Por Que há Falta de Placas de Vídeo e o que fazer?

Atualmente a escassez de placas de vídeos tem sido causada pela alta demanda provocada pela mineração de criptomoedas. Além da concorrência com os gamers, os profissionais gráficos agora enfrentam essa concorrência o que torna a placa de vídeo muito disputada e consequentemente com preço alto.

Mineiros famintos estão comprando placas de vídeo de médio a alto padrão assim que ficam disponíveis, esvaziando rapidamente os estoques e elevando os preços. 

Para que servem as placas de vídeos neste modelo de trabalho você deve estar se perguntando. Elas são usadas para mineração de moedas gerando lucros para os mineradores, já descontados os valores com gastos de energia. Os algoritmos de mineração utilizam a alta capacidade de processamento de uma GPU o que torna a mineração uma atividade bem lucrativa.

A mineração é também uma tortura para uma GPU, pois opera-se com capacidade total 24 horas por dia, 7 dias por semana. Essa operação muitas vezes resultando queimas e defeitos nessas placas muito mais rapidamente do que em um PC de jogos normal. 

A mineração de criptomoedas já ocorre há vários anos, mas em 2020 viu a demanda de praticantes atingir níveis críticos, exacerbados pela pandemia de COVID-19, à medida que as pessoas viam fontes de renda alternativas e eram atraídas pelo aumento do preço do Bitcoin e outras criptomoedas.

Interrupções na fabricação

No entanto, a demanda dos mineiros não é o único motivo. O coronavírus contribuiu para interromper o processo de fabricação e, portanto, o fornecimento de chips de silício.

Eventos como a tempestade de inverno que atingiu o Texas em fevereiro de 2021, causando o fechamento de fábricas, bem como as sanções dos EUA contra a China, também não ajudaram muito. 

Isso impactou o fornecimento de muitos produtos eletrônicos, além de placas gráficas, incluindo telefones celulares e televisores, e afetou até mesmo a produção de automóveis. No entanto, muitos desses problemas de abastecimento, especialmente os da China, foram superados no final de 2020, então qual é o resto da história?

Demanda durante a pandemia

Uma razão enorme, muitas vezes subestimada, para a escassez de silício e GPU foi o aumento dramático no número de usuários de PC e jogadores ativos em 2020. 

A grande parte da população mundial que acabou presa em casa durante os bloqueios de COVID, levou a um aumento na demanda por equipamentos de informática daqueles que buscam atualizar suas plataformas existentes ou construir novas máquinas para trabalho e lazer. 

A demanda por chips de silício para todos os dispositivos aumentou, não apenas para PCs, devido à grande necessidade de mais dispositivos eletrônicos para permitir que as pessoas trabalhem em casa e geralmente superem os vários desafios de telecomunicações que a pandemia trouxe.

Quando terminará a escassez de GPU?

Em suma, a escassez de GPU de 2021 não parece ser melhor do que 2020 na maior parte do ano. A Nvidia indicou que acredita que a escassez provavelmente continuará pelo menos até o quarto trimestre de 2021, se não em 2022, e é uma história semelhante para os clientes da AMD.

Abaixo seguem algumas sugestões possíveis de soluções para quem procura placas de vídeos para fazer aquele upgrade tão esperado na máquina, ou para montagem de uma nova.

Compre placas de vídeo de última geração usadas

Uma solução possível é comprar um GPU usado de potência comparável ao que você está procurando, seja de uma geração anterior do mesmo fabricante ou de seu concorrente. 

Isso funciona melhor na faixa intermediária, onde as GPUs de última geração de ponta serão equivalentes.

As GPUs alternativas no mercado usadas, conforme listado abaixo, devem fornecer um equivalente aproximado (mais ou menos 10 por cento a mais ou menos) para as GPUs em seu sistema. 

Tente comprar o mais recentemente possível para evitar que as placas de vídeos cheguem até o fim de sua vida útil e para obter um suporte melhor nos jogos mais recentes.

Deve-se notar que mesmo essas placas de vídeos ficarão mais caras do que o normal, pois as pessoas aproveitam os preços inflacionados para ganhar mais dinheiro vendendo no mercado secundário. 

Ainda assim, certamente vale a pena dar uma olhada no Mercado Livre ou em sites de Marketplaces para ver se você consegue encontrar bons negócios. 

Caso pense em importação, o eBay terá preços mais altos, mas terá melhor proteção ao comprador.

