Pular para o conteúdo
Livros em oferta

Regras indispensáveis para um espaço de trabalho organizado

Regras indispensáveis para um espaço de trabalho organizado

Deixar apenas o essencial, evitar comer na mesa de trabalho e ter organizadores são exemplos que ajudam a manter tudo em ordem

Um espaço de trabalho organizado é sinônimo de aumento da criatividade e do foco. Não importa se a mesa de computador é grande ou pequena, sempre há um jeito de aproveitá-la melhor.

Será que é muito difícil manter tudo em ordem? A resposta é não e você pode seguir algumas dicas para te ajudar nessa missão.

Classifique os objetos por grupo

Ao arrumar a mesa de trabalho, mantenha junto o que faz parte do mesmo grupo. Por exemplo, perto do computador mantenha apenas os periféricos relacionados a ele, como o mouse e o teclado. Na área das canetas, deixe apenas elas e um bloco de anotações.

Vai usar enfeites? Escolha pontos específicos da mesa, locais que não são ocupados por outros itens. Aproveite também para definir o que é usado com frequência e quais objetos têm um uso específico — estes podem ficar em uma gaveta. 

Tome cuidado com a decoração

Por mais que você queira deixar a mesa com a sua cara, tome cuidado para não exagerar nos elementos decorativos. A ideia é manter por perto aquilo que é realmente funcional.

Uma dica para ter o espaço decorado e não deixar desorganizado é investir em canetas e blocos de anotações diferentes. Dessa forma, até aquilo que faz parte do seu dia a dia é, também, um item decorativo.

Aposte em organizadores

Organizadores são ótimos para guardar documentos e esconder os fios do computador. Eles ajudam a ocupar melhor o espaço na mesa e deixar visível apenas o que é realmente necessário.

Se forem para documentos, podem ficar guardados em gavetas ou nichos perto da mesa. Agora, se forem próprios para os cabos, basta escondê-los atrás do notebook ou da CPU.

Tenha um sistema de arquivamento

Um sistema de arquivamento consiste em saber quando determinado objeto não faz mais sentido e não precisa ficar sobre a mesa. Você vai usar bastante essa ideia com os papéis. Concluiu um bloco de notas? Veja o que ainda é útil e guarde, passe a limpo em um caderno, e as demais anotações jogue no lixo.

Terminou um projeto ou não vai usar mais aquele documento? Guarde em uma gaveta, nicho ou arquivo, mas anote do que se trata aquilo. Se precisar procurar e usar novamente, você sabe onde encontrar.

Defina o momento da limpeza

A limpeza também faz parte da ideia de organização e precisa ser feita com frequência. O ideal é pensar em um momento para limpar diário e outro mais a fundo realizado semanalmente.

Terminou o dia de trabalho? Jogue no lixo tudo aquilo que não vai precisar mais e guarde itens que te acompanharam, mas não serão utilizados no dia seguinte. Na limpeza semanal, é válido passar um pano de pó e outro levemente umedecido em água com sabão neutro no móvel e no computador.

Preste atenção ao acúmulo

Uma das causas mais comuns de bagunça na mesa de trabalho é o acúmulo de coisas. Tudo começa quando você precisa de um item, o utiliza e não o retorna ao seu devido lugar. Com o tempo a mesa deixou de ser exclusiva para trabalhar e se tornou a área onde tudo fica parado.

Para evitar o problema, adote o lema “usou, guardou”. Essa regra vale não apenas para documentos, mas para itens mais simples, como carimbos, canetas, papéis e até livros.

Evite comer na mesa de trabalho

Por mais que pareça prático fazer as refeições na mesa de trabalho, o melhor é evitar isso e fazer seu lanche — ou almoço — em outro local. Além de deixar copos e pratos acumulados sobre o espaço, há também o risco de derrubar migalhas, farelos e sujar a mesa — ou o computador.

Tenha em mente que parar um pouco faz bem, então aproveite o momento das refeições para se levantar um pouco e relaxar a mente. Vale até bater um papo com um familiar (caso seja home office) ou com um colega de trabalho na salinha do café.