Se você está pensando em colocar a sua empresa na internet, deve entender antes qual a diferença de um site e uma loja virtual.
Afinal, as pessoas querem saber quanto custa um site, mas não sabem os serviços necessários para ter um site ou uma loja virtual.
Pois, ao contrário do que muitos pensam, existe sim uma diferença entre os dois, e a sua utilização irá depender do seu objetivo com a sua criação.
Portanto, qual o seu objetivo? Criar conteúdo? Divulgar a sua marca? Ou vender os seus produtos?
Por isso, continue lendo o artigo para mais dicas para o seu site ou loja virtual e finalmente entender a diferença.
O que é um site, uma loja virtual e qual a diferença?
É natural haver dúvidas na hora de marcar a presença da sua marca na internet, pois muitas pessoas não sabem se escolhem site ou loja virtual.
Na verdade, antes disso, não sabem qual a diferença entre site e loja virtual. Com isso, não sabem nem qual serve melhor ao seu propósito.
Portanto, é importante antes de mais nada entender o que é cada plataforma dessas e o que elas propõem, certo?
Claro, os dois tem como função representar a sua marca para então levar a vendas. Mas, existe sim uma diferença.
Conceitualmente, o site é uma área da internet que pode possuir diversas páginas com informações e conteúdos de determinado assunto.
Sendo assim, podem ser os blogs e os sites das empresas. Por isso, são muitos os serviços necessários para ter um site.
Quando falamos de site para empresa, falamos de site institucional, que tem como objetivo mostrar para o visitante e consumidor informações relevantes sobre aquela empresa.
Então, o seu objetivo é fazer com que o visitante tenha um primeiro contato com a marca e passe a conhecer melhor os seus serviços.
Já a loja virtual pode ser vista como um instrumento utilizado para a realização de compra e venda de um produto.
Portanto, o seu principal objetivo é mostrar os produtos e serviços oferecidos, assim como os seus valores e demais informações relevantes, como forma de pagamento, taxas e entregas.
Sendo assim, fica claro a diferença entre as duas plataformas, uma vez que elas possuem objetivos diferentes.
Mas, ainda, é muito comum as pessoas não entenderem muito bem, porque muitos consideram a loja virtual um tipo de site, o que não deixa de ser verdade.
Então, é preciso ainda mais dicas para o seu site, para você não cair no erro na hora de escolher uma plataforma.
Principais diferenças entre um site e uma loja virtual
Portanto, para saber qual você deve usar para o seu negócio, antes de mais nada, você deve saber qual o seu objetivo com o site ou loja virtual.
Pois, dependendo do tipo de público que você queira conquistar, será uma resposta diferente para o seu questionamento.
Por isso, separamos aqui as principais características de cada uma dessas ferramentas para você escolher qual a melhor para você.
Site
Então, o site da empresa, institucional, tem como principal objetivo divulgar a sua marca de maneira geral.
Ou seja, o objetivo é divulgar o objetivo da sua marca, quais serviços vocês oferecem, entre outras informações que podem ser relevantes para futuros clientes.
Por isso, além de seu site institucional ter um bom desenvolvimento mobile, ele não pode faltar algumas informações relevantes, como por exemplo:
- Quem somos: Nessa área geralmente tem uma pequena descrição da empresa, com suas missões, visão e valores. O objetivo é dar uma ideia sobre o que a sua marca valoriza e qual o seu objetivo.
- Nossa história: Além de um resumo da sua marca, é importante uma área com a história da empresa, desde o seu surgimento, a motivação e os seus fundadores, até o seu crescimento e onde ela se encontra agora.
- Produtos e serviços: Essa parte é fundamental, é aqui que você mostra todos os seus produtos e serviços que a sua marca oferece, com todas as informações relevantes e acesso a pedido para orçamentos.
- Contatos: Um site institucional deve ter uma área de contato, com diferentes possibilidades como e-mail e telefone, ou até mesmo uma caixa de mensagem no site mesmo.
Por se tratar de uma plataforma menos complexa, o valor para criar um site institucional para empresa, é bem menor que o custo com uma loja virtual.
Recomendo a leitura do artigo: Como criar um site passo a passo.
Loja virtual
A função da loja virtual é servir como uma mostra dos seus produtos e serviços. Ou seja, ela é uma vitrine para a sua marca.
Dessa maneira, o que realmente é necessário se ter em uma loja virtual são os produtos da marca, ou serviços, com as suas descrições e preços.
Por exemplo, um site com produtos eletrônicos, aí tem lá a caixa de som philco pcx6500, então, é importante detalhar cada informação importante desse processo.
Além disso, é muito importante ter informações sobre possíveis maneiras de realizar a venda e diferentes opções de entregas, incluindo até mesmo o cálculo de frete.
Ao contrário do site, em uma loja virtual não há a opção de pedir orçamento, pois a compra já deve ser feita por ali.
Sendo assim, o preço disponível já é o final e para realizar a compra basta o cliente seguir os passos indicados e comprar diretamente na loja virtual.
Com isso, as suas vendas passam a ser totalmente automatizadas e não passam pelas mãos de um vendedor antes de ser finalizada. Isso faz com que haja o aumento do lucro das empresas pela rapidez das vendas.
Além disso, a loja virtual deve ter também a possibilidade da realização de um controle do estoque, uma vez que toda compra entra no sistema, que contabiliza quantos produtos restam no estoque.
Em relação a ferramentas que você pode colocar na sua loja virtual, além do cálculo de frete, preços e descrições dos produtos, é montar a loja para uma boa navegabilidade.
Ou seja, faça uma busca otimizada, por categorias, para que o cliente consiga achar facilmente o que deseja.
Conclusão
Portanto, agora ficou bem claro a diferença de um site e uma loja virtual, e quando usar cada uma.
Se você deseja vender os seus produtos online, a melhor opção é uma loja virtual, caso contrário, crie um site institucional.
Além disso, irá depender também dos produtos e serviços que oferece, assim como do seu público alvo.
E aí, esse artigo foi útil para você? Se sim, compartilhe também com seus colegas.