Aqui estão alguns substitutos úteis para GPUs Nvidia e AMD:

  • Substitua a Nvidia GeForce RTX 3060:   RTX 2070, RTX 2060 Super, GTX 1660 Ti / RX 5700
  • Substitua a Nvidia GeForce RTX 3060 Ti / AMD Radeon RX 6700 XT:   RTX 2080, RTX 2080 Super, GTX 1080 Ti / RX 5700 XT
  • Substitua a Nvidia GeForce RTX 3070 / AMD Radeon RX 6700 XT, RX 6800:   RTX 2080 Ti
  • Substituto para Nvidia GeForce RTX 3080 / AMD Radeon RX 6800 XT: Nvidia Titan RTX
  • Substitua a Nvidia GeForce RTX 3090 / AMD Radeon RX 6900 XT

Compre um PC montado

Pode ser fisicamente doloroso para os entusiastas da construção de PCs dizer isso, mas as montados na verdade podem ser uma das melhores opções no momento. 

Empresas montadoras compram suas GPUs em grandes quantidades de fabricantes, então eles são menos afetados pela escassez de GPUs e seus aumentos de preços associados, embora você ainda deva ver alguns. 

Isso é uma reversão da norma – se não fosse pela falta de GPU, seria um pouco mais caro comprar um PC pré-fabricado do que montá-lo com os mesmos componentes equivalentes.

Se você for comprar um PC para jogos montado online , recomendamos que você opte por varejistas especializados. Eles oferecem o melhor custo x benefício pelo seu dinheiro. 

Aguarde o fim da escassez de GPUs

Esta última sugestão pode parecer um tanto óbvia, mas vale a pena considerá-la.

A escassez não vai durar para sempre: as restrições da COVID desaparecerão e os fornecedores aumentarão a produção para aproveitar ao máximo a demanda massiva. É muito provável que isso mude se a criptomoeda notoriamente turbulenta falhar novamente.

Conforme declarado, as estimativas atuais de fornecimento de GPU são de que podemos ver um retorno à normalidade por volta do início de 2022, possivelmente no último trimestre de 2021.

Se você conseguir aguentar tanto tempo, provavelmente economizará um pouco de dinheiro, pois assim como os preços voltam a algo semelhante à normalidade.

Perguntas frequentes sobre falta de placas de vídeo

Por que as placas de vídeo são tão difíceis de encontrar?

Três razões principais:

  1. Em primeiro lugar, COVID e outros eventos interrompendo o fornecimento de GPU (embora isso já tenha sido corrigido principalmente); 
  2. Em segundo lugar, os mineradores de criptomoedas estão aumentando a demanda por GPUs e,
  3. Em terceiro lugar, um aumento geral na demanda por placas de vídeo e tecnologia de computador, graças a mais pessoas trabalhando em casa e jogando mais jogos de computador, levando a uma ampla escassez de silício.

Por que as placas de vídeo são tão caras em 2021?

Veja acima! Além disso, o prego final no caixão dos sonhos da maioria dos desenvolvedores de PC foi, é claro, o insaciável e oportunista cambista! 

Inevitavelmente, conforme os preços das GPUs subiram, muitos perceberam a oportunidade de lucrar com a situação e, portanto, compraram qualquer oferta limitada de placas gráficas que poderiam obter para depois vender com uma margem de lucro, fazendo com que os preços da GPU disparassem ainda mais!

Os preços da GPU cairão em 2021?

Os preços das placas de vídeo não devem cair para os níveis RRP antes do final de 2021, embora possamos ver algumas reduções nos preços no quarto trimestre, se o fornecimento começar a melhorar.

O RTX 3080 estará em estoque?

O quarto trimestre é a estimativa mais recente da Nvidia sobre quando eles esperam que a situação do fornecimento de GPU melhore, então fique atento a todas as últimas notícias sobre placas de vídeo da WePC!

Conclusão

Esperamos que com esse artigo você tenha sido elucidado no que se refere aos atuais valores exorbitantes das placas de vídeo. A escassez atingiu o mercado mundial devido aos vários fatores unidos o que prejudicou muito o profissional que trabalha com montagem de PCs e com design gráfico.

Fredson Santana

Fredson Santana

Mim chamo Fredson Santana, sou fascinado por tecnologia e amo trazer novidades do mundo dos smartphones e computadores, aqui no site. Também sou YouTuber, sendo que gravo vídeos semanalmente para meu Canal FVCLine.

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Os comentários estão fechados.

Outros artigos