como estudar para passar em qualquer concurso público

Como Estudar Para Passar Em Qualquer Concurso?

Compartilhe

Hoje iremos ensinar maneiras de como estudar para passar em qualquer concurso público. Ao seguir esses passos, você estará apto para encarar qualquer concurso e obter bons resultados. Muitas pessoas dizem que para passar em concursos o candidato terá que estudar muitos anos, mas isso não é 100% verdade. Mesmo que a pessoa estude durante 2 ou até 3 anos, mas se estiver se preparando de maneira errada e desorganizada, não sairá bem na prova.

 

Como estudar para passar em provas de concursos

A maioria dos concurseiros não sabem, mas o sucesso de muitos aprovados em concursos consiste em: disciplina, persistência e organização. No quesito organização está acoplado  tudo aquilo que precisará para bombar na prova de forma que a concorrência não chegará nem perto de você.

As técnicas que vou ensinar aqui são as mesmas implementadas por concurseiros recorde de aprovação. 

Peço que leia todo o texto com bastante atenção, para que compreenda e possa encarar as provas bem preparado. Para conseguir a aprovação no concurso dos seus sonhos, você precisará colocar em prática os tópicos à seguir!

 

Disciplina nos estudos 

Não pense que as pessoas que já passaram em vários concurso tem um QI elevado ou é mais inteligente do que você. O segredo de tanto sucesso são: a disciplina nos estudos e organização do mesmo.

Pessoas indisciplinadas dificilmente obterá êxito nos estudos. Já as pessoas disciplinadas sempre alcança um futuro brilhante pela frente. Deixe toda a preguiça de lado, lembre-se de que todo esforço não será em vão.

Logo a baixo separei as principais ações que você deverá começar praticar a partir de agora para ter sucesso em provas de concursos: 

  • Horários certos para estudo e descanso (no tópico Organização dos Estudos vou te ensinar como fazer isso);
  • Elimine todo o tipo de distração quando estiver estudando. Nada de redes sociais abertas enquanto estuda, nem tão pouco jogos. Estude num local sossegado, sem nada para interferi-lo durante esse tempo;
  • Estude pelo menos de uma a duas horas por dia (com qualidade);
  • Reserve um dia da semana para descanso total;
  • Pratique algum tipo de exercício físico, pois o mesmo ajudará adquirir bom condicionamento físico e mental.

 

Persistência

Nunca desista dos seus sonhos, mesmo que pareça difícil! Se você não compreendeu um assunto, revise quantas vezes for preciso e faça bastante exercícios.

Já passei por isso, confesso que sempre tive dificuldade em matemática, mas em 2016 tive que superar isso. Fui persistente, estudei muito, no início errava quase todos os exercícios, sempre que acontecia isso revisava com mais atenção tal assunto. Foi nessa persistência que conseguir aprender muitos assuntos que antes não entravam de jeito nenhum em minha cabeça. Cheguei ao ponto de acertar quase todas as questões dessa matéria em provas.

 

Organização dos estudos

Antes de mais nada, gerencie seu tempo de forma que fique otimizado obtendo maior resultado, mesmo que seu tempo para estudar seja curto. 

  • Elabore um cronograma semanal com todas as disciplinas que deverás estudar e organize-as de forma que todas sejam estudadas;
  • Organize os dias que deverás estudar cada disciplina e seus respectivos horários;
  • Organize os materiais para serem estudados em áudios, textos e vídeos: Separe esses materiais em pastas no computador renomeadas para facilitar o acesso;
  • Faça intervalos entre as matérias que forem estudadas no mesmo dia; 
  • Lembre-se de não estudar muitas disciplinas em um só dia. Isso poderá gerar conflito em sua mente e não obter bons resultados. O ideal é estudar até 2 disciplinas por dia, isso a depender da quantidade total exigida no Edital. Se existe uma matéria que você tem muita dificuldade, estude ela mais vezes durante a semana que as demais;
  • Sempre que estiver estudando um determinado assunto, só passe para o próximo quando estiver entendido, revisado e estiver acertando mais de 70% do mesmo; 
  • Faça revisões e exercícios com frequência. 

 

Como devo estudar cada matéria em um concurso?

Todas as matérias devem ser estudadas com afinco, pois ninguém quer perder a vaga porque de uma questão. Porém o candidato deverá fazer um cronograma inteligente, para aproveitar ao máximo o tempo, dar atenção às matérias de peso e as difíceis.

Supondo que num Edital de um concurso para nível médio cobre as seguinte matérias: português, direito constitucional, direito administrativo, informática e raciocínio lógico. Nesse caso você poderia organizar da seguinte forma:

  • 2ª feira – português
  • 3ª feira – direito constitucional
  • 4ª feira – direito administrativo
  • 5ª feira – informática
  • 6ª feira – raciocínio lógico

No caso de concursos de nível superior onde são cobrados um grande número de disciplinas, você deverá estudar pelo menos 2 matérias por dia. Lembrando de dar prioridade para as matérias mais difíceis, os assuntos específicos e a língua portuguesa. 

O Português nos concursos

O português é base da aprovação em todos os concursos. Dominar essa matéria é ter certeza de que fará uma boa prova. Isso porque, para resolver questões de todas as outras disciplinas, precisará de boa compreensão e saber interpretar os enunciados. Além disso, o português está em tudo no nosso dia a dia, muitos perdem em entrevista de emprego por ter um português ruim.

Por esse e outros motivos, recomendo que faça um bom curso de língua portuguesa, pois ele te deixará bem à frente dos concorrentes. Conheça o mais completo curso de português do Brasil. 100% Atualizado, são mais de 75 vídeo aulas disponibilizados em um painel exclusivo para membros.

Conheça o curso português prático, pressionando a opção “SIM! Eu Quero Aprender Português de Forma Prática!”

português para concurso

Como estudar os Assuntos Específicos?

Existem algumas maneiras para estudar os assuntos específicos que aumentarão muito seu aprendizado. Essas maneiras são mais intuitiva e de fácil assimilação. Logo abaixo vou falar sobre as melhores formas para decorar assuntos difíceis tais como: leis, histórias, sobre instituições e toda parte específica de um determinado concurso. Vejamos:

Estudar com áudios:

Essa é uma técnica usada por muitos concurseiros de sucesso. Ela é bastante vantajosa porque mesmo que você não tenha muito tempo para estudar, poderá ouvir os áudios com leis, histórias, etc, em qualquer lugar e no horário que puder.

Existem áudios de leis, já prontos, disponibilizados no YouTube. Se você quiser criar um áudio para um assunto que ainda não tenha disponível na internet, poderá baixar um programa conversor de textos em áudios.

Mapas mentais:

 

Estudar com mapa mental fará com que seu cérebro decore e lembre com muito mais rapidez. Os mapas mentais procuram representar, com o máximo de detalhes, através de figuras e textos que explicam determinado assunto de forma visual e intuitiva. 

Vídeos Aulas:

melhor curso de portugues

Estudar com vídeos aulas tem se tornado comum entre os concurseiros, porém o estudante deverá selecionar os melhores vídeos. Organize uma lista com os link dos vídeos por assunto, ou baixe-o e armazene de forma organizada em um HD ou pendrive. 

Quem poder fazer um curso online será uma boa alternativa, pois os vídeos já vem organizados no painel.

 

Coloque tudo que você leu nesse texto em prática, fazendo tudo certinho obterá êxito em seus estudos e nas provas. Se restou alguma dúvida deixe um comentário aqui abaixo! 

Compartilhe

Um comentário sobre “Como Estudar Para Passar Em Qualquer Concurso?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *