Valuation é um termo inglês que pode ser traduzido por “avaliação”. Este termo é usado pela comunidade financeira para descrever o procedimento para avaliar uma empresa. Essa metodologia pode ser utilizada por um investidor para saber quanto pode pagar para a compra de uma participação em uma sociedade ou por um sócio para entender qual o valor justo de venda de sua companhia, entre outros.
Confira neste artigo os três principais métodos de avaliação de empresas.
Método 1: Fluxo de Caixa Descontado (FCD)
A avaliação de uma empresa por meio do Fluxo de Caixa Descontado (FCD ou Discounted Cash Flows – DCF, em inglês) é a forma mais habitual para avaliar uma empresa em funcionamento. O conceito é descontar o valor presente no fluxo de caixa da sua empresa, e depois, subtrair o valor da dívida.
Assim, é necessário seguir os seguintes passos:
Diagnóstico Inicial de Avaliação da Empresa – O intuito dessa fase é colocar os números históricos em ordem para conseguir realizar projeções futuras;
Determinação de Premissas de cálculo do valuation – Decidir quais são os principais fatores com impacto nos números futuros da empresa, como por exemplo, crescimento, mix de produtos, rentabilidade etc.;
Desenvolvimento de Projeções – Agrupar as premissas em vários cenários em função da perspectiva econômica, opções de investimento, melhorias operacionais etc.;
Cálculos Financeiros do valuation – Fazer estimativas de como se comportarão as receitas, despesas, investimentos e capital de giro durante os próximos anos (entre 5 a 20) com o intuito de determinar o fluxo livre de caixa operacional;
Análise dos Resultados – Realizar uma análise de sensibilidade com o objetivo de identificar os parâmetros mais relevantes e efetuar os últimos ajustes do valuation;
Apresentação – Finalizado o modelo financeiro, resumem-se premissas, cenários, projeções e resultados em uma apresentação para facilitar a compreensão do valuation da empresa pelos investidores interessados.
Método 2: Valuation pelo mercado
Dentro do método de “valuation pelo mercado” existem dois enfoques para avaliar uma empresa: múltiplos de mercado, de empresas comparáveis, usado para empresas cotadas (listadas em bolsa de valores) ou não cotadas e, valor de cotação de mercado, utilizado apenas para empresas de capital aberto, com ações negociadas em bolsa de valores.
No primeiro método, o valor da empresa é medido a partir da comparação do desempenho econômico-financeiro de companhias semelhantes no mercado, normalmente listadas na Bolsa ou empresas que foram adquiridas e o valor de aquisição da empresa foi revelado. Esse é o método mais simples entre os três e permite uma comparação rápida.
É possível, por exemplo, fazer um paralelo entre o valor de mercado de empresas similares à sua. Para calcular o valor de sua empresa por “múltiplos”, escolha pelo menos duas ou três empresas similares e com potencial de crescimento análogo, calcule seus múltiplos e tire uma média deles. Assim, você possui um valor de referência para entender quanto pode valer a sua organização.
Já o método de cotação de mercado pode ser utilizado para empresas de capital aberto, com ações negociadas em bolsas de valores. Para calcular o valor de uma empresa nessa vertente, basta multiplicar o preço da ação pelo número total de ações.
Método 3: Valuation pelos ativos
O Valor Patrimonial da empresa é a soma de todos os seus ativos, como imóveis, maquinário, equipamento, dinheiro, estoque, descontados os seus passivos, que são as dívidas da empresa. O resultado desse método de avaliação tende a ser menor que os outros (pela renda e pelo mercado), pois empresas sadias que geram lucros costumam valer mais do que a diferença entre seus ativos e seus passivos.
Dentro desse método, há dois enfoques:
Enfoque valor patrimonial “de liquidação” – é calculado pelo valor dos ativos menos passivos, realizando estimativas caso a empresa fosse liquidada.
Enfoque valor patrimonial “contábil” – é o mesmo cálculo (ativos menos passivos) que já está refletido na contabilidade, e que coincide com o Patrimônio Líquido da empresa.
Conhecer os três principais métodos para avaliar uma empresa é ótimo, porém, não dispense a ajuda de profissionais especializados na hora de fazer o valuation. A Capital Invest – M&A Advisors prepara a sua empresa para a venda ou novas aquisições, no Brasil e no Exterior, com o intuito de obter o melhor valor para o seu negócio.