esse requisito. Para tanto, ofereça nome e, claro, formas de contato. Em caso contrário o seu portfólio online não alcançará os resultados que você deseja.

Ainda, apresente depoimentos de ex-clientes e de clientes, caso possível. Isso dá ainda mais legibilidade à sua página pessoal. Da mesma forma, ajuda a demonstrar a qualidade dos seus serviços e é mais um passo no convencimento do cliente.

Leia também: 5 ideias de negócio online que valem a pena

Com esses passos, então, o seu portfólio online ficará completo e lhe ajudará a alcançar o sucesso que você merece.

Fredson Santana

Fredson Santana

Mim chamo Fredson Santana, sou fascinado por tecnologia e amo trazer novidades do mundo dos smartphones e computadores, aqui no site. Também sou YouTuber, sendo que gravo vídeos semanalmente para meu Canal FVCLine.

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Os comentários estão fechados.

Outros artigos