O que um PC precisa para Rodar Jogos atuais em 2021

O que um PC precisa para Rodar Jogos atuais em 2021

Para ter um pc para rodar os jogos atuais, são necessários alguns requisitos básicos que são indispensáveis e deve ser comprado com cautela. Não devemos sair por ai gastando dinheiro à toa. Por isso, para te ajudar nesta tarefa, preparamos este artigo com o que um PC precisa para rodar jogos atuais em 2021.

O que um PC precisa para rodar jogos atuais?

⦁ Processador

Processador

Os processadores mais recomendados para jogos são: core i5, i7 e i9, assim como os Ryzem 3, 5 e 7. Porém, mesmo sabendo disso, devemos ficar atentos a detalhes importantes que fazem a diferença, como exemplo, quantidade de núcleos, velocidade de clock e se faz overclock. Para isso, preste atenção nas dicas â seguir:

Quantidade de núcleos: Os jogos estão cada vez mais exigentes e ter um processador com vários núcleos será fundamental para dar conta das atividades. Vale lembrar que, quatro núcleos são suficientes para rodar os jogos mais exigentes.

Clock: Um pc gamer para rodar todos os jogos, deve ter um clock básico acima de 2.8, para que os resultados sejam satisfatórios.

Se você pretende comprar um processador Ryzen mais barato e que entrega um bom resultado, o AMD Ryzen 3 3100 pode ser uma ótima escolha. Ele conta com 4 núcleos, boost de até 3.9 GHz e faz overclock. Porém para quem está com grana para gastar, existem opções mais robustas.

⦁ Placa mãe

Placa-mãe para jogos Intel H310 mATX com iluminação LED

Considerada a tarefa de maior cautela na hora de montar um PC para jogos. A placa mãe é a base para os outros componentes que serão instalados no computador. Por isso, tome alguns cuidados antes de adquirir uma.

Antes de comprar sua placa mãe, fique atento a alguns aspectos como, qual o processador você irá utilizar, pois será preciso uma placa mãe compatível. Por exemplo, uma placa mãe fabricada para acompanhar processador da marca Ryzen não será compatível com processador da Intel Core.

Também é necessário ficar de olho no suporte a alguns recurso como exemplo o overclock. Caso você pretenda fazer overclock deverá comprar uma placa mãe compatível para isso.

Vale também dar prioridade para placas com PCIe 4.0 para ser instalada placa de vídeo. Sendo assim, podemos utilizar o SSD em velocidades mais altas, além disso, a 4º geração do PCIe 4.0 é certeza de placa atualizada por tempo maior.

Veja placas mãe com bons preços.

  • Memória RAM

Memória Ram - O que um PC precisa para Rodar Jogos atuais

O que é a Memória RAM e para que serve?

Memória RAM, termo em inglês, Random Access Memory, ou Memória de Acesso Aleatório. Ela acessa as informações nao de forma sequencial, mas sim de maneira aleatória.

A memória RAM guarda os arquivos apenas enquanto o usuário os utilizam. Após o computador ser desligado, os dados são apagados.

Qual a quantidade de memória ram ideal para jogos pesados? Atualmente, 8GB é uma quantidade ideal e mais que suficiente para boa navegabilidade em praticamente qualquer jogo. Mas alguns jogadores mais exigentes veem a necessidade de 16gb ou até mais.

Porém, devemos montar um PC pensando num futuro próximo, tendo em vista que não sabemos o que a evolução dos jogos estão a preparar. Sendo assim, montar um PC gamer com 16gb é como se prevenir antecipadamente.

Também, podemos instalar um pente 8GB e depois instalar outros 8gb. Mas se você logo deseja performance, instale 2 pentes,  cada um com 4GB em Dual Channel. 

  •  Armazenamento

Ainda existem pessoas que aderem ao HD comum (Hard Drive), mas atualmente os SSDs tem um papel muito mais importante em computadores e ele é um componente indispensável em PCs de gamers que desejam velocidade. Ele ajuda muito no processo para acelerar o carregamento e na agilidade das tarefas.

Usar um SSD tornará o pc muito mais rápido nas tarefas, tanto para abrir programas de maneira rápida, assim para agilizar o tempo de respostas na utilização dos jogos.

Vantagens do ssd para jogos: Montar ou comprar um pc para jogos com SSD será garantia de um ganho extra na sua máquina. Os SSDs tem capacidade de leitura/escrita sequencial em torno de 5 a 15 vezes mais rápido do que um HD normal, com isso, os jogos tendem a carregarem em média de 50% mais rápido. Os SSDs também são mais silenciosos e muito mais resistentes.

  • Placa de vídeo

Placa De Video Nvidia Geforce Gtx 1660 Ti

Uma placa de vídeo também é componente obrigatório na montagem de um PC Gamer. E escolher a que atenda às suas necessidades é algo ainda mais vantajoso. Com uma boa placa de vídeo, você dará conta de jogos com resolução em 4K, ao invés de apenas Full HD, e os mesmo rodarão com uma boa taxa de fps.

As Placas de vídeo dedicadas tende a oferecer nível de desempenho muito superior, por isso, quem trabalha com edição de vídeo, imagem ou é gamer precisam fazer um bom investimento em uma.

Também devemos ter em mente que as principais fabricantes de placas de vídeo estão cada vez mais lançando novas gerações, num espaço de tempo curto, sendo assim, modelo algum ficará atual com o passar dos anos. Mas devemos evitar modelos muito antigo, mesmo que ela aguente boa taxa de fremes, para não passarmos vexame se tratando de recursos.

As fabricantes de placas de vídeo mais famosas são AMD e NVIDIA, mas mesmo com toda essa procura por produtos deles, o consumidor deve ter em mente o seguinte: quais as exigências mínimas para que seus jogos sejam executados da melhor forma possível? Sabendo disso, corra atrás do custo benefício: aquela placa que irá proporcionar ótimos gráficos, boa taxa de fremes fazendo jus a seu preço.

 

  • Fonte de alimentação

Fonte para alimentação

A fonte de alimentação é responsável por distribuir energia elétrica aos demais componentes da CPU. Quanto mais potente for seu computador, ele precisará de uma fonte correspondente a seu consumo elétrico. 

Os processadores e placas de vídeos são os que mais consomem energia. Sabendo disso, o primeiro passo, para comprar uma boa fonte de alimentação, será consultar nas especificações sobre a quantidade de Watts de consumo desses componentes.

Também vale ressaltar que, se você pretende fazer upgrade da máquina já deve pensar em comprar uma fonte que suporte tal consumo.

 

Gostou do artigo sobre o que um PC precisa para rodar jogos? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais. Fazendo isso ajudará nosso site a crescer e ficaremos motivados a trazer mais conteúdos de qualidade.

Fredson Santana

Veja Notícias

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Outros artigos